sábado, 31 de maio de 2014

Dor de garganta

Boa Tarde, pessoal! Saudades do bloguinho e de postar aqui. Confesso que o motivo do meu desaparecimento é porque eu não tinha ideia do que postar, anyway....

É outono e faltam alguns dias para o inverno e a rinite chega com tudo, né? Quem me dera se fosse somente isso. Com a rinite e como a minha garganta é super sensível, principalmente com mudanças de temperatura hoje eu tive uma surpresa ao acordar: dor, muita dor de garganta :(

Aqui colocarei algumas medidas que aliviam essa dor. Quinta-feira quando for fazer fonoterapia eu vou perguntar para a minha fono o que é verdade ou mito e publico aqui no blog. Mas enquanto isso, vou testar algumas dessas medidas.



1. Hexamidina em spray: Com efeito analgésico, os medicamentos à base de hexamidina trazem benefício apenas durante o efeito da medicação, aliviando o sintoma sem tratá-lo. "Pelo fato de anestesiar a região, a pessoa pode forçar a garganta mais do que deveria, sofrendo inclusive uma piora na dor ao fim do efeito da medicação". "É um medicamento que deve ser utilizado, por exemplo, para permitir que o paciente se alimente melhor, até que o quadro se resolva". 

2.  Própolis: Apesar de ser bastante recomendado para a dor de garganta, o própolis não possui benefício comprovado que qualifique sua atuação no tratamento da doença - como uma faringite - mas é um ótimo aliado no alívio do sintoma. 

3. Gengibre: É certo que a raiz é um poderoso anti-inflamatório, mas ela também só agirá no tratamento do sintoma, sem alterar o processo de cura da doença que está causando a dor de garganta. Tanto o chá de gengibre quanto a bala feita com a raiz ajudam no alívio do sintoma.

4. Maçã e frutas cítricas: Ricas em vitamina C, as frutas cítricas também são conhecidas por seu nutriente anti-inflamatório e antioxidante, muito importante no fortalecimento da imunidade e prevenção de doenças que poderiam levar à dor de garganta. Além disso, as frutas cítricas aumentam a salivação e lubrificam as cordas vocais. Já a maçã ajuda no aquecimento e lubrificação das pregas vocais, sendo inclusive uma boa pedida para pessoas que estão roucas ou sem voz. 

5. Gargarejo: A hidratação local sempre melhora o processo de inflamação que ocorre nas agressões por agentes externos como vírus, bactérias ou processos alérgicos, por isso, o gargarejo com água morna é um opção para aliviar a dor de garganta e a até mesmo auxiliar no tratamento da doença.

6. Chás: Qualquer chá tem em sua composição a água, que é fundamental como parte do tratamento. "As substâncias naturais com ação anti-inflamatória, como gengibre e o alho, reduzem o inchaço que costuma estar presente nos processos inflamatórios consequentes de infecções por vírus ou bactérias", explica a infectologista Valéria. 

OBS: Cuidem a temperatura da água, pois o chá quente pode aumentar a inflamação da garganta, piorando a dor.  

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/11037-dor-de-garganta-oito-medidas-que-aliviam-o-sintoma

Nenhum comentário:

Postar um comentário