quinta-feira, 13 de março de 2014

Exercícios de Fonoterapia


Boa tarde, queridos (as)! Como estão? 
Como já devo ter comentado, estou na correria! Sabem como é, né? Muitas coisas e pouco tempo.


Hoje fui fazer a minha segunda sessão do ano, fiquei um tempo sem fazer, mas hoje retornei com tudo! Em 30 minutos de sessão minha voz ficou outra, milagre da minha fono! Sabe quando tu fica um tempo sem fazer e fica sem confiança? desesperada achando que a voz modificou? e por qualquer coisa, a voz ficar rouca? Eu estava assim, então, mais do que fazer os exercícios propostos, a sessão me deixou animada, deu  um up na minha confiança e me fez sentir bem, como há algum tempo não me sentia. Estava desmotivada e com a voz constantemente rouca. Mas hoje é meu dia de "tudo". 

Os exercícios  que fiz hoje:
Além dos que sempre faço que são os exercícios de plosão (encher as bochechas de ar e explodir), e (j)(ja)(ba, be, bi, po, pu, pi) que já expliquei em outros posts. Hoje vou falar de um exercício novo e de outros que amo e ajudam muito. Um deles, é a rolha que é útil demais e dá para ser usada em vários exercícios e até mesmo em músicas, lendo poemas ou lendo livros e você acaba nem vendo o tempo passar de tão bom que é (dei a explicação de como utilizar a rolha em um post anterior). Outro que gosto bastante, é ouvir músicas  (as que vocês gostem) e ir cantando:
1º passo: Você escolhe uma música, eu sugiro para quem é iniciante neste exercício, faça com músicas mais tranquilas.

2º passo: Coloque a rolha na boca e vá cantando, após terminar, tire a rolha e cante normalmente (sem rolha)
Vocês vão perceber de cara a diferença que fica. Hoje também fiz um exercício novo, mas este dificilmente conseguirei fazer em casa, pois deve ser feito com um teclado. 

É isso aí! se tiverem alguma dúvida, comentem. A participação de vocês é sempre importante e muito bem vinda.

OBS:  A rolha é uma rolha especial para exercícios fonoaudiológicos e foi a minha fono que me emprestou.     

sábado, 1 de março de 2014

Evite a rouquidão no carnaval!

Bom dia, pessoal! Sábado pré-carnaval! Vocês vão fazer o que no carnaval?
O post de hoje, foi estrategicamente pensado, pois sei que é bastante comum usar, ou melhor, abusar da voz nesse período. E são vários os fatores que contribuem para isso! Pensando nisso, trago pra vocês maneiras de como evitar a tão desconfortável rouquidão durante e depois do carnaval. 
O texto é bem recente e conta com a participação de uma fonoaudióloga!   


Os gritos e a cantoria podem fadigar ou causar rouquidão por conta do excesso de esforço nas cordas vocais. A rouquidão está relacionada a nódulos e lesões nas cordas vocais. É o que destaca a fonoaudióloga Sarah Quintairos.

“Quando há o esforço das cordas vocais, ela tem um atrito maior. Esse órgão é muito sensível e pode causar um edema. Isso pode trazer alterações na voz, como falhas e rouquidão, prejudicando a produção e a clareza da voz”.

No carnaval, é preciso se prevenir. Uma dica valiosa para isso é a ingestão de água. Beba, pelo menos, dois litros por dia, para hidratar as cordas vocais.

Ainda segundo a fonoaudióloga, a segunda opção são as frutas que, nesse momento, se tornam grandes aliadas.

“A maçã ajuda muito. Ela é rica em Pectina - uma enzima capaz de amplificar o som na boca -, mas não é só isso. Quando você abocanha a maçã, você solta a musculatura da faringe. A pera também é muito boa”, explica.

Como manter a voz: Durante o carnaval 

  • Som alto: Evite falar em locais com sons muito altos, como a bateria de blocos. O som alto força a pessoa a falar mais alto e isso prejudica as cordas vocais.
  • Bebidas geladas: Depois de cantar, evite bebidas geladas. Isso causa o choque térmico, que causa lesões na voz.
  • Álcool: O indicado é não ingerir álcool no carnaval para não prejudicar a voz. O álcool desidrata as cordas vocais. Mas quem não consegue, alterne água com a bebida para a hidratação.
  • Água: O recomendado é ingerir dois litros de água, por dia. Mas nunca beba de uma vez. Leve, na festa, uma garrafa de 500 ml e beba aos poucos, para hidratar o órgão.
  • Leite e derivados: Evite tomar leite e derivados, assim como achocolatados. Eles engrossam a saliva e isso causa o pigarro, que lesionam as cordas vocais
     
Depois do carnaval

  • Descanso: Depois do carnaval, evite falar muito. Além disso, uma boa noite de sono é o ideal para recuperar todo o organismo e, principalmente, a voz.
  • Rouquidão: Se exagerou e a rouquidão veio, repouse a voz, beba bastante líquido, coma maçã e pera. Se persistir a rouquidão por mais de 15 dias, procure um médico.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/novo/_conteudo/2014/02/entretenimento/vida/1480366-alexandre-lemos-carnaval-caia-na-folia-sem-ficar-rouco-na-quarta-de-cinzas.html
Imagem: http://www.tribunadabahia.com.br/upload/images/20130204101925_10_Bebendo-agua.jpg.jpg


OBS: Vale ressaltar que caso você compre ou leve uma garrafa que contenha 500 ml de água, o ideal para fechar 2l são 4 garrafas de 500 ml.