sábado, 1 de março de 2014

Evite a rouquidão no carnaval!

Bom dia, pessoal! Sábado pré-carnaval! Vocês vão fazer o que no carnaval?
O post de hoje, foi estrategicamente pensado, pois sei que é bastante comum usar, ou melhor, abusar da voz nesse período. E são vários os fatores que contribuem para isso! Pensando nisso, trago pra vocês maneiras de como evitar a tão desconfortável rouquidão durante e depois do carnaval. 
O texto é bem recente e conta com a participação de uma fonoaudióloga!   


Os gritos e a cantoria podem fadigar ou causar rouquidão por conta do excesso de esforço nas cordas vocais. A rouquidão está relacionada a nódulos e lesões nas cordas vocais. É o que destaca a fonoaudióloga Sarah Quintairos.

“Quando há o esforço das cordas vocais, ela tem um atrito maior. Esse órgão é muito sensível e pode causar um edema. Isso pode trazer alterações na voz, como falhas e rouquidão, prejudicando a produção e a clareza da voz”.

No carnaval, é preciso se prevenir. Uma dica valiosa para isso é a ingestão de água. Beba, pelo menos, dois litros por dia, para hidratar as cordas vocais.

Ainda segundo a fonoaudióloga, a segunda opção são as frutas que, nesse momento, se tornam grandes aliadas.

“A maçã ajuda muito. Ela é rica em Pectina - uma enzima capaz de amplificar o som na boca -, mas não é só isso. Quando você abocanha a maçã, você solta a musculatura da faringe. A pera também é muito boa”, explica.

Como manter a voz: Durante o carnaval 

  • Som alto: Evite falar em locais com sons muito altos, como a bateria de blocos. O som alto força a pessoa a falar mais alto e isso prejudica as cordas vocais.
  • Bebidas geladas: Depois de cantar, evite bebidas geladas. Isso causa o choque térmico, que causa lesões na voz.
  • Álcool: O indicado é não ingerir álcool no carnaval para não prejudicar a voz. O álcool desidrata as cordas vocais. Mas quem não consegue, alterne água com a bebida para a hidratação.
  • Água: O recomendado é ingerir dois litros de água, por dia. Mas nunca beba de uma vez. Leve, na festa, uma garrafa de 500 ml e beba aos poucos, para hidratar o órgão.
  • Leite e derivados: Evite tomar leite e derivados, assim como achocolatados. Eles engrossam a saliva e isso causa o pigarro, que lesionam as cordas vocais
     
Depois do carnaval

  • Descanso: Depois do carnaval, evite falar muito. Além disso, uma boa noite de sono é o ideal para recuperar todo o organismo e, principalmente, a voz.
  • Rouquidão: Se exagerou e a rouquidão veio, repouse a voz, beba bastante líquido, coma maçã e pera. Se persistir a rouquidão por mais de 15 dias, procure um médico.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/novo/_conteudo/2014/02/entretenimento/vida/1480366-alexandre-lemos-carnaval-caia-na-folia-sem-ficar-rouco-na-quarta-de-cinzas.html
Imagem: http://www.tribunadabahia.com.br/upload/images/20130204101925_10_Bebendo-agua.jpg.jpg


OBS: Vale ressaltar que caso você compre ou leve uma garrafa que contenha 500 ml de água, o ideal para fechar 2l são 4 garrafas de 500 ml. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário