quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Água não é tudo a mesma coisa!

Boa tarde meus queridos leitores!

Hoje vou falar sobre um assunto bem interessante e que muitas vezes passa despercebido por nós. Geralmente nós pensamos que água mineral é tudo igual e que não importa a marca, correto?
Mas não é bem assim! Vou reproduzir um trecho de um texto que fala sobre o assunto e tirem suas próprias conclusões, pois o objetivo não é o de dizer qual é a melhor marca de água para o consumo, mas sim aquela que apresenta menor quantidade de sódio, que é um dos vilões na nossa alimentação atualmente. 


No geral, a gente tem a tendência a achar que água é sempre igual e que tanto faz qual marca comprar! Porém, isso não é verdade!
Vai dizer que você não acha que é a pessoa MAIS SAUDÁVEL quando opta por água ao invés de refrigerante no restaurante?
Mas, você já reparou na quantidade de sódio das águas minerais? Tem água com mais sódio do que refrigerante!
"Já observaram que algumas têm quantidade muito alta de sódio? A Cristal da Coca-cola, tem um valor considerável.
Acho que seria interessante apresentar uma tabela demonstrativa. Percebo que muita gente tem essa dúvida, posso colaborar com alguns rótulos.
Percebo também que algumas empresas estão investindo na propaganda e rótulos, com muitas promessas.
Moro próximo a fábrica da àgua Sarandi, trouxeram até um médico para palestrar sobre água, a matéria foi veiculada em jornais e revistas da região, com promessas absurdas, associando essa marca como sendo a melhor, segundo ele tem poderes quase curativos! Já vi muitas reportagens também na internet, não associando a marca, mas especulando o assunto".
sodio em agua mineral 
A quantidade de sódio apresentada está para 1 litro de cada água. Considerando que devemos beber em torno de 2 litros de água, se tomarmos a água Crystal, da Coca-Cola, ela contribuirá com mais de 10% da quantidade máxima de sódio diária, enquanto que a da marca Nestlécontribuirá com 0,3%!
É… A diferença é INCRÍVEL! Que os produtos industrializados são tão cheios de sódio, nós já sabemos… Mas, da água nós normalmente não desconfiamos, não é mesmo?
Por lei*, a água mineral natural deve conter no máximo 200 mg/L de sódio, enquanto que a água envasada adicionada de sais não pode exceder 600 mg/L. Então, nenhuma das águas acima atinge esse valor, mas quanto menos sódio, melhor!
Fique de olho! É recomendável o consumo de água mineral com baixo teor de sódio (< 5 mg/L).
excesso de sódio na nossa alimentação, de uma maneira geral, causa a retenção de água para dar conta de diluir a quantidade de sódio. Com isso, as artérias ficam com volume maior e aumenta a pressão.
“É importante destacar as águas minerais com oligoelementos tais como LÍTIO, presente nas águas minerais Fontes de Belém e Versant, são importantes para o equilíbrio mental. O FLUOR até 1,5 mg/L é importante para a prevenção de cáries na dentição humana. A classificação das águas minerais e seus impactos econômicos podem ser conhecidos pela leitura das referências.”
Obs: Como sei que muitas pessoas que acompanham o blog são de outros países, talvez este post não sirva tanto, porém serve como um alerta para as marcas encontradas em seus países de origem e sua respectiva composição. 
Portanto, antes de comprar uma água mineral, acreditando ser a melhor opção, leiam o rótulo e fiquem atentos ao valor do sódio e do Ph. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário