quinta-feira, 26 de junho de 2014

Dia de fonoterapia!

Olá, estão todos bem?

Hoje foi dia de fonoterapia. Como já contei por aqui faço sessões quinzenais com minha fonoaudióloga durante 30 minutos. Obviamente que eu faço os exercícios sempre que posso em casa. Anyway...

Hoje a fonoterapia foi um pouquinho diferente e isso porque eu fui reclamar que ontem ao ler um texto em voz "alta" na sala de aula me faltava o ar. Ela então ligou o computador e pediu para eu ler o texto de Carlos Drummond de Andrade intitulado "José".

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio – e agora?
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?

Vocês devem estar pensando: "só isso"? ou ainda "o que isso tem a ver com a respiração"? Quando ela pediu para ler, prontamente o fiz, mas não imaginava que seria difícil (ao menos pra mim que tenho vários problemas respiratórios) Um detalhe: Ela pediu para eu ler rápido, respirando só pelo diafragma. Não consegui, no final do primeiro parágrafo eu abri a boca para respirar. Mas sigo tentando, quem sabe um dia eu consigo?
Na próxima sessão ela vai marcar para mim as pausas para respiração. Então daqui a 15 dias conto como foi ;)
Só tenho a certeza de uma coisa nesse momento: Como faz falta ter um nariz decente e uma respiração digna. Inverno, acaba logo. Rinite vai embora! 

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Dicas para o inverno!

Boa noite, pessoal? Inverno chegou e com isso tive a pior crise de rinite do ano. Isso que mal começou, o que vai ser de mim nesse inverno? Anyway, a ABORL-CCF publicou na página do facebook uma gravura bem legal e explicativa. Espero que ajude a todos nesse inverno, principalmente quem é aqui do Sul.

Para quem não sabe a ABORL (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial) é uma sociedade civil de caráter científico, sem fins lucrativos, legítima representante da classe profissional dos médicos otorrinolaringologistas, que se propõe a promover o desenvolvimento da especialidade e o intercâmbio científico, técnico, cultural e social entre os seus profissionais. É vinculada à Associação Médica Brasileira.



Nessa época do ano esses sintomas costumam ser recorrentes (pelo menos comigo) então fiquem atentos! Hoje em dia, principalmente nessa estação do ano valorizo ainda mais a minha fonoaudióloga que sempre me dá as melhores dicas e cuida muito bem da minha laringe. 

Fonte: http://www.aborlccf.org.br/conteudo/secao.asp?s=2 / https://pt-br.facebook.com/aborlccf

Aliás, fiquem de olho no facebook deles. Eles costumam publicar várias dicas interessantes ;) 

sábado, 7 de junho de 2014

Salsep: minha nova agradável descoberta!

Boa Tarde para vocês que acompanham o bloguinho! Tenham um ótimo sábado, hoje com a notícia triste da morte do ex-jogador de futebol Fernandão que jogava no Internacional, meu time. E que além de ser um excelente capitão era também referência de caráter e respeito. 

Mas, o objetivo do post de hoje é falar sobre a minha percepção do Salsep. Como comentei estava bem gripada, muito rouca e minha fonoaudióloga me deu algumas dicas, dentre elas que eu utilizasse o Salsep. 

Para quem não sabe o salsep é uma solução nasal de cloreto de sódio. Na bula diz que esse medicamento diminui a viscosidade do muco, promove a fluidificação e facilita a eliminação. E é tudo verdade! 

Quando minha fono indicou resolvi fazer o teste porque realmente não estava conseguindo respirar nada, mas com 3 dias utilizando o Salsep consigo perceber uma melhora, pois pelo que pude perceber ele tira a secreção do nariz e consequentemente faz com que tu tenha que assoar o nariz e eliminar as tão indesejáveis secreções nasais. Limpa o nariz e a sensação que fica é a melhor possível, eu acho que não preciso nem comentar que faz 3 dias que estou dormindo bem, né?



Ele pode ser utilizado nos resfriados, rinites, sinusites, quando a mucosa do nariz fica ressecada. Vale lembrar que não tem conservantes e que tem cloreto de sódio. 

Estou usando 2x por dia. Ao acordar e antes de dormir, pois é quando mais sinto dificuldade. Na farmácia a moça do balcão (acredito que era farmacêutica) disse que poderia usar quantas vezes eu quisesse, mas evito colocar toda hora, só quando necessito realmente. 

Minha fono além de me dar as melhores dicas e ser muito atenciosa me indicou um ótimo remédio também!!!! 

Obs:  Vale lembrar que quem me indicou foi minha fonoaudióloga, mas solicitou que eu fosse na minha otorrino. Vale lembrar também que este post é só para contar dos benefícios do remédio mas vocês devem procurar um MÉDICO antes de usar qualquer medicamento, mesmo que simples. 

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Thursday: Fonoterapia!

Olá, pessoal! Bom dia. Como estão?


Hoje foi o dia de encarar a fonoterapia, mas como estou muito mal da garganta e totalmente rouca não rendeu muito a sessão. Lembram que no post da dor de garganta eu prometi que esclareceria alguns mitos e e verdades com a minha fonoaudióloga? Promessa é dívida, mas eu esqueci.
Por outro lado, ela me deu dicas ótimas que espero que sirvam para vocês também.


Dicas da fono:

Como tenho rinite e estou gripada, consequentemente estou com mais secreção do que o habitual e essa secreção desce pela garganta e incomoda muito.

1. Usar soro fisiológico, aliás ela disse que o ideal é toda manhã lavar o nariz com soro independente de estar gripado/resfriado.

2. Para as pessoas que são sensíveis ao soro fisiológico como eu, ela indicou Salsep. Para quem não sabe o Salsep é uma solução nasal que possui cloreto de sódio (é como se fosse o soro fisiológico, porém deve ter alguma diferença). Assim que comprar conto para vocês minha experiência.

3. Tomar bastante água.

4. Proteger a região da laringe com casaco, lenço ou outras coisas.

5. Procurar um otorrinolaringologista.

Minha fono é sensacional, entrei no consultório absolutamente rouca e sai um pouco melhor. Não sei o que foi que ela fez, mas estou sentindo a minha garganta menos irritada...

Estou pensando em fazer posts com as dicas da minha fono mensalmente. O que vocês acham?

terça-feira, 3 de junho de 2014

tampa de garrafa que lembra de beber água

Olá, pessoal!

Acabei de ver um vídeo através do Facebook que está disponível no Youtube. O vídeo mostra uma tampa de garrafa que te lembra de beber água. Legal, né? Porque com a correria do dia a dia não é possível ou esquecemos e pensando nisso, a marca de água mineral Vittel que é francesa elaborou essa garrafa :)
Eu adorei a garrafa e torço para que essa ideia se concretize no Brasil também. Abaixo, o vídeo:



Só pra lembrar que enquanto esta ideia genial não chega ao nosso país, existe um aplicativo para IOS e Android gratuito que também lembra de tomar água, entre outras coisas.

Espero que tenham uma ótima semana!