sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Babys prematuros!

Olá, pessoal!

Hoje assisti a uma chamada no programa Bem Estar, o qual sempre trago matérias e informações, justamente por ser um programa que trata de várias coisas e que auxilia bastante. Enfim, no programa de hoje foram abordados a prematuridade e a irregularidade do ciclo menstrual. Como escrevi em um post anterior, eu nasci prematura com 650 gramas, era praticamente o peso de um saco de arroz e cabia na palma da mão do meu pai e nasci quando a minha mãe fechou exatamente 24 semanas de gestação. Me identifiquei com este tema por ele fazer parte da minha história e resolvi trazer isso à tona aqui no blog, pois vários bebês nascem prematuros. Na época em que nasci em 1994 a chance de um bebê prematuro sobreviver era de 1 em 1.000 (os médicos que cuidaram de mim diziam isso para a minha mãe), mas hoje em dia os recursos são absolutamente melhores, embora ainda tenha muitos babys que nascem prematuros.
Particularmente este assunto me deixa extremamente emocionada, pois por mais pequenos que sejam, os prematuros são guerreiros, determinados e lutam pela vida! 

Agradeço a Deus por não ter ficado com nenhuma sequela e conseguir fazer tudo normalmente. Obviamente que não foi tudo lindo e maravilhoso, pois a minha fonação começou a ser desenvolvida com 3 anos de idade e comecei a andar pouco antes, tive que usar  cânula orotraqueal e nasotraqueal por 3 meses e em consequência disso desenvolvi estenose subglótica. A seguir trago informações sobre o assunto. 

Prematuridade


O parto prematuro é aquele que acontece antes das 37 semanas de gestação - se ocorrer antes de 34 semanas, o caso é considerado ainda mais grave já que o bebê ainda não tem seus órgãos totalmente formados.


No Brasil, a prematuridade é a maior causa de morte de recém-nascidos e na metade dos casos, a causa não é bem esclarecida - de maneira geral, idade avançada ou gestação precoce, gestações múltiplas, infecções, estresse, fumo, álcool e excesso de exercícios são alguns dos fatores que levam a partos prematuros espontâneos. 

O vídeo acima,  mostra um bebê prematuro que nasceu com apenas 680 gramas. Este vídeo foi realizado pelo pai do menino que é fotografo. O vídeo é emocionante e mostra as várias fases do desenvolvimento deste baby, desde o hospital até depois disso, já em casa. Vale a pena conferir. 

Obs: Clicando na fonte, vocês também podem visualizar o programa na íntegra e especialistas falando sobre o assunto. Além disso, no programa eles apresentam o caso de uma menina que nasceu com 25 semanas de gestação

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/01/irregularidade-no-ciclo-menstrual-pode-indicar-problemas-de-saude.html

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Incômodos nasais

E aí, pessoal! 

Nos últimos dias venho sentindo um incômodo muito grande no nariz e na garganta. Principalmente porque nos últimos dias estamos enfrentando altas temperaturas. Aqui em Porto Alegre (onde moro) fez ontem 42ºC, insuportável!!! Como está nas cidades de vocês? Só o ar condicionado salva e mesmo assim, pessoas alérgicas tem que tomar cuidado! Além do calor tem também a baixa umidade do ar. Para vocês terem uma noção ontem na minha cidade a umidade do ar estava em 34%, sendo que o recomendável é 60% e justamente por isso venho sentindo esses incômodos. Acredito que por ter rinite alérgica piora um pouco, ultimamente tenho tido bastante tosse e também com a sensação de nariz muito seco e que obstrui constantemente, além disso, nesses últimos dias tenho tido sangramentos nasais também! E isso que estou colocando bastante soro fisiológico! Enfim, pensando trago algumas informações.


Durante esses dias de altas temperatura e a baixa umidade do ar, claro, é importante que estejamos bem hidratados. É comum ficarmos com a pele ressecada, olhos ardendo, garganta seca, tosse e espirro constante.
O nariz é o órgão que mais sofre com toda essa alteração climática, isso porque ele funciona como uma defesa para o nosso sistema respiratório filtrando qualquer agente agressor que queira entrar no organismo através da cavidade nasal. Além de filtrar, o nariz tem outras funções como:
  • Umidificar;
  • Aquecer;
Porém todas essas funções podem ser comprometidas se houver a desidratação nasal, causada por diversos fatores, inclusive pelo tempo extremamente seco e a baixa umidade do ar.
O tempo seco e a baixa umidade do ar ressecam a cavidade nasal e isso causa a desidratação da mucosa. As consequências são:
  • Diminuição dos batimentos ciliares: os cílios do nariz que funcionam como filtros;
  • Comprometimento da barreira natural de proteção nasal;
  • Maior incidência de crises alérgicas: Cerca de 30% dos brasileiros sofrem com rinite alérgica;
  • Aumento do risco de inflamações;
  • Sangramento nasal: Os vasos sanguíneos do nariz são muito sensíveis e quando acontece o ressecamento da mucosa eles ficam mais expostos, sofrendo mais agressões e se rompem com facilidade, por isso há o sangramento.
Para evitar que tudo isso aconteça, a dica é simples, basta hidratar o nariz, assim como hidratamos nosso organismo e pele.

CUIDADO PARA MANTER A HIDRATAÇÃO NASAL! 
  • Soro Fisiológico: O soro fisiológico pode ser usado não só para umedecer, mas também para lavar e aliviar as mucosas nasais e os olhos;
 ATENÇÃO: Existem algumas soluções nasais, mas como são medicamentos  devem ser prescritos por um médico, pois existem vários e depende de cada caso. Lembrando, que o soro fisiológico pode ser usado! 
Em relação ao soro, quem me indicou foi a minha fonoaudióloga e funciona! mas para mim tem sido de alivio imediato. Experimentem e me contem a experiência de vocês!!  

Fonte: http://blog.onofre.com.br/2012/09/19/o-que-e-desidratacao-nasal/

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

1º sessão do ano

E aí, tudo bem com vocês?
Hoje foi a primeira sessão de fonoterapia do ano!! Nem preciso comentar o quanto estava esperando ansiosa por esse momento. Entre conversas e mais conversas, comecei a sessão em clima descontraído! 
Fiz os exercícios que habitualmente faço e que já estou acostumada, mas também mostrei para fono que já sei fazer um exercício com a língua que antes eu não conseguia, basicamente consiste em vibrar o lábio superior e inferior!
Fiz um exercício novo e que também ajuda para quem tem problemas de deglutição! Geralmente quem apresenta estenose subglótica tem problemas de deglutição devido a glote ser mais estreita e isso está acontecendo e sempre aconteceu bastante comigo. Enfim, os exercícios que ela me passou são os seguintes:

1-  Língua -para fora/para dentro - 10x
       nas bochechas - 10x

2- (B) - plosão retida (este exercício ela chama assim) - encher as bochechas e explodir, fazendo: ba, be, bi, bo, bu e pa, pe, pi, po, pu

3- Ba---ga

    a-- ga
         gue
         gui
         go
         gu

Além desses, continuo fazendo os outros e hoje eu fiz também um exercício com a rolha, que eu já citei em um post anteriormente com a música do Caetano Veloso que se chama "O Leãozinho". 

Dica da Fono: Como comentei estou com um problema para deglutir e a fono disse que eu tenho que deglutir com força (não exatamente com essas palavras) mas foi o que entendi e em relação a isso também ela pediu para fazer uma videofluoroscopia da deglutição.

Então é isso pessoal, adorei compartilhar com vocês esse meu momento e espero que tenha sido útil. Reintero que se eu tenha escrito algo errado no post em relação a fonoterapia ou aos exercícios, peço que comentem.

Vocês que me acompanham aqui no blog e que tem estenose também tem algum problema de deglutição?

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

1 ano de fonoterapia!

1 ano de fonoterapia! 1 ano de muitas mudanças e 1 ano que a minha vida se transformou completamente! Hoje é meu dia de "TUDO", pois tudo o que eu queria e desejava há exatamente um ano atrás se concretizou. Minha voz está mais evidente, minha respiração está melhorando a cada dia, eu estou mais confiante, estou conseguindo conversar mais e apresentar trabalhos normalmente. Hoje posso dizer com toda a certeza que até emocionalmente estou melhor! compreendendo a estenose e principalmente respeitando a minha voz e meus limites. Estou reaprendendo tantas coisas e amando esta nova fase. Confesso que no ano passado quando comecei esse processo, eu não imaginava o quão longe eu ia chegar, posso dizer com toda a sinceridade que eu não acreditava que só com a fono eu iria conseguir um resultado satisfatório e CONSEGUI!!!! Agradeço de todo o coração a minha otorrino que me apoiou, foi e continua sendo uma excelente profissional, mas acima de tudo, uma grande pessoa que me incentivou e encorajou desde o início e pela preocupação constante, mas principalmente por ter me apresentado uma das melhores pessoas, excelente profissional e extremamente competente também. A pessoa que eu aprendi a admirar tanto pela profissional quanto pelo seu jeito de ser. A que me ensinou e que teve paciência para me ouvir, por ser também uma psicóloga kkkk afinal, em um tratamento como este o psicológico também precisar ser cuidado, agradeço pelas palavras que em muitas vezes me iluminaram, por ser tão querida e pelo incentivo, apoio, compreensão, amizade, pelas risadas, pelos excelentes conselhos, por me entender, por tornar tudo tão leve e sobretudo por olhar nos meus olhos e saber o que estou sentindo e querendo dizer. Agradeço também ao primeiro otorrino que foi extremamente simpático e que me indicou a minha atual otorrinolaringologista. Mas acima de tudo, aos meus pais que sempre estiveram do meu lado e que eu admiro muito pelas pessoas que são, pela força, determinação e por sempre acreditarem, a quem ofereço o meu amor sem limites. Hoje, posso dizer que estou feliz e satisfeita, mas sei que ainda tem um longo caminho pela frente, mas eu sei que vou conseguir chegar onde quero, ainda mais com tantas pessoas incríveis ao meu redor! 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Repercussões da rinite alérgica

Bom dia, pessoal! Como estão?

Conforme o prometido, no post de hoje trago as repercussões da rinite alérgica, que é a mais comum. Tinha prometido a vocês também, falar sobre os tipos de rinite, mas como são vários abordarei em outro post. As informações são do guia que falei pra vocês no post anterior.


Repercussões da rinite

  • Asma
  • Infecções respiratórias
  • Otite
  • Alterações do comportamento
  • Sinusite
  • Apnéia do sono
  • RespiraçãoBucal
  • Polipose

A inflamação alérgica não se limita à mucosa nasal, mas atinge todas as estruturas próximas. O nariz é o órgão-alvo da alergia respiratória, sendo o responsável não só pelos sintomas da rinite, mas também pelos reflexos causados pela doença. A partir da rinite, há comprometimento de olhos (conjuntivite), ouvidos (otites), seios da face (sinusite), traquéia (traqueíte) e pulmões (bronquite ou asma).

Sinusite
É a complicação mais comum da rinite alérgica. Consiste na inflamação dos seios da face, sendo também chamada de rinossinusite. Os sintomas principais de sinusites são: dor de cabeça, obstrução nasal persistente, secreção catarral, febre ou mal-estar. No entanto, em muitos casos, pode se manifestar apenas como uma tosse persistente, com piora noturna e ao acordar.

Respiração bucal
Ocorre quando a pessoa respira com a boca aberta (ou semi-aberta) para compensar a congestão do nariz. Quando ocorre por curto tempo e não deixa seqüelas, mas se o hábito persiste, provoca pigarro, amidalite ou faringite, diminuição do apetite, sono agitado e respiração barulhenta noturna. Em alguns casos, evolui com aparecimento de alterações dentárias, como dentição protusa (“dentuço"), ou ainda com prejuízo da dinâmica respiratória de maneira profunda que pode causar deformidades do tórax e da coluna (cifoscoliose).

Asma
Um paciente pode ter rinite e nunca apresentar asma. Entretanto, é comum a associação das duas doenças. Cerca de 80% das pessoas que têm asma, também apresentam rinite. Embora o nariz e os brônquios tenham funções diferentes, eles compõem a mesma via respiratória, ou seja, um caminho único e revestido por um mesmo tipo de mucosa. Sabe-se que a rinite alérgica é um fator de risco para a asma. Por isso, é necessário tratar da rinite para se conseguir sucesso no controle da asma.

As vias respiratórias são unidas: do nariz até os pulmões!

Otites
As crises repetidas de rinite podem ocasionar o surgimento de infecções do ouvido médio (otites), especialmente nas crianças. Além disso, a ventilação da tuba auditiva (canal que liga a orelha à região posterior do nariz) pode ser prejudicada por adenóides aumentadas, gerando diminuição da audição e favorecendo otites repetidas.

Infecções repetidas
 A inflamação repetida da mucosa nasal na rinite alérgica pode resultar em acometimento dos olhos (conjuntivite), dos ouvidos (otites), dos seios da face (sinusite), da faringe (faringite) e dos pulmões (pneumonia).

Alterações de voz, olfato, apetite, paladar e audição
A repetição dos quadros de rinite alérgica pode provocar alterações da voz, resultando em rouquidão ou voz anasalada. Algumas pessoas perdem ou têm diminuída a capacidade do olfato, bem como do apetite, do paladar ou, ainda, podem apresentar audição alterada.

Conjuntivites alérgicas
A rinite alérgica pode ser acompanhada de conjuntivite alérgica. O paciente fica com os olhos avermelhados, irritados, coçando e com lacrimejamento constante.

Polipose nasossinusal
 A polipose nasossinusal pode ocorrer, a longo prazo, em algumas pessoas portadoras de rinite, sendo rara em crianças e adolescentes. O pólipo, que pode ser único ou múltiplo, é uma degeneração da mucosa agredida pela inflamação repetida da rinite crônica, que resulta em extensão e hipertrofia da mucosa. Isso impede a ventilação e a drenagem das secreções, ocasionando forte obstrução nasal e diminuição freqüente a odores.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Alergia Nasal: É mais feliz quem respira pelo nariz!

Para começar com a mudança hahaha Estou inspirada hoje, então vamos lá! 

Escolhi este tema, pois quase todo mundo sofre com alergia nasal especialmente em algumas épocas do ano como a primavera e o inverno, mas também há muita gente que sobre de rinite alérgica no verão, como é o meu caso. Então resolvi trazer este assunto para esclarecer, tirar dúvidas e saber o que fazer na próxima crise. Lembrando que consultar um médico é sempre o ideal e neste caso mais especificamente, um otorrinolaringologista!
As informações que aqui postei é de uma cartilha bem interessante e que me ajudou muito, cujo titulo tem o mesmo nome que o post, o guia é composto por dois editores: Dra. Fátima Emerson e Dr.Guilherme Cordeiro, o guia conta ainda com a participação de diversos colaboradores e está disponível em pdf. Como eu achei super interessante e como sofro muito com isso fiz o download, pois tem essa possibilidade de salvar. E mudou a minha vida!!


O Nariz!

E afinal, para que serve o nariz? Para cumprir funções importantes como estética, olfação, ressonância da voz e respiração.
Respirar é nobre! Ao nascer, o primeiro sinal de vida é o choro, no momento em que o ar penetra nos pulmões. Ao morrer, ocorre “o último suspiro".

A respiração é um processo inconsciente: respira-se falando, cantando, correndo, dormindo, ou seja, em todos os momentos da vida.

O ar respirado que ingressa no organismo através das narinas é, em geral, frio e seco, contendo impurezas e germes. É na cavidade nasal que começa o processo da respiração, onde o ar será aquecido, umedecido e limpo, proporcionando melhores condições para que a respiração pulmonar se realize adequadamente. O nariz é a primeira barreira que protege o organismo contra o ingresso de microrganismos presentes no ar que respiramos, retendo as impurezas, regulando a temperatura e a umidade do ar que passa em direção aos pulmões.

O nariz se localiza na área mediana da face, assumindo uma posição privilegiada, em comunicação direta com os seios paranasais (seios da face), faringe, ouvidos e olhos. Assim, a emissão da voz, a audição e a visão também se fazem graças a uma relação harmoniosa com o nariz funcionando direitinho!

A origem dos sintomas nasais!

Os principais sintomas nasais, como obstrução, espirros e coriza, representam formas de proteção do organismo na tentativa de impedir que impurezas alcancem as vias pulmonares.

Em condições normais,qualquer pessoa, mesmo que não seja alérgica, poderá apresentar congestão nasal para impedir a penetração de elementos nocivos, coriza para lavar e expelir substâncias estranhas ou espirros, para remoção mecânica desses elementos. Trata-se de um mecanismo fisiológico e, por isso, estes sintomas podem ocorrer em determinados momentos, como por exemplo num resfriado ou gripe.
   Nas pessoas alérgicas, ocorre um exagero dessas reações fisiológicas, surgindo uma sensibilidade específica para alguns estímulos que não provocam doença nas pessoas não-alérgicas. O exemplo clássico é o ácaro da poeira de casa, que pode provocar sintomas para alguns, sem causar dano para outros.

Rinite Alérgica!

A rinite alérgica é a forma mais comum entre as rinites e sua principal causa é a alergia, que inclui: poeira de casa, ácaros, mofo, pelos de animais, baratas, polens e até alguns tipos de alimentos. No Brasil, a alergia à poeira e aos ácaros constitui a causa mais comum de rinite. De todos componentes da poeira de casa, os ácaros são os principais causadores da rinite alérgica, provocando a doença por meio de uma substância encontrada em suas fezes, as chamadas bolotas fecais, que se depositam em carpetes, estantes de livros, cortinas e principalmente em travesseiros e camas. Um só ácaro pode produzir 30 bolotas fecais por dia e em uma só cama podem ser encontradas milhares dessas bolotas. Por isso, é tão importante cuidar do quarto da pessoa alérgica.

SINTOMAS CLÁSSICOS DE RINITE ALÉRGICA 
  •  Espirros repetidos em seqüência.
  • Coriza líquida, em geral, abundante.
  • Coceira no nariz, nos olhos, nos ouvidos, no céu da boca e na garganta.
  • Mucosa nasal congestionada e narinas obstruídas.
  • Olhos avermelhados, irritados, lacrimejando e coçando.
  • Escorrimento de secreção pela parte de trás do nariz, provocando pigarro ou tosse.
  • Alteração do olfato e do paladar.
 Os sintomas da rinite alérgica podem surgir minutos após a inalação da substância que provoca alergia (como poeira, mofo, etc.). Isso se deve a uma reação imunológica entre a substância causadora da alergia (chamada antígeno) e a defesa do organismo (chamada anticorpo), provocando a liberação de substâncias químicas por determinadas células. Nas reações alérgicas, o sistema imunológico da pessoa produz, em grande quantidade, um tipo especial de anticorpo conhecido como imunoglobulina E ou simplesmente IgE. Quanto maior for a produção de IgE, maiores são as chances de o indivíduo manifestar doenças alérgicas.

Os sintomas da rinite assemelham-se aos de um resfriado comum, podendo passar desapercebidos ou confundidos pelo paciente, pela família ou mesmo pelos médicos. Infelizmente, quando isso acontece, a repetição das crises sem tratamento adequado pode acarretar complicações e afetar a qualidade de vida da pessoa, seja no trabalho, na escola, durante o sono ou mesmo no convívio social. Pode se afirmar que a rinite não mata, mas maltrata!

Classificação da rinite alérgica.

INTERMITENTE
A rinite é esporádica, isto é, os sintomas surgem com intervalos
longos e desaparecem espontaneamente.

PERSISTENTE
Os sintomas da rinite se repetem com mais freqüência, mais de 4 dias numa semana e em mais de 4 semanas no ano, podendo ser reconhecida como:
Leve: apesar da rinite, o sono é normal, as atividades diárias estão
preservadas e os sintomas são discretos.
Moderada: os sintomas da rinite começam a perturbar o sono e a
interferir nas atividades diárias.
Grave: os sintomas são incômodos, perturbam o sono, provocam
faltas às aulas e ao trabalho e interferem de forma significativa
nas atividades diárias, esportivas e recreacionais.


Para o post não ficar muito comprido e cansativo, no próximo post eu trarei as repercussões da rinite alérgica, bem como, os outros tipos de rinite. Como o guia é bem legal e como vocês podem perceber bem simples e com explicações ótimas, durante o ano eu vou disponibilizando mais coisas.  

2014: Mudanças!

Bom dia, pessoal! Primeiro post do ano!!! Como foi a virada de ano de vocês? A minha foi agitada, espero que a de vocês também! Para o primeiro post do ano, queria que fosse algo especial, afinal é o primeiro de tantos que vão vir durante o ano. Então, pensei em comunicar uma decisão que tive. Pensei em mudar! Ano novo e muitas mudanças, correto?! Pretendo abordar assuntos diferentes como saúde, pois vi que vocês adoraram o post sobre o Avamys e também alguma coisa sobre alimentação. Visto que esse ano resolvi ter uma alimentação mais saudável e eventualmente algo que eu ache interessante sobre saúde. Obviamente que o foco principal do blog continuará sendo a estenose e a voz,  mas acredito que esses assuntos são igualmente importantes e além disso, pretendo trazer dicas de alimentação que são benéficos para a voz e até mesmo o que faz mal e abordar outros problemas e doenças na laringe e na via aérea como um todo. Para isso, quero a opinião de vocês! O que acham?  Que 2014 seja um ano maravilhoso para todos! E que todos os dias sejam de " TUDO".