Hoje assisti a uma chamada no programa Bem Estar, o qual sempre trago matérias e informações, justamente por ser um programa que trata de várias coisas e que auxilia bastante. Enfim, no programa de hoje foram abordados a prematuridade e a irregularidade do ciclo menstrual. Como escrevi em um post anterior, eu nasci prematura com 650 gramas, era praticamente o peso de um saco de arroz e cabia na palma da mão do meu pai e nasci quando a minha mãe fechou exatamente 24 semanas de gestação. Me identifiquei com este tema por ele fazer parte da minha história e resolvi trazer isso à tona aqui no blog, pois vários bebês nascem prematuros. Na época em que nasci em 1994 a chance de um bebê prematuro sobreviver era de 1 em 1.000 (os médicos que cuidaram de mim diziam isso para a minha mãe), mas hoje em dia os recursos são absolutamente melhores, embora ainda tenha muitos babys que nascem prematuros.
Particularmente este assunto me deixa extremamente emocionada, pois por mais pequenos que sejam, os prematuros são guerreiros, determinados e lutam pela vida!
Agradeço a Deus por não ter ficado com nenhuma sequela e conseguir fazer tudo normalmente. Obviamente que não foi tudo lindo e maravilhoso, pois a minha fonação começou a ser desenvolvida com 3 anos de idade e comecei a andar pouco antes, tive que usar cânula orotraqueal e nasotraqueal por 3 meses e em consequência disso desenvolvi estenose subglótica. A seguir trago informações sobre o assunto.
Prematuridade
O parto prematuro é aquele que acontece antes das 37 semanas de gestação - se ocorrer antes de 34 semanas, o caso é considerado ainda mais grave já que o bebê ainda não tem seus órgãos totalmente formados.
No Brasil, a prematuridade é a maior causa de morte de recém-nascidos e na metade dos casos, a causa não é bem esclarecida - de maneira geral, idade avançada ou gestação precoce, gestações múltiplas, infecções, estresse, fumo, álcool e excesso de exercícios são alguns dos fatores que levam a partos prematuros espontâneos.
O vídeo acima, mostra um bebê prematuro que nasceu com apenas 680 gramas. Este vídeo foi realizado pelo pai do menino que é fotografo. O vídeo é emocionante e mostra as várias fases do desenvolvimento deste baby, desde o hospital até depois disso, já em casa. Vale a pena conferir.
Obs: Clicando na fonte, vocês também podem visualizar o programa na íntegra e especialistas falando sobre o assunto. Além disso, no programa eles apresentam o caso de uma menina que nasceu com 25 semanas de gestação
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/01/irregularidade-no-ciclo-menstrual-pode-indicar-problemas-de-saude.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário