quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Incômodos nasais

E aí, pessoal! 

Nos últimos dias venho sentindo um incômodo muito grande no nariz e na garganta. Principalmente porque nos últimos dias estamos enfrentando altas temperaturas. Aqui em Porto Alegre (onde moro) fez ontem 42ºC, insuportável!!! Como está nas cidades de vocês? Só o ar condicionado salva e mesmo assim, pessoas alérgicas tem que tomar cuidado! Além do calor tem também a baixa umidade do ar. Para vocês terem uma noção ontem na minha cidade a umidade do ar estava em 34%, sendo que o recomendável é 60% e justamente por isso venho sentindo esses incômodos. Acredito que por ter rinite alérgica piora um pouco, ultimamente tenho tido bastante tosse e também com a sensação de nariz muito seco e que obstrui constantemente, além disso, nesses últimos dias tenho tido sangramentos nasais também! E isso que estou colocando bastante soro fisiológico! Enfim, pensando trago algumas informações.


Durante esses dias de altas temperatura e a baixa umidade do ar, claro, é importante que estejamos bem hidratados. É comum ficarmos com a pele ressecada, olhos ardendo, garganta seca, tosse e espirro constante.
O nariz é o órgão que mais sofre com toda essa alteração climática, isso porque ele funciona como uma defesa para o nosso sistema respiratório filtrando qualquer agente agressor que queira entrar no organismo através da cavidade nasal. Além de filtrar, o nariz tem outras funções como:
  • Umidificar;
  • Aquecer;
Porém todas essas funções podem ser comprometidas se houver a desidratação nasal, causada por diversos fatores, inclusive pelo tempo extremamente seco e a baixa umidade do ar.
O tempo seco e a baixa umidade do ar ressecam a cavidade nasal e isso causa a desidratação da mucosa. As consequências são:
  • Diminuição dos batimentos ciliares: os cílios do nariz que funcionam como filtros;
  • Comprometimento da barreira natural de proteção nasal;
  • Maior incidência de crises alérgicas: Cerca de 30% dos brasileiros sofrem com rinite alérgica;
  • Aumento do risco de inflamações;
  • Sangramento nasal: Os vasos sanguíneos do nariz são muito sensíveis e quando acontece o ressecamento da mucosa eles ficam mais expostos, sofrendo mais agressões e se rompem com facilidade, por isso há o sangramento.
Para evitar que tudo isso aconteça, a dica é simples, basta hidratar o nariz, assim como hidratamos nosso organismo e pele.

CUIDADO PARA MANTER A HIDRATAÇÃO NASAL! 
  • Soro Fisiológico: O soro fisiológico pode ser usado não só para umedecer, mas também para lavar e aliviar as mucosas nasais e os olhos;
 ATENÇÃO: Existem algumas soluções nasais, mas como são medicamentos  devem ser prescritos por um médico, pois existem vários e depende de cada caso. Lembrando, que o soro fisiológico pode ser usado! 
Em relação ao soro, quem me indicou foi a minha fonoaudióloga e funciona! mas para mim tem sido de alivio imediato. Experimentem e me contem a experiência de vocês!!  

Fonte: http://blog.onofre.com.br/2012/09/19/o-que-e-desidratacao-nasal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário