quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

1º sessão do ano

E aí, tudo bem com vocês?
Hoje foi a primeira sessão de fonoterapia do ano!! Nem preciso comentar o quanto estava esperando ansiosa por esse momento. Entre conversas e mais conversas, comecei a sessão em clima descontraído! 
Fiz os exercícios que habitualmente faço e que já estou acostumada, mas também mostrei para fono que já sei fazer um exercício com a língua que antes eu não conseguia, basicamente consiste em vibrar o lábio superior e inferior!
Fiz um exercício novo e que também ajuda para quem tem problemas de deglutição! Geralmente quem apresenta estenose subglótica tem problemas de deglutição devido a glote ser mais estreita e isso está acontecendo e sempre aconteceu bastante comigo. Enfim, os exercícios que ela me passou são os seguintes:

1-  Língua -para fora/para dentro - 10x
       nas bochechas - 10x

2- (B) - plosão retida (este exercício ela chama assim) - encher as bochechas e explodir, fazendo: ba, be, bi, bo, bu e pa, pe, pi, po, pu

3- Ba---ga

    a-- ga
         gue
         gui
         go
         gu

Além desses, continuo fazendo os outros e hoje eu fiz também um exercício com a rolha, que eu já citei em um post anteriormente com a música do Caetano Veloso que se chama "O Leãozinho". 

Dica da Fono: Como comentei estou com um problema para deglutir e a fono disse que eu tenho que deglutir com força (não exatamente com essas palavras) mas foi o que entendi e em relação a isso também ela pediu para fazer uma videofluoroscopia da deglutição.

Então é isso pessoal, adorei compartilhar com vocês esse meu momento e espero que tenha sido útil. Reintero que se eu tenha escrito algo errado no post em relação a fonoterapia ou aos exercícios, peço que comentem.

Vocês que me acompanham aqui no blog e que tem estenose também tem algum problema de deglutição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário