quinta-feira, 24 de abril de 2014

Porque com a minha fono aprendo tantas coisas...

Boa tarde, gente! Ô semaninha boa essa, hein?


Hoje estive na minha fonoaudióloga para fazer fonoterapia e entre tantos exercícios já repetidos um milhão de vezes e alguns dos quais ainda tenho alguma dificuldade, eis que me deparo com uma surpresa muito boa! Como em todas as sessões ela me pediu para pegar a rolha (aquela que sempre falo aqui no blog) e quando eu estava imaginando que o exercício seria absolutamente igual, me enganei. 

O exercício em si era igual e feito da mesma maneira, porém, o que mudou foi que eu fiz esse exercício com um soneto divino do Olavo Bilac, intitulado Via Láctea. E fiquei complemente in love pelo soneto e louca de vontade de conhecer mais coisas deste poeta (eu já tinha ouvido falar no Olavo, mas não dei tanta importância e nunca tinha lido o soneto Via Láctea). Ao fazer esse exercício, ler e prestar atenção na letra do soneto instantaneamente meu dia se iluminou. 

Vocês devem se perguntar, o que isso tem a ver com o tema do blog? Para mim, tudo! 
Pois foi com este soneto que fiz um dos exercícios que mais gosto, foi através deste soneto que pude perceber e valorizar as pequenas coisas também, foi através deste soneto que tive vontade de pesquisar sobre Olavo Bilac e através deste soneto tive absoluta certeza de que minha fono não é só fonoaudióloga, mas também amiga, sensível e humana e pude perceber que a fonoterapia é apenas uma parte do processo, mas nela também aprendo outras coisas, inclusive, cultura. 

Abaixo, o poema que me encantou. É lindo! 

Via Láctea
"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo 

                       Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, 
        Que, para ouvi-las, muita vez desperto 
        E abro as janelas, pálido de espanto... 



                  E conversamos toda a noite, enquanto 
               A Via Láctea, como um pálio aberto, 
                             Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, 
         Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: "Tresloucado amigo! 

      Que conversas com elas? Que sentido 

             Tem o que dizem, quando estão contigo?" 

       E eu vos direi: "Amai para entendê-las! 

Pois só quem ama pode ter ouvido 
Capaz de ouvir e entender estrelas"


                                                                   Olavo Bilac
Fonte: http://pensador.uol.com.br/via_lactea_poema_de_olavo_bilac/

domingo, 20 de abril de 2014

Mito ou verdade: o chocolate faz mal para voz?

Bom dia, gente! Feliz Páscoa para todos e doces comemorações. 

Hoje, páscoa cheia de significados para quem é católico e também dia de presentear e ganhar ovos de páscoa. E em meio a tudo isso, eu sempre ouvi falar que chocolate faz mal para voz mas nunca me importei, porém, agora que faço fonoterapia me bateu aquela culpa básica. Mas hoje é páscoa e acredito que comendo com moderação e não em excesso não seja tão prejudicial, né? :p


Os profissionais que necessitam da voz como instrumento de trabalho devem ficar atentos: o chocolate pode prejudicar as pregas vocais.

A ingestão de chocolate provoca, em certas pessoas, o aumento da produção de muco, induzindo ao pigarro e à tosse em quantidade maior do que o habitual.
Assim, a voz pode ficar abafada, sem projeção e com a ressonância alterada.
Profissionais que trabalham com a voz são, naturalmente, os mais prejudicados.
Por outro lado, a interferência da ingestão do chocolate tem efeito somente até duas horas na voz.
O ideal é aproveitar ocasiões em que a voz não precise ser usada ou o final de semana para comer o doce moderadamente.
Assim, não há risco de comprometer as cordas vocais nem começar a segunda-feira de mau humor por falta de serotonina.

Fonte: http://www.bancodesaude.com.br/user/4863/blog/chocolate-faz-mal-voz
OBS: Em algumas pessoas o excesso de consumo do chocolate pode ocasionar os sintomas descritos acima, porém, depende de pessoa para pessoa. Então, a dica que dou para todos é comam moderadamente, principalmente as pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho. 

sábado, 19 de abril de 2014

Orgânicos descobertos!

Boa noite, pessoal!

Estava lendo uma matéria na revista Donna do jornal Zero Hora sobre os orgânicos e de como as pessoas estão preferindo, consumindo e o aumento que esse tipo de produto tem tido. As feiras ecológicas e o delivery de cesta orgânica também. Tudo em consequência das mudanças de hábitos das pessoas e da conscientização de consumir alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos e tantos outros "venenos" que encontramos por aí. Para quem é de Poa vale a pena ler e saber quais são as feiras pela cidade que oferecem esses produtos, bem como, o nome dos deliverys para aqueles dias de preguiça ;)

Em um outro post eu comentei sobre os benefícios que os produtos orgânicos fazem a nossa saúde. Além disso, na matéria também são citados alguns outros como: o sabor é melhor, o peso estabiliza, a pele melhora e aumenta a disposição!                                                




Anotem:  de 26 de maio a 2 de junho vai acontecer em Porto Alegre a Semana dos Alimentos Orgânicos, um evento nacional com programação em diversas cidades.                                                            

Amanhã, na páscoa terá outro post sobre o chocolate. Achou que o bloguinho ia ficar parado no feriadão?


Fonoaudiologia estética

Bom dia, meus amados leitores do blog! Quero agradecer a todos que perdem um pouquinho do seu tempo para ler as coisas que posto.

Ontem estava lendo a Vogue de abril. Sim, eu leio e amo a Vogue e me deparei com uma matéria que falava sobre fonoaudiologia estética ou fonoestética, vocês já ouviram falar? Se sim, que ótimo e se não eu também nunca tinha ouvido falar e não sabia do que se tratava até ler toda matéria. 

Enfim, a fonoaudiologia estética previne rugas e deixa o rosto mais jovem. A fonoaudiologia estética é um recurso muito eficiente contra as marcas do envelhecimento. A fonoestética ensina a fazer tudo o que a gente faz só que do jeito correto, com movimentos executados a favor do alongamento dos músculos e assim, previne e suaviza as marcas de expressão. 

Vocês sabiam que para prevenir rugas e manter o rosto mais jovem, temos que ficar atentas ao jeito que engolimos, em como mastigamos porque mesmo parecendo bobo são nesses pequenos hábitos que conseguiremos suavizar e melhorar as expressões que chegam com o tempo. 

O jeito certo: 

  • Ao engolir: use a força da língua, e não dos lábios para evitar a temida papada
  • Ao mastigar: use alternadamente os dois lados da boca para manter o rosto com tudo no lugar 
  • Ao falar: não faça mímicas exageradas, apertando os olhos e franzindo a testa - isso dá ruga
  • Ao sorrir: a maneira certa é abrir os lábios em direção à orelha, e não pressionando o nariz, olhos e testa para cima
Mastigar alternadamente dos dois lados ajuda a manter a face tonificada e "para cima" - e quem mastiga de um lado só deixa de exercitar o outro lado. Seguindo os passos, os músculos ficam alongados e tonificados, dando sustentação à pele, que adquire um aspecto mais jovem e saudável. A melhora é impressionante, mas é fundamental que a fono seja realizada juntamente com o trabalho de um dermatologista. A fono foca nos músculos e o dermato trata da pele. 

No artigo, a jornalista da Vogue conta que experimentou a técnica e descobriu que quem come mais alimentos pastosos tem tendência à flacidez das bochechas; quem ingere alimentos duros com frequência fica com a musculatura muito contraída e rígida. Uma alimentação balanceada, bons hábitos dermatológicos, exercícios regulares e a reorganização dos movimentos da face proposta pela fonoaudiologia estética são o caminho para retardar o envelhecimento naturalmente. E tem mais uma vantagem: a técnica "tira" o peso do rosto, deixando a fisionomia serena e tranquila. 

Viram quantas vantagens traz a fonoaudiologia estética? E o melhor é que é uma técnica natural e muito melhor do que fazer outros procedimentos que tiram a naturalidade do rosto e tiram as expressões também. 
A técnica só pode ser realizada por um fonoaudiólogo que tem especialização em fonoaudiologia estética. 

Fonte: Revista Vogue Nº 428 do mês de abril 

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Para encerrar o Dia Mundial da Voz!!!

E para encerrar o Dia Mundial da Voz encontrei uma homenagem do curso de fonoaudiologia da minha universidade (Ulbra) com a música Happy do cantor Pharrell Williams (adoro essa música). O vídeo ficou bem bacana e parabenizo o curso pela iniciativa tão legal! 


Dia Mundial da voz

Olá, pessoal! tudo bem com vocês?

E hoje é o Dia Mundial da Voz, vocês sabiam? A data foi criada no Brasil e atualmente é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade à voz. Todos nós precisamos de voz, mas poucas vezes damos importância para ela, né? Geralmente, só damos importância quando ficamos roucos ou afônicos e aí nos damos conta do quanto é fundamental e importante. Porém, pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho tem o hábito de cuidar e preservar mais. Estar atento a sua voz é importantíssimo para evitar e prevenir doenças. Ao longo dos anos, são feitas várias ações destinadas a promover a saúde vocal como conferências, workshops,  entre outras coisas.   



Além disso, no dia 16 de abril são realizadas campanhas e uma delas que eu acho bem legal é a que tem um slogan que diz assim: "Seja Amigo da sua Voz", esse slogan é da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. É genial, né? Vários cantores, atores e atrizes já usaram as camisetas desta campanha, como Vitor e Léo, Ivete Sangalo, Fabiana Karla e Tiago Leifert que este ano é o embaixador da campanha.


Vocês podem também assistir ao vídeo que ele fez para a campanha "seja amigo da sua voz" contando sobre problemas vocais e alertando para a importância dos cuidados com a voz. 

Assistam, vale a pena: https://www.youtube.com/watch?v=CmYVGhtwRK4

E lembrem-se: Cuide da sua voz! 




segunda-feira, 7 de abril de 2014

Definitivamente chegou o outono

Bom dia, pessoal!

É impressionante, né? Chega o outono e nós alérgicos já começamos a sentir a presença intensa da rinite e nessa época também ficamos mais sucessíveis a gripes e resfriados. Mal começou o outono e minha rinite começou a se manifestar, fico imaginando como será o inverno. 

Não sei se vocês também sentem que a secreção que está no nariz desce para a garganta e causa um incômodo enorme e para mim só melhora com muita água. Porque rinite é assim chega com o outono e se intensifica no inverno (comigo é assim). E no fim, só o Avamys salva! 
Enfim, abaixo um pequeno trecho de um texto sobre a rinite no outono. 


É só os dias frios chegarem e os casacos, guardados há um tempão, saírem dos armários para que a temporada de espirros comece. Para quem tem rinite, o outono é uma das piores épocas do ano, pois a estação é bastante propícia para as manifestações desta doença, (quase) esquecida completamente durante o verão, devido às variações climáticas e ao maior contato com ácaros. 

Os sintomas ainda incluem obstrução nasal, coriza, coceira e, quando aparecem somente neste período do ano e/ou na primavera, são um indicativo de que o paciente sofre de rinite alérgica sazonal. Esta, entretanto, é apenas uma das variações da doença, que se dá devido a uma inflamação da mucosa nasal, aguda ou crônica. Mas, independente do tipo de rinite que o paciente tenha, ela prejudica (e muito) sua qualidade de vida.

Fonte: http://www.parana-online.com.br/canal/mulher/news/661704/?noticia=RINITE+E+UM+MAL+QUE+CHEGA+COM+O+OUTONO

Obs: Vale aquelas clássicas medidas para evitar a crise, como não ficar exposto aos alérgenos, lavar casacos e cobertores antes de usar, limpar principalmente o quarto do alérgico e manter o ambiente bem arejado.  
  

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Novos hábitos

Boa tarde! Já estava com saudade de publicar aqui. Então vamos lá.

No post de hoje, irei falar dos meus novos hábitos e de hábitos que ainda tenho que adquirir. Como vocês sabem eu baixei um aplicativo no meu celular chamado Metas de vida e este aplicativo tem me ajudado mais do que eu esperava, pois além de me ajudar a beber a quantidade necessária de água (2 litros, recomendado pela minha fonoaudióloga), está me ajudando a comer frutas também. Hábitos que antes eu não tinha, aliás eu não gostava de comer fruta e muito menos beber água. A fruta que eu menos gostava e que faz bem para a voz, a maçã agora estou comendo 3 vezes por semana.

Este aplicativo também é super válido para outros hábitos, como o de se exercitar, o de comer legumes e verduras, a dormir bem e também a socializar. Já falei mas não custa repetir o aplicativo é gratuito!

Estou in love com essa minha nova fase de ter uma alimentação mais saudável e com alimentos orgânicos. Sim, até nisso estou mudando. Além do mais, a quinoa, a linhaça e a granola fazem parte dos meus cafés da manhã e do lanche.

Os alimentos orgânicos estão cada vez mais em alta. Com a correria do dia a dia mal temos tempo para nos alimentar, mas vale a pena achar um tempinho do seu dia e ir a uma feira orgânica ou ecológica, porém, se realmente você não tiver tempo disponível, você pode apelar para os serviços pela internet que entregam na sua casa cestas com frutas, verduras e legumes orgânicos fresquinhos. E o melhor de tudo é que você vai estar se alimentando bem, com alimentos sem agrotóxicos e sem sair de casa. Além disso, alguns restaurantes já estão fazendo horta e elaborando pratos e existem também os restaurantes orgânicos que elaboram pratos a base de produtos desse tipo.



Mas embora eu esteja conseguindo ter uma alimentação mais saudável, adquirir novos hábitos e acreditem NÃO bebo mais refrigerante! Ainda falta o que considero mais difícil: fazer exercício físico, talvez um dia eu deixe a preguiça de lado e tome vergonha na cara.

E quais os hábitos de vocês?