sábado, 27 de setembro de 2014

Reflexão

Bom dia! Saturday!

Os acontecimentos das últimas semanas fizeram eu me ausentar do blog. E o post de hoje é justamente sobre isso.

Como contei no post anterior eu passei mal, mas agora, já estou me recuperando aos poucos e voltando a rotina normalmente.

Esses acontecimentos todos me fizeram colocar a mão na consciência e entender que a minha vida precisa de mudanças drásticas e hábitos saudáveis, pois saúde é tudo! Estou tomando o remédio para anemia e já sinto uma melhora significativa, juntamente com o remédio estou me alimentando de acordo com os horários estabelecidos no cardápio que o médico me deu e vou fazendo substituições de acordo com o que tenho em casa. Além disso, estou adquirindo o hábito de ao acordar tomar um copo de água com meio limão espremido. 

Para quem não sabe essa misturinha traz inúmeros benefícios, tais como: melhor absorção e digestão de nutrientes, limpa o fígado, potencializa o processo anti-inflamatório e o sistema imunológico, reduz compulsões alimentares, ajuda a minimizar os sintomas de cansaço e proporciona o emagrecimento, pois diminui o apetite. 

Também faço yoga e adquiri o hábito de meditar!! Mas em relação a alimentação eu sou desleixada mesmo. Porém, com tanta indisposição e doença entendi o recado do meu corpo e vou mudar completamente meus hábitos alimentares e de vida. Aguardem! #Projetosaúde


  

domingo, 21 de setembro de 2014

Ansiedade também faz adoecer!

Olá, um bom dia de domingo a todos!


Você deve estar se perguntando o porquê do título deste post. Explico: Esta semana estava me sentindo mal, aliás nas últimas semanas vinha me sentindo extremamente mal e indisposta. De tal maneira que estava me sentindo fraca para fazer coisas habituais do dia a dia, inclusive trabalhar!!! Decidi marcar uma consulta com o médico da família. Resultado? Muitos exames para fazer, vários remédios para tomar e um cardápio que devo seguir. 

Quando comecei a trabalhar deixei de lado alguns hábitos que a duras penas adquiri como beber água, aliás nem estava tomando. Não estava comendo corretamente e quando comia eram comidas pesadas com frituras e gorduras ( que facilmente encontramos por aí). Desde o início do ano tinha perdido peso e no último mês perdi mais ainda. Ao subir na balança do consultório levei um choque porque não imaginava que estava tão magra, eu sabia apenas dos sintomas que ultimamente vinha sentindo. 

- Fraqueza
- Falta de apetite 
- Ansiedade 
- Ao comer sensação de peso na barriga 
- Tontura 
- Mal estar 
- A memória falhava 
- Estresse 

Enfim, uma lista bem extensa. O médico acha que estou com anemia, mas pediu diversos exames para verificar. Assim que fizer todos eu conto aqui 

Onde quero chegar com tudo isso? A minha má alimentação, estresse constante, problemas familiares e principalmente ansiedade constante. Me fizeram adoecer e precisou acontecer tudo isso e um quase desmaio para me dar conta de que o meu corpo estava emitindo sinais claros de que não estava bem emocional e fisicamente. 

Percebi, que eu já vinha com quadros severos de ansiedade desde o início do ano e não fiz nada, não procurei ajuda, ou seja, simplesmente deixei rolar. Mas agora o preço que estou pagando é alto demais. 


Nunca gostei de tomar remédio. Mas agora até remédio para ansiedade tenho que tomar. 


Antes não bebia água direito, agora sinto uma melhora significante quando bebo.


Antes não me alimentava direito, agora após uma pequena refeição, me sinto mal


Me sinto fraca para fazer diversas atividades. Não consigo nem mesmo ficar em pé no trem em todo o percurso.

O que quero dizer com este post é simples. Cuidem-se! Se alimentem bem e adequadamente, pratiquem exercícios físicos, não deixem o estresse dominar o dia de vocês, tomem precações para que a ansiedade não prejudique o funcionamento da mente e corpo de vocês e estejam sempre bem com vocês mesmos. 

Recentemente li em pdf o livro de Augusto Cury, intitulado "Ansiedade - Como enfrentar o Mal do Século" e recomendo a leitura para quem tem este transtorno ou para quem se sente ansioso.

sábado, 13 de setembro de 2014

NOVIDADE

Olá, pessoal!

Tinha o intuito de falar sobre a 1º fonoterapia depois das tão merecidas férias da minha fonoaudióloga, mas não vai dar. Explico: tinha sessão marcada para o dia 11/09 (quinta) como de costume, mas chegando lá descubro que minha sessão tinha sido desmarcada. Com cara de tacho, pois não havia me lembrado que eu tinha desmarcado por problemas de horário


MINHA CARA QUANDO DESCOBRI QUE MINHA 
SESSÃO TINHA SIDO DESMARCADA

Anyway, pensei em outro assunto que para mim era interessante, mas tenho que ler a reportagem primeiro e descobri que tenho trabalho para fazer que eu nem sabia que existia com entrega para HOJE. 

MINHA CARA QUANDO DESCOBRI TINHA
 TRABALHO PARA ENTREGAR HOJE 

Tudo porque ultimamente são tantas atividades e tantas coisas para fazer que fico assim me confundindo e com a vida tão tumultuada

Então surgiu a ideia de propor uma novidade para o blog, mas que precisa da colaboração de vocês.

TAGS!!! Me mandem perguntas relacionadas ao blog: pode ser sobre a minha fonoterapia, sobre a minha estenose, uma história que me marcou por causa da estenose. Enfim, sobre o que quiserem, e eu respondo
Acredito que assim fica legal, pois vamos interagir e eu falo um pouquinho sobre o principal tema do bloguinho! 

Nos próximos dias me mandem suas perguntas através dos comentários e eu vou reunir as top 10 e respondo em forma de post. 

Gostaram? Mandem suas perguntas! Quem sabe assim posso ajudar alguém que está passando pelas mesmas coisas que já passei e por coisas que ainda passo

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O bem que faz a meditação: 5' minutos

Olá, pessoal! Como estão?

Eu sei, eu sei esse blog que no início era para falar sobre a minha estenose está virando um blog sobre qualidade de vida! Mas não se preocupem que eu pretendo trazer assuntos (e muitos) sobre estenose e contando as minhas experiências na fonoterapia, mas enquanto estou de recesso da fono, busco assuntos diversos que norteiam o meu dia. 

Essa semana comecei no yoga e estou amando!!! No principio eu achei que o yoga iria aliviar somente o estresse e ansiedade, mas eu me enganei. O yoga é muito mais amplo e profundo do que isso e irá também me ajudar em vários aspectos. 

Na aula de yoga conheci os benefícios da meditação. Eu achava que a meditação era difícil, mas não é. Mas você precisa focar só no momento, tirar tudo o que está em sua mente. Me apaixonei!!! 

A professora disse que 1 minuto por dia de meditação já trazem benefícios para essa vida caótica que temos. Descobri um aplicativo de celular ótimo (melhor do que o que eu tinha indicado em outro post) que facilita a sua meditação. O app foi desenvolvido pela ONG Mãos Sem Fronteiras visando tornar a meditação acessível para as pessoas e para isso lançou a campanha: 5' Minutos - Eu medito, cujo slogan é: Quando você tem paz, o mundo tem paz".

O aplicativo te dá instruções de como realizar a meditação e o tempo de 5 minutos para meditar e o app fornece a opção de compartilhar a sua meditação via Facebook ou Twitter. Legal, né? Além disso, enquanto você está meditando o app toca uma música instrumental (eu achei linda)



No aplicativo existe a opção do próprio app te lembrar a meditar, conforme o horário que você escolheu.

Obs: É gratuito e fácil de utilizar. Disponível para IOS e Android 

Eu estou amando o app, porque com certeza facilita a minha vida e meditar faz MUITO bem. Me contem a experiência de vocês! 

Fonte: http://www.eumedito.org/