terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Tem uma pedra no meio do caminho mas no meio das pedras sempre tem um caminho

Oiiii, pessoal!

Essa frase do título tem tudo a ver com o post de hoje. Essa frase escutei uma certa vez da minha otorrino e escuto quase sempre da minha fono.

Hoje fui ao otorrino. Acho que já comentei sobre ele em algum post e foi por toda a assistência que ele me deu, entre outras coisas, que hoje o blog existe. Há três semanas atrás estava desesperada com a minha rinite e todos os sintomas que ela me proporciona e resolvi ligar para a minha otorrino, porém, recebi a notícia de que ela está em licença, fiquei mais desesperada ainda. Perguntei para uma amiga que tem o mesmo problema que eu: recebi duas indicações de profissionais mas eu tenho um problema (considerem como quiserem) quando eu gosto de um médico eu tenho a tendência a continuar com o mesmo médico pelo resto da vida. 

Então me lembrei que há alguns anos atrás tinha ido nesse médico (que me indicou a atual otorrino que faço tratamento para a voz, pois ela é especialista em voz) marquei com ele com bastante antecedência e hoje fui a consulta. Para a minha surpresa ele me reconheceu, fez três exames:  nasolaringofibroscopia (o resto fico devendo porque não sei o nome) um no ouvido e outro só pra olhar meu nariz por dentro. Disse que da outra vez que fui ao consultório ele tinha reparado no meu desvio, porém, me disse que desvios como o meu existem em quase todas as pessoas e é um fator bastante importante para obstrução nasal, mas como tenho rinite fica difícil saber quem é o verdadeiro vilão da história. 

Conversei com ele sobre o ar condicionado e sobre como sinto uma piora nos sintomas da rinite quando fico exposta ao ar condicionado. Sabem o que ele me respondeu? É um mal necessário e concordo absolutamente, porém, disse que a temperatura do ar também influência. O ideal para o meu caso é manter em 23º C, no máximo 21ºC, pois meu nariz resseca muito. Me passou dois medicamentos, um eu já conheço, pois usei e confesso que não gostei muito (prefiro o Avamys) o busonid e um comprido. Ah, ele solicitou também um hemograma de Ige total + específico para saber quais as substâncias que me causam alergia. 

Disse que posso continuar usando salsep ou maxidrate para hidratar as vias aéreas quando estiver exposta ao ar condicionado

É sempre bom frisar que todo medicamente deve ser usado com prescrição médica e consultando, pois cada caso é um caso. O que serve para mim pode não servir para vocês. 

Pela primeira vez eu saí de um consultório com a sensação de que meu caso tem solução.Fiquei certa de que não importa o valor que você paga em uma consulta se o profissional é bom valerá cada centavo gasto. De todos os otorrinos que já fui ele foi único que me solicitou o hemograma de Ige, foi o único que ficou bastante tempo analisando cada canto do meu nariz e de uma simpatia e inteligência fora do comum, sabe aqueles preparados? que entende tudo do assunto e perde bastante tempo te explicando o que acontece com o seu nariz?  Preciso dizer mais? Sim, virou meu otorrino número 1 e reparou inclusive na melhora da minha voz!  Super indico para quem é de Poa e região.  

domingo, 18 de janeiro de 2015

Desvio de septo....

Olá, gente!

Todo ano é a mesma coisa, todo ano eu juro a mesma coisa desde que descobri que tenho desvio de septo. Todo ano quando piora a minha rinite eu decido que vou fazer cirurgia, mas sempre acabo desistindo. Por medo, por não saber como vai ser o pós operatório. Todo ano pesquiso na internet sobre como é a cirurgia e procuro sites e blogs de pessoas que já tenham feito a mesma cirurgia (talvez para ter mais confiança), mas acabo não fazendo. 

Mas esse ano é diferente. Nesse ano estou sentindo ainda mais os efeitos desses meus problemas nasais. Talvez porque uso o ar condicionado o dia todo e acaba ressecando e obstruindo as minhas narinas demais. No verão costumo ter uma ou duas crises, mas nesse verão, acredito que estou quase na média do inverno (que para mim é muito pior). Eis que não consigo mais respirar a noite e meu nariz fica constantemente seco o dia inteiro ( isso me dá uma agonia). 

Nas próximas semanas terei consulta com um otorrino e vou tirar todas as dúvidas a respeito da cirurgia. Todos dizem que melhoram e muito depois da cirurgia, que a qualidade respiratória aumenta e consequentemente a qualidade de vida também e fico bastante empolgada com tantos casos bem sucedidos de amigos e conhecidos próximos, mas eu sempre tive um bloqueio com cirurgias, um medo excessivo, sabe assim? 

Já fui na minha otorrino que disse que tinha que fazer tal cirurgia mas isso já faz 2 anos e até agora estou adiando, adiando por puro medo... Aliás, nos últimos anos tenho adiado muitas coisas por medo, por ter um bloqueio. Enfim, quero a opinião de outro médico para saber qual a melhor saída para o meu caso. 

Quem de vocês já fizeram a septoplastia? Como foi? 

Beijos e excelente domingo a todos!  

sábado, 10 de janeiro de 2015

Rinite. Verão. Ar condicionado. Anunciada tragédia!

Oi, people! Como estão?

E mais uma vez, aqui estou eu com meu desespero nasal, com minha rinite em crise, com um desvio de septo que incomoda, em um verão escaldante e obviamente com ar condicionado para amenizar o calorão que está esse RS. Anunciada tragédia! Para mim, a combinação verão, rinite e ar condicionado é uma combinação perigosa que inspira cuidados e que em todos os verões acontece. A questão que muda é que a mudança de temperatura constante a que me submeto não é nada boa para o meu nariz. 

Como moro em uma cidade distinta da que trabalho eu preciso pegar ônibus e trem todos os dias e em muitos ônibus não há ar condicionado tão pouco no trem. No escritório tem ar condicionado. Então todos os dias enfrento o combo: sem ar/ com ar/ sem ar/ com ar e o que é fato é que o ar condicionado é necessário nos dias atuais, porém, resseca demais as minhas pobres e tão mal cuidadas narinas.

Para piorar a situação ainda não consegui agendar com minha otorrino e nem sei se conseguirei. O salsep que utilizava acaba funcionando como uma medida paliativa e para voltar a usar o meu tão amado avamys eu preciso de um diagnóstico médico. Não sei se terei de fazer cirurgia, mas enquanto isso sigo assim... nesse desespero, com o nariz totalmente obstruído, sem conseguir dormir. Alguém aí também está enfrentando problemas parecidos?   



ME ENCONTRO ASSIM 

Dica de fono: Minha fono disse que fazer movimentos circulares (exatamente como o da foto acima) e limpar com soro fisiológico ajuda, mas como disse, para o meu caso funcionam como medidas paliativas e logo volta a obstruir.  

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A primeira fonoterapia do ano!

Olá, queridas (os)!

Ontem foi dia de fonoterapia. Dia de saber das novidades. Dia de conversar muito. Dia de risadas. Dia de sorrisos largos. Ah, a minha primeira fonoterapia do ano foi demais! Como sempre, mas essa com um gostinho especial, sabe assim?

Além dos exercícios habitualmente praticados (exercícios esses que não estou fazendo em casa, admito) são os mesmos exercícios que postei aqui no blog com uma ou outra coisa variando mas igual no modo de realizar. 

Eu não sei se já contei aqui que eu tenho um "problema": a minha língua sai pra "fora" quando falo com palavras com s e z no meio. Um exemplo: assim, estressada, entre outras coisas. E já faz algum tempo que a minha fono tenta consertar esse meu hábito. Eis que agora esse "probleminha" já não está tão evidente, aparente quanto antes, pois os exercícios ajudam bastante. 

Ontem, ela me apresentou uma novidade e eu fiquei bem tentada a comprar para jogar com minhas amigas. Nada mais é do que um jogo de cartas com perguntas pessoais, sabe assim? Esqueci de perguntar o nome mas na próxima sessão eu vou perguntar. 

Funciona assim: é uma carta com perguntas variadas,  como por exemplo, o nome que você gostaria de ter se não fosse o seu. Minha resposta: Helena! (amo demais esse nome), o seu herói favorita. Minha resposta: Mulher maravilha, o que as pessoas acham que eu tenho de irritante. Minha resposta: responder hum, ham e assim por diante ao invés de responder a pergunta que estão me fazendo, algum famoso que admiro. Minha resposta: Gandhi, uma qualidade profissional que tenho. Minha resposta: sou determinada, enfim, são várias perguntas e as que eu me lembro estão expostas aqui. 

Vocês devem estar se perguntando qual o objetivo desse jogo para a minha estenose ou o que tem a ver? Pois bem, com o jogo de cartas eu sou "obrigada" a dar uma resposta e nessa resposta ela analisa como estou falando, me corrigi, demonstra melhor o que ela tem que fazer para mudar algumas coisas, com esse jogo de cartas ela consegue notar como está o meu andamento. E também ela pode me conhecer melhor, eu achei super válido a experiência e quero comprar esse jogo de cartas. 

Um beijo lotado de carinho para todos.