sábado, 30 de agosto de 2014

Filosofia de vida!

Olá, pessoal! Como foi a semana?

Lembram que no início do ano eu disse que traria assuntos diversos? não necessariamente falando sobre voz, mas também em qualidade de vida.

Há algum tempo, eu estou me interessando por yoga, lendo sobre qualidade de vida, meditação e sobre como ter e manter uma alimentação saudável, sobre como ficar menos ansiosa e menos estressada. Desde quando começou esse meu interesse? Não sei ao certo precisar, mas acho que a partir do momento em que percebi que estava ficando cada vez mais estressada, irritada, ansiosa, me alimentando mal e esse conjunto de coisas começaram a fazer mal para a minha saúde como um todo. Desde emagrecer até ficar mais suscetível a desenvolver doenças. 

Foi então que percebi que precisava mudar e acima de tudo me cuidar. Decidi então ir atrás de informações sobre como ter qualidade de vida, qual a alimentação mais adequada, o que teria que evitar, métodos que me deixassem menos ansiosa e consequentemente menos estressada. 

Dentre tantas coisas elegi algumas que irão me auxiliar a ter uma vida mais leve:

  • Vou começar yoga na próxima semana. Assim que começar a sentir os resultados, posto aqui
  • Ler as pílulas de autoestima. A pílula de autoestima foi uma maneira que encontrei de começar o dia bem, com pensamentos positivos e mais leve
Obs: As pílulas de autoestima são textos/frases de efeito que leio todo dia pela manhã! E acreditem funciona. 
  • Alimentação mais saudável. 
  • Acreditar em filosofias de vida. Esses dias, lendo as pílulas de autoestima me deparo com essa frase:

"nada vale a pena se você não estiver feliz"

Pode parecer simples, mas essa pequena frase me fez parar e repensar várias coisas que estão acontecendo na minha vida e me fez perceber que eu estava apegada demais a certas coisas, que estava infeliz mas continuando por pura comodidade. Junto com essa frase a pílula fazia uma pergunta: Se nós buscamos a felicidade a curto prazo, porque nos sujeitamos a viver tristes a longo prazo? E isso me caiu como uma luva! Obrigado, Gabi Chanas. 

Anyway, além dessa filosofia acabei desenvolvendo outra:


"Sinta-se bem, seja bom e faça o bem"

São frases simples mas se levadas a sério, como uma filosofia de vida mesmo, podem mudar e muito a sua vida. É só acreditar! 

  • Terapia. Preciso entender certas coisas que sozinha não consigo encontrar as respostas. Quero entender como funciona a minha mente e porquê de pesamentos tão negativos e destrutivos que estão me fazendo tão mal emocional e fisicamente. 
Acredito que com esses hábitos que adquiri e mudanças de pensamento a vida vai se tornando mais leve e mais fácil. 

Quais os hábitos que vocês possuem? O que torna sua vida melhor?

Bom final de semana e que a semana que vem seja divina! 




sábado, 16 de agosto de 2014

Qualidade de vida!

Olá, bom dia! Saturday!!!

Hoje é um dia de descanso para mim e para muita gente. Especialmente se o dia de ontem foi punk como o meu.

Geralmente é no sábado que recarregamos as energias, que descansamos da semana lotada de trabalho e de compromissos. É um dia para podermos relaxar, para fazer as atividades que mais gostamos e para estar com pessoas queridas. No post de hoje, eu não vou falar sobre voz e rinite, mas sim, sobre qualidade de vida. 

Atualmente com a nossa vida cada vez mais corrida e cheia de compromissos inadiáveis, o que nos falta cada vez mais é a tão falada, mas também, tão distante qualidade de vida. Pensa aí. Durante a semana quais atividades você faz que realmente lhe dão prazer? Durante a semana tem algum momento do dia em que você consegue relaxar? Você fica angustiado por não ter feito alguma coisa durante a semana? Com que frequência você fica ansioso? Você sente alguma dor durante a semana?
Bom, eu sempre fui uma pessoa muita ansiosa e essa ansiedade toda está me fazendo muito mal. Tanto emocionalmente como fisicamente. Desde que comecei a trabalhar me sinto cada vez mais cansada, indisposta, e com dores constantes de cabeça e muita, mas muita dor nas costas. Minha cabeça não para um minuto de pensar, eu tenho a necessidade de me encher de trabalho para não ficar pensando, para me ocupar e também sentir que estou sendo útil de alguma forma. Mas com esse excesso de trabalho e cobrança eu estou me sentindo cada vez mais ansiosa, com dor e extremamente cansada... como se não bastasse tudo isso eu estou com uns apagões de memória que me atrapalham para desempenhar as minhas atividades no trabalho. 

Li na internet que a yoga é ótima para quem tem ansiedade e para quem quer se livrar do estresse que a rotina caótica ocasiona. 



Não parar um minuto mesmo quando o corpo não está em movimento é um quadro de ansiedade. A mente não desacelera e os pensamentos e preocupações vão tomando conta sem dar descanso algum. Para enfrentar esse problema comum da modernidade não é incomum os médicos sugerem um remédio bem longe da alopatia: a ioga. “A ansiedade gera sintomas de sofrimento, como a dificuldade para lidar com a espera, irritabilidade, tremores, angústia, pensamentos distorcidos e constantes sensações de que nada dará certo”, enumera Frederico Augusto Marcondes Facchini . Daí a explicação para as famosas dores de cabeça, nas costas, a gastrite e outros tantos outros males provenientes da agitação sem fim. 
“Por meio da prática da ioga a pessoa é estimulada a modificar a respiração e a se concentrar somente no corpo e no presente, fazendo com que as preocupações sejam esquecidas”, afirma a profissional, formada pelo Instituto de Yoga Narayana e com especialização na Índia.
E é justamente no aprendizado de controlar a respiração com a ioga que está o segredo para combater a ansiedade.
Estou pensando em fazer yoga, além de todos esses benefícios certamente me ajudará a dar um fim na dor nas costas. Mas se você não tem tempo para praticar yoga ou ir a um psicólogo, esta semana procurando pela internet alguma alternativa bacana para me fazer aliviar esse estresse descobri que existem vários aplicativos que te ajudam a relaxar através da meditação e também que te auxiliam a ter uma boa noite de sono. Ah, uma boa noite de sono é revigorante! Dentre tantos apps eu gostei de um chamado Calm. O Calm é um aplicativo que se propõe a te fazer meditar, dormir e relaxar. Você clica na opção meditar e tem tempos de 2 min, 10 min, 15 min e além disso, o app disponibiliza imagens da natureza e músicas calmas enquanto você faz a sua meditação. Demais, né? 
Obs: o app está disponível para IOS e Android. Até onde sei para iPhone ele é gratuito.
Espero que tenham gostado das dicas! 

Fonte: http://saude.ig.com.br/bemestar/saudealternativa/ioga+uma+arma+contra+a+ansiedade/n1237853892397.html

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Aviso importante!!!

Olá pessoal, bom dia!

Li uma noticia que me deixou chocada e perplexa. Cada vez mais estou chocada com as noticias de adulterações de alimentos. Só nesta semana foi o leite, o toddynho e agora a água que é tão necessária para o nosso organismo, voz e para se ter uma qualidade de vida maior. 

A informação é do Jornal Zero Hora e está confirmada. Fico pensando onde vamos parar e o que poderemos consumir sem ter aquela pulga atrás da orelha. Eu não tomo leite já tem muitos anos, não consumo porque não gosto mas agora com tantas noticias sobre isso eu nunca mais tomo leite de vaca. De amêndoas sim, pois é o mais indicado para quem tem alergia. 

Enfim, a noticia diz que a Anvisa proibiu a venda do lote 32966047S1 com validade em 23/10/2014 do produto água mineral natural da marca São Lourenço. E foi publicado no Diário Oficial da União 

A água DESTE lote está com bactéria Pseudomonas aeruginosa acima do limite estabelecido na legislação sanitária no lote. 

Segundo o Departamento de Química da Universidade de São Paulo (USP), a bactéria atinge principalmente os pulmões de pessoas que apresentam imunidade baixa.  

Vocês entendem agora o motivo da minha perplexidade? Eu parei de tomar refrigerante por acreditar que faz a mal a saúde (e faz) e passei a tomar só água e uma das marcas de água que mais consumo é a São Lourenço, mas agora vou tomar mais cuidado. Não digo que não consumirei mais essa água porque eu gosto, mas prestarei mais atenção. 

E eu achando que um dos alimentos mais seguros para ser consumido era a água. Só podem estar de sacanagem, né? Até a água, onde vamos parar? 

Repasso a noticia para que possam verificar o lote contaminado, caso o tenham. O objetivo não é deixar vocês em pânico e sem consumir água ou esta marca. Eu continuarei tomando, inclusive essa água dessa marca porque gosto. 

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2014/08/anvisa-proibe-venda-de-lote-de-agua-mineral-4575917.html

domingo, 10 de agosto de 2014

Curso de comunicação competente: continuação!

No início do curso ela pediu para que escrevêssemos os nossos nomes e no verso da folha o nome ocupando toda folha e que pensássemos em características que nos definiam ou que as pessoas que convivem conosco dizem que possuímos. Como uma característica eu coloquei DETERMINADA e quem me conhece sabe que sou. Enfim, cada um colocou uma coisa e assim logo de cara já ficamos nos conhecendo melhor.
 Na segunda dinâmica tínhamos que contar um conto sobre nós, viagens que fizemos ou qualquer outra coisa. E para isso nos preparar com o colega do lado. Nós tínhamos 5 minutos para escrever e 3 minutos para apresentar. Eu escolhi me apresentar e contar um pouquinho dessa minha nova fase no trabalho e de como é importante a voz no ambiente em que atuo. 

No curso cada um falou um pouco de sua história ou alguma coisa boa que tenha acontecido em suas vidas. O legal do curso, além das dinâmicas e da excelente profissional foi o de conhecer outras pessoas com personalidades, qualidades, experiências, histórias de vida e carreiras totalmente diferentes. Ok, haviam três professores mas cada um em sua área. 

Conheci pessoas com limitações e dificuldades piores que as minhas. Eu que sempre acreditei (e acredito) que por ter estenose sempre teria uma limitação, que por ter estenose nunca conseguiria gritar ou cantar, que por ter estenose sempre teria que me justificar para as pessoas ou ser alvo de piadinhas. Talvez, mas só talvez, eu ainda pense assim. Mas ontem descobri que não sou só eu que tenho dificuldades e limitações, descobri que as limitações que possuo não são as piores do mundo como eu julgava ser, descobri que com a fonoterapia estou melhor do que imaginava, descobri que a minha voz combina com uma das minhas maiores qualidades: ser meiga. Descobri que eu tenho potencial, mas só preciso acreditar em mim, descobri por fim que eu não sou o patinho feio, com a voz feia que imaginava ter. 

O curso foi maravilhoso em todos os aspectos, foi o melhor curso que já fiz na minha vida, fiquei positivamente surpreendida com tudo que aprendi e ouvi. Com toda certeza sai do curso mais leve, mais confiante, mais segura e conheci pessoas encantadoras e humildes todos dispostos a aprender mais. Todos ali apesar das suas dificuldades de falar em público se entregaram a dinâmica, não tiveram medo de se expor e aproveitamos cada segundo desse curso d-i-v-i-n-o que recomendo para todos, pois vale muito a pena. Vou lembrar de todas as dicas, das palavras incentivadoras de cada um e lembrar que se eu acreditar mais em mim eu posso.  


                              Ganhamos essa pasta antes de iniciar o curso. Com folhas A4, caneta e com versos e                                    frases para fazer os exercícios que ela nos passou durante o curso. 

Fizemos os exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal com eles. A rolha de silicone (que sou apaixonada) é ótimo para voz e o que parece ser dois canudinhos, na verdade, são para a respiração. Já ensinei como utilizá-los neste post: Clique aqui

"Para uma boa comunicação é preciso escutar. Escutar é tão importante quanto falar. Escute a sua voz!"


Enfim, espero que tenham gostado do post, assim como, eu amei fazer o curso. Super recomendo para quem quer fazer e é de Porto Alegre ou região. Caso queiram saber mais informações comentem nos posts. Mas acredito que só haverá outro em outubro, pois minha fonoaudióloga entrará em férias! 



Curso de comunicação competente!

Olá, bom dia a todos! Happy father's day para todos os homens comuns que se sobressaem para serem os nossos super heróis.

Anyway... No sábado fiz um curso de comunicação competente: voz, dicção e oratória ministrado por nada menos do que a minha fonoaudióloga. Na quinta fui fazer a minha fonoterapia e ela me comentou que ministraria esse curso no sábado e que seria ótimo para mim, pois sou muito tímida e o curso me ajudaria com problemas que enfrento como o medo de falar em público e de me expor.

Agradeci a gentileza e o incentivo dela mas não estava 100% confiante de que faria o curso justamente por medo de me expor e ter que falar para pessoas que até então eu não conhecia. Pensei nessa minha dificuldade, na minha voz soprosa e ainda por cima rouca. Enfim, como de costume coloquei mil empecilhos que me diziam para não realizar esse curso. 

Na sexta- feira pela manhã criei coragem e me inscrevi apesar de todo medo e insegurança de não saber como seria essa dinâmica, mas decidi que precisava saber como enfrentar essas minhas limitações e foi a melhor escolha da minha vida ever. 

O curso tinha partes teóricas para entender a anatomia da laringe e diversas outras coisas,  mas também muitas dinâmicas. O grupo composto por 7 pessoas (número pequeno pois tinha dinâmica) começou inseguro e observador diante da primeira dinâmica, mas terminou o curso como eu mesma citei no final: como uma família. 

O curso tinha carga horária de 8h. Começou as 9h e terminou as 17h e possuía os seguintes programas: 
  • Noções básicas da fisiologia da voz falada e hábitos saudáveis para o desenvolvimento da voz.  
  • A relação do corpo, gestos e a voz na expressividade da palavra. 
  • A emoção pela palavra, empatia e sintonia com o público.
  •  Respiração e voz nas diferentes situações de comunicação. 
  • Ritmo da fala, pausas e silêncio como recurso na dinâmica da oratória.
  • Dicção e oratória-relação precisa para o sucesso do discurso.
  • Estética facial na expressividade da jovialidade da face, da voz e da imagem.
  • Exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal para o uso da voz profissional.
  • Resistência vocal/como prevenir o envelhecimento vocal.
  • Comunicação competente para falar em apresentações orais, entrevistas de trabalho, falar em público, falar de improviso, fazer um discurso.
  • Avaliação das vozes dos participantes no início e final do curso. 
Como vocês podem perceber o curso abordava diversos aspectos importantes para ter uma comunicação efetivamente competente e com várias dinâmicas o que tornou o curso interessantíssimo do início ao fim e que nos possibilitou perder a vergonha e o medo de falar em público, assim como, entender como se dá o processo da voz na nossa laringe.

---> para não ficar um post muito extenso eu vou colocar em dois posts.  




quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Bom dia....

Bom dia para você que acordou rouca. 

Bom dia para você que está a quase uma semana rouca. 

Bom dia para você que tem que se esforçar para falar. 

Bom dia para você que prefere não falar porque a garganta dói absurdamente. 

Bom dia para você que no trabalho tem que atender o telefone e a pessoa que está do outro lado da linha não consegue te ouvir adequadamente. 

Bom dia para você que está rouca e com dor e mesmo assim se esforça ao máximo para falar. 

Bom dia para você que tem que falar em público na sala de aula com a voz rouca e extremamente baixa. 

Bom dia para você que foi convidada para um lançamento na sexta-feira, mas está com vergonha de comparecer por causa da voz. 

Bom dia para você que tem fonoterapia amanhã e como se não bastasse a voz ainda está tossindo.

Bom dia para você que acordou e descobriu que só terá uma fonoterapia esse mês, pois sua fono vai tirar férias (muito merecidas). 

Bom dia para você que está sem otorrino e com rinite em pleno inverno. 

Bom dia para você que não dormiu bem porque estava tossindo e com nariz obstruído. 

Enfim, bom dia. Espero sinceramente que seu dia seja infinitamente melhor do que o meu! 

sábado, 2 de agosto de 2014

Mudança de temperatura e rouquidão

Olá, bom dia!

Ontem a noite vi um vídeo na internet de uma entrevista que a minha fonoaudióloga deu para uma emissora local a TVCOM. O programa abordava sobre as mudanças de temperatura e o impacto que isso gera para a nossa saúde vocal causando principalmente rouquidão.

Para a minha surpresa hoje eu acordei rouca e eu pretendo seguir as dicas que a minha fono deu no programa.

No programa ela falou que no inverno pessoas que tem rinite compromete a projeção da voz.

Como evitar a rouquidão:


  • Tendo hábitos saudáveis. 
  • Se hidratando. Mas ATENÇÃO: A hidratação tem que ser feita ao longo do dia!! não adianta nada tomar dois/ três copos de uma vez para se livrar logo. Lembre-se: o recomendado são 2l de água o equivalente a 8 copos. 
  • Manter uma alimentação saudável.
  • Ter uma boa noite de sono. 
  • Exercícios físicos.
  • Exercícios para a voz, como por exemplo, de aquecimento vocal. 
Ex: exercício de vibração de lábio ou língua.

MAÇÃ E GENGIBRE REALMENTE RESOLVEM? 

O gengibre funciona como anestésico. O gengibre alivia e por trazer um alivio as pessoas usam a voz com mais força e consequentemente a voz vai aparecer mais. Porém, isso pode trazer consequências.

Já a maçã auxilia na secreção, na articulação e na precisão das palavras.

Mas ATENÇÃO: A maçã, o gengibre e a hidratação não vão diminuir ou resolver a rouquidão, mas sim, ajudam a EVITAR a rouquidão (e não durante o processo). É importante ao estar com um quadro de rouquidão avaliar com um profissional. 

IMPORTANTE: Se você estiver com rouquidão por 15 dias ou mais procure um profissional para verificar o que está acontecendo. 

Se você quiser ver o programa na íntegra:  http://videos.clicrbs.com.br/rs/tvcom/video/tvcom-tudo-mais/2014/07/tvcom-tudo-mais-saiba-quais-cuidados-que-deve-ter-com-voz/89286/

Obs: Estou orgulhosa da minha fono pelo trabalho lindo que ela desempenha com tanta dedicação e carinho. Bem que dizem que quando se trabalha com o que gosta o sucesso é consequência. Desejo tudo de mais maravilhoso que a vida possa proporcionar para ela.