sábado, 2 de agosto de 2014

Mudança de temperatura e rouquidão

Olá, bom dia!

Ontem a noite vi um vídeo na internet de uma entrevista que a minha fonoaudióloga deu para uma emissora local a TVCOM. O programa abordava sobre as mudanças de temperatura e o impacto que isso gera para a nossa saúde vocal causando principalmente rouquidão.

Para a minha surpresa hoje eu acordei rouca e eu pretendo seguir as dicas que a minha fono deu no programa.

No programa ela falou que no inverno pessoas que tem rinite compromete a projeção da voz.

Como evitar a rouquidão:


  • Tendo hábitos saudáveis. 
  • Se hidratando. Mas ATENÇÃO: A hidratação tem que ser feita ao longo do dia!! não adianta nada tomar dois/ três copos de uma vez para se livrar logo. Lembre-se: o recomendado são 2l de água o equivalente a 8 copos. 
  • Manter uma alimentação saudável.
  • Ter uma boa noite de sono. 
  • Exercícios físicos.
  • Exercícios para a voz, como por exemplo, de aquecimento vocal. 
Ex: exercício de vibração de lábio ou língua.

MAÇÃ E GENGIBRE REALMENTE RESOLVEM? 

O gengibre funciona como anestésico. O gengibre alivia e por trazer um alivio as pessoas usam a voz com mais força e consequentemente a voz vai aparecer mais. Porém, isso pode trazer consequências.

Já a maçã auxilia na secreção, na articulação e na precisão das palavras.

Mas ATENÇÃO: A maçã, o gengibre e a hidratação não vão diminuir ou resolver a rouquidão, mas sim, ajudam a EVITAR a rouquidão (e não durante o processo). É importante ao estar com um quadro de rouquidão avaliar com um profissional. 

IMPORTANTE: Se você estiver com rouquidão por 15 dias ou mais procure um profissional para verificar o que está acontecendo. 

Se você quiser ver o programa na íntegra:  http://videos.clicrbs.com.br/rs/tvcom/video/tvcom-tudo-mais/2014/07/tvcom-tudo-mais-saiba-quais-cuidados-que-deve-ter-com-voz/89286/

Obs: Estou orgulhosa da minha fono pelo trabalho lindo que ela desempenha com tanta dedicação e carinho. Bem que dizem que quando se trabalha com o que gosta o sucesso é consequência. Desejo tudo de mais maravilhoso que a vida possa proporcionar para ela.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário