Anyway... No sábado fiz um curso de comunicação competente: voz, dicção e oratória ministrado por nada menos do que a minha fonoaudióloga. Na quinta fui fazer a minha fonoterapia e ela me comentou que ministraria esse curso no sábado e que seria ótimo para mim, pois sou muito tímida e o curso me ajudaria com problemas que enfrento como o medo de falar em público e de me expor.
Agradeci a gentileza e o incentivo dela mas não estava 100% confiante de que faria o curso justamente por medo de me expor e ter que falar para pessoas que até então eu não conhecia. Pensei nessa minha dificuldade, na minha voz soprosa e ainda por cima rouca. Enfim, como de costume coloquei mil empecilhos que me diziam para não realizar esse curso.
Na sexta- feira pela manhã criei coragem e me inscrevi apesar de todo medo e insegurança de não saber como seria essa dinâmica, mas decidi que precisava saber como enfrentar essas minhas limitações e foi a melhor escolha da minha vida ever.
O curso tinha partes teóricas para entender a anatomia da laringe e diversas outras coisas, mas também muitas dinâmicas. O grupo composto por 7 pessoas (número pequeno pois tinha dinâmica) começou inseguro e observador diante da primeira dinâmica, mas terminou o curso como eu mesma citei no final: como uma família.
O curso tinha carga horária de 8h. Começou as 9h e terminou as 17h e possuía os seguintes programas:
- Noções básicas da fisiologia da voz falada e hábitos saudáveis para o desenvolvimento da voz.
- A relação do corpo, gestos e a voz na expressividade da palavra.
- A emoção pela palavra, empatia e sintonia com o público.
- Respiração e voz nas diferentes situações de comunicação.
- Ritmo da fala, pausas e silêncio como recurso na dinâmica da oratória.
- Dicção e oratória-relação precisa para o sucesso do discurso.
- Estética facial na expressividade da jovialidade da face, da voz e da imagem.
- Exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal para o uso da voz profissional.
- Resistência vocal/como prevenir o envelhecimento vocal.
- Comunicação competente para falar em apresentações orais, entrevistas de trabalho, falar em público, falar de improviso, fazer um discurso.
- Avaliação das vozes dos participantes no início e final do curso.
Como vocês podem perceber o curso abordava diversos aspectos importantes para ter uma comunicação efetivamente competente e com várias dinâmicas o que tornou o curso interessantíssimo do início ao fim e que nos possibilitou perder a vergonha e o medo de falar em público, assim como, entender como se dá o processo da voz na nossa laringe.
---> para não ficar um post muito extenso eu vou colocar em dois posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário