domingo, 10 de agosto de 2014

Curso de comunicação competente: continuação!

No início do curso ela pediu para que escrevêssemos os nossos nomes e no verso da folha o nome ocupando toda folha e que pensássemos em características que nos definiam ou que as pessoas que convivem conosco dizem que possuímos. Como uma característica eu coloquei DETERMINADA e quem me conhece sabe que sou. Enfim, cada um colocou uma coisa e assim logo de cara já ficamos nos conhecendo melhor.
 Na segunda dinâmica tínhamos que contar um conto sobre nós, viagens que fizemos ou qualquer outra coisa. E para isso nos preparar com o colega do lado. Nós tínhamos 5 minutos para escrever e 3 minutos para apresentar. Eu escolhi me apresentar e contar um pouquinho dessa minha nova fase no trabalho e de como é importante a voz no ambiente em que atuo. 

No curso cada um falou um pouco de sua história ou alguma coisa boa que tenha acontecido em suas vidas. O legal do curso, além das dinâmicas e da excelente profissional foi o de conhecer outras pessoas com personalidades, qualidades, experiências, histórias de vida e carreiras totalmente diferentes. Ok, haviam três professores mas cada um em sua área. 

Conheci pessoas com limitações e dificuldades piores que as minhas. Eu que sempre acreditei (e acredito) que por ter estenose sempre teria uma limitação, que por ter estenose nunca conseguiria gritar ou cantar, que por ter estenose sempre teria que me justificar para as pessoas ou ser alvo de piadinhas. Talvez, mas só talvez, eu ainda pense assim. Mas ontem descobri que não sou só eu que tenho dificuldades e limitações, descobri que as limitações que possuo não são as piores do mundo como eu julgava ser, descobri que com a fonoterapia estou melhor do que imaginava, descobri que a minha voz combina com uma das minhas maiores qualidades: ser meiga. Descobri que eu tenho potencial, mas só preciso acreditar em mim, descobri por fim que eu não sou o patinho feio, com a voz feia que imaginava ter. 

O curso foi maravilhoso em todos os aspectos, foi o melhor curso que já fiz na minha vida, fiquei positivamente surpreendida com tudo que aprendi e ouvi. Com toda certeza sai do curso mais leve, mais confiante, mais segura e conheci pessoas encantadoras e humildes todos dispostos a aprender mais. Todos ali apesar das suas dificuldades de falar em público se entregaram a dinâmica, não tiveram medo de se expor e aproveitamos cada segundo desse curso d-i-v-i-n-o que recomendo para todos, pois vale muito a pena. Vou lembrar de todas as dicas, das palavras incentivadoras de cada um e lembrar que se eu acreditar mais em mim eu posso.  


                              Ganhamos essa pasta antes de iniciar o curso. Com folhas A4, caneta e com versos e                                    frases para fazer os exercícios que ela nos passou durante o curso. 

Fizemos os exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal com eles. A rolha de silicone (que sou apaixonada) é ótimo para voz e o que parece ser dois canudinhos, na verdade, são para a respiração. Já ensinei como utilizá-los neste post: Clique aqui

"Para uma boa comunicação é preciso escutar. Escutar é tão importante quanto falar. Escute a sua voz!"


Enfim, espero que tenham gostado do post, assim como, eu amei fazer o curso. Super recomendo para quem quer fazer e é de Porto Alegre ou região. Caso queiram saber mais informações comentem nos posts. Mas acredito que só haverá outro em outubro, pois minha fonoaudióloga entrará em férias! 



4 comentários:

  1. olá, eu gostaria de saber quais as medidas desta rolha de silicone. e em que loja encontrá-la. meu email: ferida.cicatriz@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Imagina! Espero ter te ajudado.
      Deve ter havido algum engano, vou tentar solucionar isso. Mas a rolha de silicone que aparece no post é a mesma que te enviei por e-mail

      Excluir