terça-feira, 11 de junho de 2013

Como tudo aconteceu

Oi, gente! Vou contar tudo o que aconteceu e como desenvolvi estenose. Tentarei resumir a história porque é longa!


Nasci prematura de 6 meses, com exatamente 24 semanas e devido à algumas limitações fiquei na incubadora por um tempo prolongado onde tinha uma sonda para me alimentar. Esta sonda danificou as minhas pregas vocais (ou cordas). Não sei exatamente quando desenvolvi essa doença e minha mãe nunca tinha notado nada de diferente, mas quando eu aprendi a falar ela notou que a minha voz era praticamente inexistente e me levou a uma fonoaudióloga, e que segundo minha mãe, me indicou tratamento cirúrgico, mas minha mãe não deixou porque eu era muito nova na época e a cirurgia tinha algum risco. Enfim, passei anos com esse problema e até me acostumei com minha voz, mas era difícil e cansativo ter que falar para as pessoas o porquê da minha voz ser assim, quando nem eu mesma sabia. Quando entrei na faculdade, uma professora me questionou o porquê do tom da minha voz ser tão baixo e mais uma vez não sabia o que dizer e desde então, minha vida mudou, porque percebi que eu tinha que tomar uma atitude, até porque eu sou aluna de comunicação e voz é fundamental para quem faz comunicação. Fui à otorrino que me diagnosticou com estenose (no meu receituário está descrito como: Apresenta estenose/ mobilidade interaritenóidea, redução de abertura glótica) e a mesma me orientou, me indicou e encaminhou para a fono. Espero que o meu relato tenha servido para muitas pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário