A estenose é a obstrução (fechamento) da região interna de qualquer órgão oco, como por exemplo, a laringe. Pode ser benigna quando ocorre devido à formação de um processo cicatricial para dentro da via aérea e que evolui para o fechamento parcial ou total de sua luz, impedindo que o ar consiga passar através do local. A estenose é classificada conforme a sua localização e o grau de obstrução de sua luz. Cada tipo terá um tratamento mais adequado.
- Estenose da região subglótica da laringe (nível localizado abaixo das pregas vocais)
Essa é a região da laringe que mais comumente pode apresentar uma estenose pós-intubação (especialmente em recém-nascidos e em crianças)
Quando suspeitar:
Quando apresentar dificuldade em puxar e soltar o ar (inspirar e expirar) associado a um estridor (barulho, chiado) na garganta. Pode estar presente também a tosse seca com ou sem secreções ou mesmo algum grau de alteração na voz (depende em que local está a estenose).
QUAL A MAIOR INOVAÇÃO PARA TRATAR ESSA DOENÇA?
A maior inovação está nas formas de abordagem dessa doença e na técnica cirúrgica (maneira como a cirurgia é feita) empregada pelo cirurgião. As discussões em torno dessas técnicas se dão em congressos médicos.
- É importante ressaltar que o objetivo desse post é o de esclarecer sobre a doença e vale ressaltar também que os sintomas e o tratamento dependem de que região da laringe está sendo afetada pela estenose. Portanto, se você acha que tem algo de "diferente" acontecendo na sua laringe, procure um médico otorrinolaringologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário