sábado, 15 de junho de 2013

Exercícios

Pessoal, conforme eu tinha comentado no outro post, falarei sobre os exercícios vocais que faço.
Antes de tudo, é importante dizer que os alongamentos e exercícios que faço são específicos para a minha doença e são recomendados pela minha fono, de acordo com as necessidades que tenho. 
  • Os exercícios devem ser feitos várias vezes por dia! 

Para começar é importante fazer alongamentos primeiro!
No meu caso, eu faço os que descreverei abaixo:

  • alongamentos cervicais – rodar os ombros para trás – 10x
  • cabeça para frente e para trás
  • para a boca: abrir e fechar a boca 5x 
Feito isso, agora pode-se começar o exercício. Eu sigo instruções da minha fono, através de exercícios que faço no consultório dela e que ela gentilmente transcreveu em um papel para mim (bem parecido com receituário) e ela também me emprestou os “instrumentos” que utilizo para realizar os exercícios.

  • Inspirar e soltar fazendo:
Ch..........................
Juuuuu.....................
Jiiiiiiii e todas as vogais 

  • vibrar a língua fazendo
RRRRRRRRRRRRRRRR
RUUUUU
ROOOO e todas as vogais 

  • Encher a bochecha de ar e soltar com plosão fazendo

bu
bi
be
ba
pa
pe
pi
po
pu 

(um de cada vez)

  • Segurar a língua no céu da boca 
  • Segurar a língua no assoalho da boca fazendo: se, sa, si, so, su (um de cada vez)
Outros exercícios que costumo fazer e que são meus preferidos! 

Este "instrumento" parecido com um palito de pirulito (ao menos me faz lembrar) e que não sei o nome, eu coloco na boca e assopro, fazendo barulho com a garganta 
   
Já esse "instrumento" é uma rolha, em que a parte mais grande eu coloco entre os dentes. Mas atenção! não é toda a rolha e sim, a pontinha dela e geralmente, eu canto a música 'Como uma onda no mar' do Lulu Santos e ajuda muito! A música foi sugestão da minha fono, durante uma sessão e desde então, só faço o exercício com essa música 

Para facilitar a explicação!


E para terminar:

Esse é um dos exercícios que mais me ajudam na respiração e graças a esses tubos minha respiração está melhor! O tubo grande é meu e não é parecido com o que a minha fonoaudióloga tem, mas serve também e é fácil de ser encontrado. Já o tubinho, que está dentro do tubo grande, foi minha fono que emprestou, aliás os "instrumentos" anteriores também. 
Continuando, no tubo grande eu coloco água até a metade ou um pouquinho mais que a metade e com o tubinho eu assopro. Vocês vão observar que vai formar bolhas e que vai cair um pouco de água e isso deve acontecer, é sinal de que está certo. Portanto, faça em um local adequado ou então coloque um pano em baixo. 

Qualquer dúvida é só comentar! E é importante ressaltar, que os exercícios que eu faço são específicos para a minha doença. Então, caso você esteja pensando em fazer, antes procure um fonoaudiólogo!  

























































2 comentários:

  1. Qual o tamanho da rolha? comprei a numero 8 (21x26x32) e achei grande. é isso mesmo? (ferida.cicatriz@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Como disse eu ganhei da minha fono, então não sei informar o tamanho que ela tem. Mas existem rolhas de diversos tamanhos, se vc não se adaptou tenta tamanhos menores.

    ResponderExcluir