quinta-feira, 24 de julho de 2014

O Avamys funciona!

Olá pessoal, boa noite. 

Esta semana está bem corrida pois estou estagiando, porém, mesmo com tanto cansaço quis dar uma olhadinha no blog e me deparei com uma surpresa MARAVILHOSA! 

No dia 6 de julho do ano passado eu postei Clique aqui comentando sobre a minha experiência com o remédio Avamys (o melhor que já usei até hoje). No dia em que escrevi o post só queria comentar da minha experiência com esse medicamento mas nunca imaginei que hoje ele teria 1010 visualizações. 

Isso me levou a refletir: 1. O Avamys realmente é eficiente 2. O número de pessoas com rinite é maior do que eu pensava 3. As pessoas buscam informações, mas também buscam por resultados satisfatórios

Estou super feliz que em 1 ano o post teve 1010 visualizações e também porque de alguma forma a postagem contribuiu para que 1010 pessoas pudessem ter uma qualidade de sono e de vida maior. Acredito que atingi o objetivo principal que é o de relatar as minhas experiências positivas e poder ajudar nem que seja a 1 pessoa. 

OBS: Só para lembrar que eu contei a minha experiência e que foi boa para mim, porém, varia de caso para caso. Então procurem um otorrinolaringologista, pois ele saberá indicar o medicamento específico para cada caso.  


terça-feira, 22 de julho de 2014

Dia de fono! Auto-estima também é tudo

Olá, pessoal! Boa tarde.

Hoje para variar foi dia de fonoterapia. Como em todas as sessões os exercícios são os mesmos que já postei vááárias vezes por aqui. O que diferencia talvez é que o exercício que faço com a rolha ela sempre procura variar os poemas/ versos/ frases 'dificultando' ou dando um nível de dificuldade ainda maior.

Quando comecei os exercícios com a rolha era só pra mim cantar ou ler versos/ frases/ poemas com a rolha entre os dentes, porém atualmente, além disso depois que eu tiro a rolha tenho que ler tudo de novo e tentar não respirar tanto (o que pra mim é difícil). Hoje ela usou uma frase que me define bem: "tu é viciada em respirar" juro que até então nunca tinha parado pra pensar, ou melhor, observar e é a mais pura verdade. 

Para explicar melhor: eu não consigo ler uma frase sem parar para respirar. Porque faço isso? Achei que tivesse a ver com a estenose, mas pelo visto, eu estava errada e o que era um hábito se tornou um vício. 

Coisas que tenho que melhorar segundo a fono:

  • A respiração. 
  • E 'controlar' a minha língua para que ela não venha entre os dentes e não dificulte a minha comunicação. (eu acho que em relação a isso estou BEM melhor do que antes, mas preciso melhorar).
Segue abaixo o poema de Alphonsus de Guimarães (com este poema fiz o exercício da rolha): 


Ismália
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…
E como um anjo pendeu
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…

Como vocês podem perceber o poema se trata de uma mulher chamada Ismália que se suicidou. Quando minha fono comentou que era triste por este motivo eu fiquei pensando em várias coisas, principalmente porque estou com a auto-estima baixa, mas para minha surpresa ela percebeu e me disse coisas lindas que só me fizeram bem e que eu precisava ouvir. Só tenho a agradecer por esse dom que ela tem de saber o que estou sentindo e das palavras de conforto e incentivo que diariamente ela me dá.
Isso só  me fez pensar e perceber que cada vez mais quero estar cercada por pessoas que me entendam, que me animam, que me incentivam, que me façam sentir leve e que me façam bem e cada vez menos perto de pessoas destrutivas e com pensamentos negativos. Percebo que estou cada vez mais seletiva e talvez, mas só talvez, por isso hoje eu esteja mais feliz do que ontem. 

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Mitos e verdades

Olá, gente! O inverno está aí e com ele sempre surgem algumas dúvidas sobre o que é mito e o que é verdade. 

Para mim, o grande ponto entre o mito e a verdade e que existe um pouquinho de verdade é que devemos manter o equilíbrio, ou seja, não muito e nem tão pouco. Segue abaixo alguns mitos que temos: 

1. Não preciso beber tanta água porque suo menos: MITO 


A necessidade de hidratação dos tecidos segue a mesma, principalmente por que é necessário que circule no nosso organismo uma quantidade de água suficiente para manter o funcionamento de órgãos e a liberação de toxinas. A diurese aumenta, compensando a diminuição da perda pelo suor.

2. Tomar sorvete pode causar gripe ou dor de garganta: MITO 


O resfriamento provocado por esses alimentos não é suficiente para favorecer a ação do vírus da gripe. O resfriamento do corpo, com consequente baixa de temperatura corporal (quando não nos agasalhamos bem ou entramos em ambientes mais frios abruptamente) é o que deve ser evitado.

OBS: Frequentemente escutamos da nossa vó ou mãe que tomar sorvete no inverno causa esses sintomas. Para mim, só confirmou o que já sabia! Esses dias antes de ir para a fonoterapia passei numa Boutique de Sorvete (sim, isso existe) que fica perto do local onde realizo as sessões (eu sou apaixonada pelos sorvetes, pelo local e principalmente pelas atendentes que são queridas) e tomei um sorvete de mascarpone com frutas vermelhas e a atendente me disse que muitas pessoas deixam de frequentar a boutique no inverno justamente por acreditarem nesse mito. 

3. Beber água quente em jejum queima gordura e beber água gelada faz o corpo trabalhar mais, com isso, acaba gastando mais caloria: MITO 


Em nenhum momento a água quente provocará uma necessidade de acesso ao tecido de gordura, queimando-a. A gordura é acessada para repor energia e manter a temperatura corporal em função da temperatura ambiente. A água, independente da temperatura, não promove essa bioquímica.


Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/bem-estar/noticia/2014/07/confira-mitos-e-verdades-sobre-como-cuidar-da-alimentacao-no-inverno-4553572.html



domingo, 13 de julho de 2014

Decisão!

Boa tarde, gente! Bom domingo a todos e bom final de Copa também. GO GERMANY!!!

A decisão que tomei não tem a ver com o conteúdo do blog, mas é uma decisão pessoal que gostaria de compartilhar com vocês, já que me acompanham aqui pelo bloguinho. 

Há alguns meses em decorrência de algumas coisas que aconteceram na minha vida, tive uma crise na qual passei dias só chorando, às vezes nem tinha motivo ou nem sabia porque, mas continuava chorando. Me fechei, me escondi, tentei transparecer uma imagem distinta para que não notassem como estava, me sufoquei com sentimentos e palavras não ditas, fiquei angustiada e ainda mais ansiosa do que habitualmente sou. Percebi que precisava de ajuda e resolvi compartilhar com uma amiga o que estava passando e por coincidência ela também já tinha passado pela mesma situação, ela me confortou e me deu o número da psiquiatra dela. 

Lembro que após alguns dias eu me senti um pouco melhor e não quis ligar porque achava que buscando ajuda estaria atestando que não consigo resolver meus próprios problemas, demonstraria um sinal de fraqueza e até aquele momento eu queria manter a imagem de que estava tudo bem, pois ninguém precisava saber que por dentro eu estava destruída. 

Como comentei no blog estava fazendo autoescola e por ter medo, desisti. Na verdade estou dando um tempo. Quero/preciso continuar, mas com medo não chegaria a lugar algum. 

Então, nesta semana pensando um pouco sobre os últimos meses e nos meus medos decidi que vou buscar a ajuda de um profissional para me ajudar a superar os meus medos, os meus traumas e tentar entender qual a origem deles e o que fazer para superá-los. Assim como, ser mais confiante, menos pessimista, mais segura e a não me desvalorizar tanto. 

Desisti de tentar entender sozinha o porque de tanto medo e porque o medo me impedi e me bloqueia, tanta ansiedade, tantos pensamentos pessimistas, de tentar explicar o inexplicável, de me sentir culpada por ter estenose ou de culpar pessoas que amo. Enfim, o primeiro passo eu dei: admitir que preciso de ajuda.  Espero que daqui a alguns meses tenha good news pra vocês e vivendo a vida com mais leveza.   

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Alergia

Oi, pessoal! Último post do dia.

Eu estava vendo Bela Cozinha no canal GNT da Sky e no programa de hoje ela fez leite de amêndoas (o leite de amêndoas é o novo queridinho do momento) e no programa ela disse que quem tem alergia ao leite de vaca ou possui alergias como rinite e sinusite, o leite de amêndoas é super indicado. Eu já tinha ouvido falar que o leite de vaca causava alergia e piorava as "ites" rinites, sinusites, mas minha fonoaudióloga  e minha otorrino nunca me proibiram ou limitaram o consumo de leite. 

A Bela fez um café da manhã para a Preta Gil que também sofre com rinite e sinusite e no programa comentou que a fono dela proibiu o consumo de leite de vaca. Prometo perguntar para a minha fono a respeito. 

Pesquisando um pouco na internet descobri o porque de o leite de vaca causar alergia e piorar os processos riníticos.  

A rinite é uma doença extremamente comum, que ocorre com mais freqüência no inverno, outono e primavera.
Saiba que o abuso de leite de vaca, seus derivados e similares, podem ser péssimos alimentos, especialmente nas fases agudas. O leite possui uma quantidade muito grande de macromoléculas que conseguem atravessar  a mucosa intestinal com disbiose (desequilibro da flora intestinal e de sua parede) provocando uma reação do organismo no sentido de combatê-las, pois são entendidas como antígenos (substâncias estranhas ao organismo), necessitando ser eliminadas. As reações subsequentes desencadeiam aumento de produção de MUCO. E isso se deve às proteínas encontradas no leite de vaca que passam à circulação, sem serem devidamente digeridas.

E mais!!!! Diversos estudos comprovaram a relação de alergia tardia, principalmente ao leite de vaca, com otite, dermatite, sinusite, asma, gastrite, enxaqueca, hiperatividade infantil, ansiedade e até mesmo depressão.

Para quem se interessou pelo leite de amêndoas segue a receita: 

Ingredientes:
1 copo de amêndoas crua
4 copos de água*
(*Bela Gil sugere que quem goste do leite mais consistente, coloque menos água; quem gosta de menos consistente, coloque mais água)

Medidas padrão:
1 xícara (chá) = 240ml
1 copo americano = 200ml


Modo de preparo:
Lave as amêndoas, deixe de molho de um dia para o outro com água cobrindo ou guarde na geladeira por mais dias. Escorra a água que ficou de molho, retire a película (opcional) e bata no liquidificador com a água. Coe em um pano fino. Se não for consumir na hora, deve-se guardar o leite fresco e dura 3 dias na geladeira. 


Fontes: http://prisciladiciero.com.br/blog/tratando-rinite-com-auxilio-da-nutricao-funcional
http://gnt.globo.com/receitas/receitas/leite-de-amendoas-receita-de-bela-gil.htm

Ontem: dia de fonoterapia!

Olá, pessoal! Bom dia

Ontem foi dia de fonoterapia, mas com tanta correria acabei não postando nada. Anyway... 


Ontem fiz os exercícios habituais e para a minha surpresa ela não fez aquele exercício para melhorar a respiração, talvez porque tenha esquecido. Mas entre tantos exercícios ela destacou três que são importantíssimos para o meu caso.


  • Exercício de plosão retida. É um exercício onde puxo o ar pelo diafragma, encho as bochechas de ar e "explodo" para fora com as letras e palavras: po, pa, pe, pi, pu ou bom dia, boa tarde e boa noite. Este exercício é excelente para projetar a voz para frente. 


Ontem ela comentou comigo que cheguei ao consultório com a voz "bem pra traz" que estava difícil de ouvir e após esse exercício senti uma melhora radical, a voz ficou projetada, saiu mais fácil, pois não precisei me esforçar tanto.   


  • Exercício com a língua e os lábios. Fazendo ra, re, ri, ro, ru, roma, rua, rato. Este exercício consiste em tremer os lábios e a língua usando as letras e palavras acima. 
OBS: Estou pensando em fazer um vídeo que mostre como realizo esses exercícios, se conseguir eu posto ;)


Segundo minha fono quando entrei na sala dela minha voz estava difícil de ouvir, não estava projetada, mas ao fazer o primeiro exercício que citei eu senti que a voz mudou, ficou sim mais projetada, mais para "frente" e eu consegui me comunicar com mais leveza. Em meia hora de sessão a minha voz ficou transformada e não só a voz, mas eu também. 

É impressionante como em meia hora ela consegue me fazer sentir melhor, mais confiante, mais leve, mais serena e infinitamente mais FELIZ. A fonoterapia para mim tem sido muito mais do que ver a minha voz se transformando ou melhorando, mas sim, um meio de me transformar, de me fazer melhor, de me sentir melhor, tem sido uma terapia. 

Às vezes me questiono porque não comecei a fonoterapia antes? Tanta coisa teria mudado e tantos traumas seriam evitados ou superados, mas por outro lado, fico pensando que talvez se eu tivesse feito antes, não aprenderia com as coisas ruins da vida, pois estas coisas que me aconteceram, de certa forma, me fortaleceram, mas principalmente, eu não teria conhecido a minha tão amada fono.  

  • A lição que fica com este post é: não questione o que não aconteceu na sua vida e que poderia ter acontecido, mas lembre-se e tenha a certeza de que se não aconteceu é porque mais para frente irá acontecer algo bem melhor que nem você esperava. 

domingo, 6 de julho de 2014

Desespero

Oi, bom dia!

Resolvi nessa manhã de domingo dividir com vocês o meu desespero e angústia.

A rinite chegou de vez e não quer ir embora :(  há dias não consigo dormir, viro de um lado, viro do outro, coloco salsep e nada de desobstruir o nariz. Fico ansiosa, desesperada, mal-humorada e com sono, mas não há nada que me faça dormir.

Liguei para a minha otorrino e fiquei sabendo que ela está de licença a maternidade. Fiquei feliz pelo baby, mas triste porque ficarei sem otorrino o inverno inteiro e com constantes crises que me impedem de dormir.

O pior de tudo é que geralmente meu nariz fica obstruído a noite e no início da manhã, mas hoje está insuperável pois meu nariz segue obstruído do lado esquerdo (onde tenho o desvio de septo). Só consigo pensar que o meu medo me bloqueia e com isso deixo de fazer coisas que realmente são importantes. Como por exemplo, a septoplastia (cirurgia de desvio de septo). Jurei que este ano eu vou fazer, mas até lá meu medo irá falar mais alto.


Alguém aí já fez? Conte a sua experiência, please! Quem sabe assim crio coragem.



Enquanto isso continuo com o nariz obstruído e a procura de um otorrino que salve a minha vida nesse inverno.

OBS: o Salsep que estou usando não está me ajudando a desobstruir o nariz, ele apenas faz com que eu elimine as secreções.

Alguém conhece um otorrinolaringologista em Porto Alegre?  Desde já, agradeço, ou melhor, o meu nariz agradece!

Tenham um bom domingo! E me desculpem, mas eu precisava desabafar ;)