sexta-feira, 11 de julho de 2014

Ontem: dia de fonoterapia!

Olá, pessoal! Bom dia

Ontem foi dia de fonoterapia, mas com tanta correria acabei não postando nada. Anyway... 


Ontem fiz os exercícios habituais e para a minha surpresa ela não fez aquele exercício para melhorar a respiração, talvez porque tenha esquecido. Mas entre tantos exercícios ela destacou três que são importantíssimos para o meu caso.


  • Exercício de plosão retida. É um exercício onde puxo o ar pelo diafragma, encho as bochechas de ar e "explodo" para fora com as letras e palavras: po, pa, pe, pi, pu ou bom dia, boa tarde e boa noite. Este exercício é excelente para projetar a voz para frente. 


Ontem ela comentou comigo que cheguei ao consultório com a voz "bem pra traz" que estava difícil de ouvir e após esse exercício senti uma melhora radical, a voz ficou projetada, saiu mais fácil, pois não precisei me esforçar tanto.   


  • Exercício com a língua e os lábios. Fazendo ra, re, ri, ro, ru, roma, rua, rato. Este exercício consiste em tremer os lábios e a língua usando as letras e palavras acima. 
OBS: Estou pensando em fazer um vídeo que mostre como realizo esses exercícios, se conseguir eu posto ;)


Segundo minha fono quando entrei na sala dela minha voz estava difícil de ouvir, não estava projetada, mas ao fazer o primeiro exercício que citei eu senti que a voz mudou, ficou sim mais projetada, mais para "frente" e eu consegui me comunicar com mais leveza. Em meia hora de sessão a minha voz ficou transformada e não só a voz, mas eu também. 

É impressionante como em meia hora ela consegue me fazer sentir melhor, mais confiante, mais leve, mais serena e infinitamente mais FELIZ. A fonoterapia para mim tem sido muito mais do que ver a minha voz se transformando ou melhorando, mas sim, um meio de me transformar, de me fazer melhor, de me sentir melhor, tem sido uma terapia. 

Às vezes me questiono porque não comecei a fonoterapia antes? Tanta coisa teria mudado e tantos traumas seriam evitados ou superados, mas por outro lado, fico pensando que talvez se eu tivesse feito antes, não aprenderia com as coisas ruins da vida, pois estas coisas que me aconteceram, de certa forma, me fortaleceram, mas principalmente, eu não teria conhecido a minha tão amada fono.  

  • A lição que fica com este post é: não questione o que não aconteceu na sua vida e que poderia ter acontecido, mas lembre-se e tenha a certeza de que se não aconteceu é porque mais para frente irá acontecer algo bem melhor que nem você esperava. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário