sexta-feira, 11 de julho de 2014

Alergia

Oi, pessoal! Último post do dia.

Eu estava vendo Bela Cozinha no canal GNT da Sky e no programa de hoje ela fez leite de amêndoas (o leite de amêndoas é o novo queridinho do momento) e no programa ela disse que quem tem alergia ao leite de vaca ou possui alergias como rinite e sinusite, o leite de amêndoas é super indicado. Eu já tinha ouvido falar que o leite de vaca causava alergia e piorava as "ites" rinites, sinusites, mas minha fonoaudióloga  e minha otorrino nunca me proibiram ou limitaram o consumo de leite. 

A Bela fez um café da manhã para a Preta Gil que também sofre com rinite e sinusite e no programa comentou que a fono dela proibiu o consumo de leite de vaca. Prometo perguntar para a minha fono a respeito. 

Pesquisando um pouco na internet descobri o porque de o leite de vaca causar alergia e piorar os processos riníticos.  

A rinite é uma doença extremamente comum, que ocorre com mais freqüência no inverno, outono e primavera.
Saiba que o abuso de leite de vaca, seus derivados e similares, podem ser péssimos alimentos, especialmente nas fases agudas. O leite possui uma quantidade muito grande de macromoléculas que conseguem atravessar  a mucosa intestinal com disbiose (desequilibro da flora intestinal e de sua parede) provocando uma reação do organismo no sentido de combatê-las, pois são entendidas como antígenos (substâncias estranhas ao organismo), necessitando ser eliminadas. As reações subsequentes desencadeiam aumento de produção de MUCO. E isso se deve às proteínas encontradas no leite de vaca que passam à circulação, sem serem devidamente digeridas.

E mais!!!! Diversos estudos comprovaram a relação de alergia tardia, principalmente ao leite de vaca, com otite, dermatite, sinusite, asma, gastrite, enxaqueca, hiperatividade infantil, ansiedade e até mesmo depressão.

Para quem se interessou pelo leite de amêndoas segue a receita: 

Ingredientes:
1 copo de amêndoas crua
4 copos de água*
(*Bela Gil sugere que quem goste do leite mais consistente, coloque menos água; quem gosta de menos consistente, coloque mais água)

Medidas padrão:
1 xícara (chá) = 240ml
1 copo americano = 200ml


Modo de preparo:
Lave as amêndoas, deixe de molho de um dia para o outro com água cobrindo ou guarde na geladeira por mais dias. Escorra a água que ficou de molho, retire a película (opcional) e bata no liquidificador com a água. Coe em um pano fino. Se não for consumir na hora, deve-se guardar o leite fresco e dura 3 dias na geladeira. 


Fontes: http://prisciladiciero.com.br/blog/tratando-rinite-com-auxilio-da-nutricao-funcional
http://gnt.globo.com/receitas/receitas/leite-de-amendoas-receita-de-bela-gil.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário