terça-feira, 22 de julho de 2014

Dia de fono! Auto-estima também é tudo

Olá, pessoal! Boa tarde.

Hoje para variar foi dia de fonoterapia. Como em todas as sessões os exercícios são os mesmos que já postei vááárias vezes por aqui. O que diferencia talvez é que o exercício que faço com a rolha ela sempre procura variar os poemas/ versos/ frases 'dificultando' ou dando um nível de dificuldade ainda maior.

Quando comecei os exercícios com a rolha era só pra mim cantar ou ler versos/ frases/ poemas com a rolha entre os dentes, porém atualmente, além disso depois que eu tiro a rolha tenho que ler tudo de novo e tentar não respirar tanto (o que pra mim é difícil). Hoje ela usou uma frase que me define bem: "tu é viciada em respirar" juro que até então nunca tinha parado pra pensar, ou melhor, observar e é a mais pura verdade. 

Para explicar melhor: eu não consigo ler uma frase sem parar para respirar. Porque faço isso? Achei que tivesse a ver com a estenose, mas pelo visto, eu estava errada e o que era um hábito se tornou um vício. 

Coisas que tenho que melhorar segundo a fono:

  • A respiração. 
  • E 'controlar' a minha língua para que ela não venha entre os dentes e não dificulte a minha comunicação. (eu acho que em relação a isso estou BEM melhor do que antes, mas preciso melhorar).
Segue abaixo o poema de Alphonsus de Guimarães (com este poema fiz o exercício da rolha): 


Ismália
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…
E como um anjo pendeu
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…

Como vocês podem perceber o poema se trata de uma mulher chamada Ismália que se suicidou. Quando minha fono comentou que era triste por este motivo eu fiquei pensando em várias coisas, principalmente porque estou com a auto-estima baixa, mas para minha surpresa ela percebeu e me disse coisas lindas que só me fizeram bem e que eu precisava ouvir. Só tenho a agradecer por esse dom que ela tem de saber o que estou sentindo e das palavras de conforto e incentivo que diariamente ela me dá.
Isso só  me fez pensar e perceber que cada vez mais quero estar cercada por pessoas que me entendam, que me animam, que me incentivam, que me façam sentir leve e que me façam bem e cada vez menos perto de pessoas destrutivas e com pensamentos negativos. Percebo que estou cada vez mais seletiva e talvez, mas só talvez, por isso hoje eu esteja mais feliz do que ontem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário