sábado, 28 de dezembro de 2013

Tipos de Voz

Boa noite, pessoal! tudo certo com vocês? 

Bem, eu estava conversando com uma amiga e falávamos sobre como o tipo de voz é fator predominante em determinadas profissões, essa mesma conversa tive com a minha fono dia desses. Me dei conta de que nunca tinha abordado esse assunto aqui no blog, então reproduzo algumas informações que achei. 


 A voz nunca deve ser avaliada isoladamente, devemos considerar também os fatores hereditários, de saúde geral, natureza psicológica, nível sócio econômico e cultural do indivíduo.

VOZ ROUCA: é a manifestação vocal mais comum, de qualidade ruidosa, indica irregularidade de vibração das pregas vocais. A frequência e intensidade estão diminuídas. Geralmente está relacionada a lesões orgânicas e quadros organofuncionais; como vasodilatação, edema, presença de massa de característica flácida, como nódulos ou pólipos. Voz típica das gripes.

VOZ ÁSPERA: o que chama mais atenção nesta voz é a característica desagradável da emissão. O esforço para falar é visível, e existem ataques vocais bruscos. Voz típica de rigidez da mucosa, como nas leucoplasisas, retrações cicatriciais. Existe pouca mucosa à vibração.Pela situação de rigidez , a frequência fundamental é aguda.

VOZ SOPROSA: presença de ar não sonorizado, ruido à fonação. A falta de coaptação das pregas vocais, mostra o fluxo contínuo de ar passando pela glote. É típica de intensidade baixa  e frequência grave, mas é compensado com o esforço para reduzir o escape de ar, portanto podemos encontrar forte intensidade. Apesenta-se em quadros de fadiga vocal, disfonias hipocinéticas, paralisia de prega vocal entre outros.

VOZ SUSSURRADA: é o extremo da voz soprosa, onde nenhuma parte do ar é modulada pela glote. Podemos observar presença de fenda paralela. Mucosa rígida.

VOZ FLUIDA: é um estágio intermediário entre a voz neutra e soprosa. Auditivamente percebemos uma emissão agradável, com frequência fundamental grave, laringe baixa, e amplo movimento de mucosa.  Voz de locução comercial, é encontrada em edema de mucosa.

VOZ GUTURAL: emissão tensa com abafamento de harmônicos.

VOZ COMPRIMIDA: contração exagerada que pode envolver vestíbulo laríngeo antero-posterior. A vibração da mucosa é pouco extensa, ataques vocais bruscos estão presentes, alto índice de pressão subglótica. 

VOZ TENSA ESTRANGULADA: pouca quantidade de ar transglótico, quebra de frequência e sonoridade, tensão de todo o trato vocal. A incoordenação pneunofonoarticulatória é evidente.

VOZ BITONAL: caracterizada por dois diferentes sons, com frequência , intensidade e qualidade vocal diversas. Desnivelamento das pregas vocais no plano horizontal, ou de diferença de tensão, massa ou tamanho.

VOZ DIPLOFÔNICA: semelhante a voz bitonal, porém sem desnivelamento das pregas vocais.

VOZ POLIFÔNICA: irregularidade na qualidade vocal, encontra-se rouquidão soprosidade, aspereza, com comprometimento severo na fonte glótica.

VOZ MONOTONA: caracterizada pela monoaultura, monointensidade, associada a gama tonal, inflexões e tessitura diminuída.

VOZ TREMULA: variações acentuadas de frequência fundamental, produzindo sensação de instabilidade à emissão.

VOZ PASTOSA: diminuição da ressonância orofaríngea, como se o paciente tivesse uma batata na boca.

VOZ BRANCA OU DESTIMBRADA: diminuição das características melódicas, voz com poucos harmônicos, tom grave e gama tonal restrita. Características de timidez e introversão.

VOZ CREPITANTE: caracterizada por tom grave, pequena intensidade, grande aperiodicidade, e laringe com pregas vocais grossas e encurtadas.

VOZ INFANTILIZADA: tom agudo, elevação da laringe, anteriorização da língua, articulação distorcida.

VOZ FEMINILIZADA: apesenta um tom agudo superior a faixa masculina (entre 149 e 150 hz), e na tessitura feminina, acima de 150 hz.

VOZ VIRILIZADA: apresenta tom grave, é encontrada em mulheres com grande edemas de prega vocal

VOZ PRESBIFONICA: falta sustentação de frequência, intensidade e qualidade de emissão. Observada em indivíduos idosos, sendo mais comum no sexo masculino.

VOZ HIPERNASAL: uso excessivo da cavidade nasal, também chamado de rinolalia aberta, a produção glótica é normal, neste caso o som é modificado na cavidade de ressonância. Típico de fissuras lábio palatinas.

VOZ HIPONASAL: diminuição do componente nasal, normalmente esperado na fala. Os pacientes com essa característica tendem a substituir as consoantes M - N - NH  por B - D - G ,como quando estamos resfriados. Também chamando de rinolalia fechada. Voz com qualidade abafada e sem riqueza de harmônicos.

VOZ NASAL MISTA: qualidade vocal resultante de insuficiência velar, associada a obstrução nasal.

FONTE: pt.shvoong.com

E aí, pessoal... qual o seu tipo de voz?
Espero que as informações estejam corretas, caso tenha algo errado eu peço que me comuniquem por comentário.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Água não é tudo a mesma coisa II

Oi, pessoal! Como estão? Ainda na questão de que água não é tudo a mesma coisa e ainda mais agora com o verão onde o consumo aumenta, pois a água sacia a sede, um jornal local da minha cidade publicou no seu site pela internet, algumas questões referentes a esse respeito e como achei super simples e bem informativo  repasso a vocês!


PARA LER O RÓTULO
Quanto menos melhor— Sódio
— Cloreto
— Vanádio 
— Sulfato
— Bário 
— Nitrato
— Zinco
— Lítio
pHO potencial hidrogeniônico recomendado é entre 7 e 10
OS RÓTULOS DE 10 MARCAS
PUREZA VITAL (mg/l)Sódio — 3,086
Bicabornato — 137,14
Cálcio — 24,20
Magnésio — 14,22
Cloreto — 9,84
Potássio — 3,08
Nitrato — 2,44
Sulfato — 1,14
Fluoreto — 0,09
pH — 7,44
VERSANT (mg/l)Sódio — 14,59
Bicabornato — 46,23
Cálcio — 3,03
Magnésio — 2,20
Cloreto — 4,70
Potássio — 1,09
Fluoreto — 0,97
Lítio — 0,011
Vanádio — 0,02
pH — 6,66
FLORESTA (mg/l)Sódio — 16
Cálcio — 41,06
Magnésio — 1,21
Potássio — 4,00
Sulfato — 7,20
Bicarbonato — 155,73
Fluoreto — 0,12
Nitrato — 5,80
Cloreto — 5,16
pH — 7,0
ÁGUA DA PEDRA (mg/l) Sódio — 23,02
Cálcio — 25,18
Potássio — 1,09
Fluoreto — 0,11
Bicarbonato — 122,83
Silício — 30,17
Magnésio — 4,44
Cloreto — 8,47
Zinco — 0,02
pH — 7,2
SÃO LOURENÇO (mg/l) Sódio — 30,17
Bicarbonato — 258,88
Potássio — 30,52
Cálcio — 26,49
Magnésio — 11,21
Sulfato — 2,42
Cloreto — 1,38
Nitrato — 0,91
Bário — 0,35
Fluoreto — 0,11
pH — 5,45
PERRIER (mg/l)Sódio — 9,5
Bicarbonato — 430
Cálcio — 160
Cloro — 22 / ou cloreto
Potássio — 1
Magnésio — 4,2
Nitrato — 7,8
Sulfato — 33
pH — 5,5
SARANDI (mg/l)Sódio — 71,00
Bário — 0,01
Cálcio — 2,00
Potássio — 6,00
Carbonato — 21,54
Bicarbonato — 89,01
Fluoreto — 1,19
Cloreto — 0,83
Sulfato — 51,86
pH — 9,35
CRYSTAL (mg/l)Sódio — 103,60
Bicarbonato — 71,56
Cálcio — 0,308
Cloreto — 1,47
Fluoreto — 1,06
Magnésio — 0,043
Potássio — 0,213
Sódio — 103,60
Vanádio — 0,103
pH — 9,58
PURIS (mg/l)Bário — 0,012
Cálcio — 25,140
Magnésio — 7,053
Potássio — 2,392
Sódio — 3,993
Nitrito — 0,005
Nitrato — 0,090
Fluoreto — 0,070
Cloreto — 0,080
Fosfato — 0,200
Bicarbonato — 124,41
pH — 6,98
CHARRUA (mg/l)Cálcio — 9,63
Magnésio — 4,65
Potássio — 3,27
Sódio — 20,90
Sulfato — 2,3
Bicarbonato — 37,73
Fluoreto — 0,39
Nitrato — 34,10
Cloreto — 21,86
Silício — 16,14
pH — 5,83
Não quero favorecer ou desfavorecer nenhuma marca, apenas trago essas informações para que vocês saibam e escolham a melhor opção. Sem querer fazer propaganda, a minha preferida é a Versant, pois é bem leve e como eu não costumo tomar água é perfeita para mim. Além disso, ela possui três versões! Mas eu só provei uma versão. O slogan também é super diferenciado. "Para você que adora escolher".

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Merry Christmas

E aí, gente! Como estão os preparativos para as festas de final de ano?

Não poderia deixar passar em branco, então desejo a vocês um Feliz Natal, repleto de amor, saúde, alegrias e um ótimo natal na companhia de pessoas amadas e queridas. Que o espirito de natal prevaleça em nós. Um abençoado natal a todos e um excelente 2014! 

Quero ainda agradecer a todos vocês que leem o blog e que são o motivo pelo qual ainda o mantenho. Obrigado a vocês por dedicarem um pouquinho do tempo de vocês para lerem os posts e a vocês que tem ou conhecem alguém que tenha estenose subglótica, espero que os posts tenham esclarecido alguma dúvida e tenham ajudado! Realmente não é uma doença fácil e que muitas vezes nos priva de algumas coisas, mas a força de vontade e dedicação prevalecem sempre. 

Agradeço pela companhia de vocês ao longo do ano e que em 2014 essa parceria continue! 

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Água não é tudo a mesma coisa!

Boa tarde meus queridos leitores!

Hoje vou falar sobre um assunto bem interessante e que muitas vezes passa despercebido por nós. Geralmente nós pensamos que água mineral é tudo igual e que não importa a marca, correto?
Mas não é bem assim! Vou reproduzir um trecho de um texto que fala sobre o assunto e tirem suas próprias conclusões, pois o objetivo não é o de dizer qual é a melhor marca de água para o consumo, mas sim aquela que apresenta menor quantidade de sódio, que é um dos vilões na nossa alimentação atualmente. 


No geral, a gente tem a tendência a achar que água é sempre igual e que tanto faz qual marca comprar! Porém, isso não é verdade!
Vai dizer que você não acha que é a pessoa MAIS SAUDÁVEL quando opta por água ao invés de refrigerante no restaurante?
Mas, você já reparou na quantidade de sódio das águas minerais? Tem água com mais sódio do que refrigerante!
"Já observaram que algumas têm quantidade muito alta de sódio? A Cristal da Coca-cola, tem um valor considerável.
Acho que seria interessante apresentar uma tabela demonstrativa. Percebo que muita gente tem essa dúvida, posso colaborar com alguns rótulos.
Percebo também que algumas empresas estão investindo na propaganda e rótulos, com muitas promessas.
Moro próximo a fábrica da àgua Sarandi, trouxeram até um médico para palestrar sobre água, a matéria foi veiculada em jornais e revistas da região, com promessas absurdas, associando essa marca como sendo a melhor, segundo ele tem poderes quase curativos! Já vi muitas reportagens também na internet, não associando a marca, mas especulando o assunto".
sodio em agua mineral 
A quantidade de sódio apresentada está para 1 litro de cada água. Considerando que devemos beber em torno de 2 litros de água, se tomarmos a água Crystal, da Coca-Cola, ela contribuirá com mais de 10% da quantidade máxima de sódio diária, enquanto que a da marca Nestlécontribuirá com 0,3%!
É… A diferença é INCRÍVEL! Que os produtos industrializados são tão cheios de sódio, nós já sabemos… Mas, da água nós normalmente não desconfiamos, não é mesmo?
Por lei*, a água mineral natural deve conter no máximo 200 mg/L de sódio, enquanto que a água envasada adicionada de sais não pode exceder 600 mg/L. Então, nenhuma das águas acima atinge esse valor, mas quanto menos sódio, melhor!
Fique de olho! É recomendável o consumo de água mineral com baixo teor de sódio (< 5 mg/L).
excesso de sódio na nossa alimentação, de uma maneira geral, causa a retenção de água para dar conta de diluir a quantidade de sódio. Com isso, as artérias ficam com volume maior e aumenta a pressão.
“É importante destacar as águas minerais com oligoelementos tais como LÍTIO, presente nas águas minerais Fontes de Belém e Versant, são importantes para o equilíbrio mental. O FLUOR até 1,5 mg/L é importante para a prevenção de cáries na dentição humana. A classificação das águas minerais e seus impactos econômicos podem ser conhecidos pela leitura das referências.”
Obs: Como sei que muitas pessoas que acompanham o blog são de outros países, talvez este post não sirva tanto, porém serve como um alerta para as marcas encontradas em seus países de origem e sua respectiva composição. 
Portanto, antes de comprar uma água mineral, acreditando ser a melhor opção, leiam o rótulo e fiquem atentos ao valor do sódio e do Ph. 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Você sabe quais os benefícios de um copo de água?

Pessoal, tudo bem com vocês?

Quase todos os posts do blog tratam da importância da água, mesmo que indiretamente! E já faz um tempo que eu quero postar algo que achei super legal, mas pensei que pudesse se tornar repetitivo. Enfim, achei uma gravura que fala dos benefícios que a água proporciona a nossa saúde e de como ajuda a prevenir algumas doenças.

Infelizmente não terei como colocar crédito, pois já faz algum tempo que salvei ela no computador.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Metas de Vida

Bom dia, gente!

Vocês que me acompanham aqui no blog sabem o objetivo dele. Mas hoje vou falar de algo muito útil e que vai facilitar e melhorar a vida de muita gente, inclusive a voz. Em outros posts eu já tinha comentado da importância da água e de bons hábitos para o organismo.

Indo nesta linha, descobri um aplicativo de celular ótimo para quem quer cumprir suas metas e melhorar de vida, ainda mais agora com o ano acabando e a gente sempre fazendo as clássicas promessas de que no ano seguinte a gente vai se dedicar mais, né?

Pois bem, o aplicativo se chama Metas de Vida e está disponível para IOS e Android e o mais importante é que é gratuito! Logo, não há desculpas para começar a mudar seus hábitos.

O aplicativo é bem simples e está em português. Depois que você baixa ele no celular, você faz um login com o seu perfil do Facebook. E o melhor é que você pode compartilhar tudo no face.

O aplicativo tem diversas metas, tais como: beber água, emagrecer, mexa-se, parar de fumar, comer mais verde, dormir bem e muitas outras. Para cada meta há uma especificidade diferente.

Vou dar um exemplo do modo beber água (que todos sabem que é importantíssimo para a voz).

Em beber água, você seleciona quantos copos quer tomar por dia, se quer deixar privado ou público e quantos alertas você quer ao longo do dia para ti lembrar a beber água.



Um aplicativo para realmente fazer a gente mudar de vida. Gostaram? Eu amei e mal posso esperar para começar a usá-lo.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo

 Oi, pessoal!

Quanto tempo eu não posto nada por aqui, né? Fim de semestre é assim mesmo, só correria!
Mas eu não poderia deixar essa data passar em branco, porque ela é muito importante para mim e para todos que precisam deste profissional.

"O fonoaudiólogo é o profissional que dá esperança para a vida".


Hoje é o dia do fonoaudiólogo, hoje é o dia da minha fono amada, a qual também é amiga, confidente, aquela que me entende só de olhar nos olhos, aquela em que não preciso me comunicar verbalmente para ela saber o que estou dizendo. Só tenho a agradecer por todo carinho, dedicação, apoio, incentivo, pela ajuda, pelas palavras, pela paciência, por acreditar na minha melhora vocal quando nem eu acreditava. Agradeço por tudo, principalmente por mudar a minha vida e por cuidar da minha estenose tão bem.


É uma homenagem singela, mas de todo o coração. Desejo um ótimo dia a todos os fonoaudiólogos que com o seu trabalho ajudam tanta gente e são essenciais. Todo o meu respeito e admiração

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Respiração bucal e alterações orais

E aí, pessoal!
 Fazia bastante tempo que eu não postava nada, mas esse tema é bem importante e pode ajudar muita gente. Então, eu vou reproduzir alguns trechos do Portal do Otorrino
Algum tempo atrás, eu disse aqui no blog que eu tenho alteração estrutural de face e isso se deve ao fato de eu ser respiradora bucal. 
Para ser bem sincera, eu nunca dei importância para isso, até porque eu sempre tive problemas respiratórios e sempre respirei pela boca, então se tornou um hábito e para mim era normal. Meus pais nunca se importaram com o fato de eu respirar pela boca, mas o fato é que hoje eu tenho alguns problemas em consequência disso. E justamente por isso, resolvi que traria esse tema, para alertar as pessoas e principalmente aos pais. 


Alterações na Face:
Flacidez na musculatura da face - os lábios podem ficar constantemente abertos pela falta de força muscular ao redor da boca, as bochechas ficam mais caídas e a língua pode se apoiar entre os lábios e ficar mais flácida, dificultando o fechamento da boca e a respiração pelo nariz. 

Alterações das Funções Orais:

A mastigação pode se tornar ineficiente, pois a criança precisa respirar e mastigar ao mesmo tempo, levando-a a mastigar com a boca aberta. 
Geralmente grande quantidade de alimento é levada à boca e, pela própria dificuldade de mastigar, a criança pode engolir o alimento praticamente inteiro, podendo apresentar problemas digestivos e engasgos pela falta de coordenação entre a respiração, mastigação e deglutição (ato de engolir). A criança também poderá apresentar problemas na fala, ou seja, como a língua se encontra flácida e mais para a frente, alguns sons da fala podem se apresentar com distorções, como, por exemplo, ao emitir uma palavra com o som s e z (sala, sapato, zelador, casa, etc.), a língua tende a ficar entre os dentes, o que dificulta a saída do ar e distorce o som. Verificamos com freqüência o excesso de saliva durante a fala, ou melhor, algumas pessoas podem falar cuspindo.
Ao ouvir um respirador bucal, temos a impressão de que ele está sempre resfriado ou que sua voz está saindo pelo nariz. Esta modificação na voz pode ocorrer porque o nariz pode estar freqüentemente entupido.

Também não é incomum encontrarmos voz rouca. Isto se justifica pelas crises alérgicas freqüentes que acabam irritando todo o trato respiratório e, conseqüentemente, podem prejudicar a laringe (região localizada na garganta que possui as cordas vocais que produzem o som).

Fonte: http://www.portaldootorrino.com.br/bucal_respirador.asp

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Estenose

E ai, pessoal! Tudo bem com vocês?

Me ausentei do blog por bastante tempo, mas prometi que quando tivesse algo legal publicaria! 

Enfim, no post de hoje, irei falar sobre tratamento para estenose. O texto a ser reproduzido é do Hospital Estadual Infantil de Vitória, no Espírito Santo.

O Hospital Estadual Infantil de Vitória passou a ofertar tratamento contra um problema que obstrui o canal respiratório, podendo gerar insuficiência respiratória. Antigamente, era realizado no Rio de Janeiro, mas, há pouco mais de 15 dias funcionando no Estado, cerca de dez crianças já estão sendo beneficiadas pelo serviço contratado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A estenose subglótica, como é conhecida tecnicamente, surge quando a pessoa não consegue respirar sozinha e é submetida à respiração mecânica, por meio da colocação de tubos que passam pela garganta e chegam até a traqueia. Esse artifício é usado geralmente em vítimas de pneumonia, traumatismo craniano e bebês prematuros internados.
Se o paciente permanecer nesta situação por tempo prolongado, “o tubo pode traumatizar a traqueia, levando a uma reação inflamatória neste local, causando a estenose subglótica, que é um estreitamento do canal da respiração logo abaixo da corda vocal”, explica uma das médicas responsáveis pelo serviço, Norma Cristina Bisi.
Tratamento
Não há como prever o tempo para ocorrência do problema, mas tanto crianças quanto adultos quando ‘entubados’ podem apresentá-lo a partir de aproximadamente uma semana. Um dos meios para evitar este tipo de estenose é a traqueostomia – passar o tubo diretamente por uma incisão feita no pescoço, na altura da traqueia.
“Existem indicações em relação a este procedimento, pois é uma cirurgia, não isenta de riscos. Sendo assim, o tempo de entubação e a previsão de melhora da doença para sair do respirador são os principais fatores para indicar a traqueostomia”, detalha a especialista.
Uma vez diagnosticada a estenose, o tratamento pode se estender por até seis meses. Neste período, são realizadas cirurgias periódicas até que inflamação causadora da obstrução seja contida e deixe as vias respiratórias livres novamente. Embora dure em média 30 minutos, o procedimento não é tão simples e requer anestesia geral.

O Hospital também oferta acompanhamento por meio de consultas. “A maioria das crianças são diagnosticadas quando internadas. Mas em alguns casos começam a apresentar sintomas de falta de ar depois da alta. Em todas fazemos a investigação por meio do exame de broncoscopia (endoscopia do canal da respiração)”, afirma a cirurgiã torácica.



sábado, 6 de julho de 2013

O milagre do Avamys

E ai, pessoal! 

Independente de ter acabado as aulas e ter encerrado a disciplina, continuarei postando. Claro que agora não mais com a mesma periodicidade, mas sempre que tiver coisas legais eu venho correndo contar pra vocês!  

Vocês sabem que o objetivo do blog é falar sobre a estenose e dar dicas relacionadas com a voz, mas no post de hoje eu vou falar sobre o Avamys que é um corticóide intranasal.

Esse remédio foi indicado pela minha otorrinolaringologista, por causa da rinite (tenho crises intensas) no inverno e na primavera pioram. Tudo começou quando eu fui fazer a revisão na laringe e nesta mesma consulta levei uma tomografia computadorizada dos seios da face, solicitada por um médico. Descobri que estava com sinusite, tenho desvio de septo e hipertrofia de corneto. Tentem imaginar o meu sofrimento para dormir. Passei meses com o nariz obstruído com piora a noite, me impossibilitando de dormir.
Ela me receitou outros remédios juntamente com o Avamys e tive uma grande surpresa (porque eu já usei vários remédios para o nariz e nenhum deles adiantava). O avamys demorou um pouco pra fazer efeito, mas fez! Desobstruiu o meu nariz e desde então consigo dormir uma noite inteira (que antes era impossível), estou amando o resultado.

O soro fisiológico: Esta semana eu fui à minha fonoaudióloga e comentei com ela que eu não gosto de tomar tantos remédios, ela me indicou soro fisiológico para o nariz. Acreditem, ajuda e muito. A sensação que eu tenho é que limpa o nariz (talvez não seja sensação e sim, um fato).

Obs: Ela pediu para que eu usasse o soro, mas sem parar com o tratamento indicado pela minha otorrino.

Dicas da minha Fono 

  • Tomar água! 2 litros por dia 
  •  Usar Soro Fisiológico
  • Fazer exercício físico 
Sempre lembrando que a automedicação é perigosa, então procurem um otorrinolaringologista antes. 

Espero ter ajudado e adorei compartilhar essa experiência incrível. O avamys pra mim está sendo um milagre! 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Agradecimentos

E ai, gente!

Esse post será dedicado para o encerramento da disciplina, que como vocês sabem eu criei o blog por causa da disciplina de Comunicação Dirigida Eletrônica. Mas não necessariamente irei encerrar as atividades por aqui. 

Quero agradecer a professora Andréia Athaydes por me ensinar a usar essa ferramenta de comunicação e por me dar ideia quanto ao layout e as postagens.

Agradecer aos meus colegas que acompanharam o blog durante todo o semestre e principalmente a minha colega Bruna Ballin, que acompanhou e me incentivou e continua me incentivando diariamente. 

Mas principalmente agradecer a minha fonoaudióloga, que me incentiva, me apoia incondicionalmente, que me xinga quando necessário, que se preocupa comigo e com a minha alimentação, por me ensinar e me fazer adquirir novos hábitos, pela paciência e por acreditar em mim e na minha melhora vocal. E por fim, a minha otorrino que foi a responsável por me encaminhar para a fono, todo o meu agradecimento por entender o meu histórico e ser tão acolhedora. 

  

domingo, 30 de junho de 2013

O tempo seco exige mais cuidados com a voz

Gente, como vocês sabem os cuidados com a voz, principalmente para quem utiliza ela como instrumento de trabalho devem ser diários. Nessa época do ano, com a chegada do inverno e o tempo seco os cuidados devem ser redobrados. Reproduzo um texto sobre como se prevenir e evitar doenças que são frequentes nessa época. 
O cuidado mais eficaz, simples e básico que deve ser feito é tomar bastante água! 

Devido o tempo seco da estação, o risco de problemas como dor de garganta, rouquidão, entre outros problemas que podem resultar na perda de voz.
 
Muitos têm o hábito de cuidar do corpo com o uso de hidratantes, e acabam esquecendo que a voz é também importante e exige cuidados no dias secos do outono/inverno.
 
"Nosso inverno é seco obrigando a respiração a se tornar mais nasal, o que é ótimo,uma vez que o nariz realiza o processo de filtragem (lembrando que no tempo seco, partículas de poeira ficam no ar). Por isso, é preciso deixar a região do trato laríngeo úmida e hidratada, tomando água com certa freqüência, o que já ajuda a manter a saúde vocal em dia. Dessa forma, evita-se o ressecamento confundido geralmente com gripe, fazendo com que a pessoa tome remédios erroneamente. Assim que aparecem os primeiros sinais, o ideal é procurar um médico", diz a fonoaudióloga Selene.
 
Neste tempo, o recomendado é aquecer o corpo. "Agasalhar o corpo de forma a protegê-lo e não sufocá-lo para que se possa trabalhar com naturalidade", acrescenta Selene.
 
Para não ser pego desprevinido, alguns cuidados básicos devem ser tomados.
 
É preciso dar atenção ao tom de voz. "Uma voz bem trabalhada e educada não requer esforço, portanto, recomenda-se não gritar, até porque, como o ar está mais frio a possibilidade de irritação da região afetada é ainda maior", 
 
Bebidas quentes são ótimas opções para aquecer a voz nos dias frios, mas com a temperatura ideal. "O líquido quando está em alta temperatura agride a mucosa da boca, trato laríngeo e tudo o mais. Essas bebidas devem ser degustadas em temperatura amena (morna) e devagar. Evite bebidas derivadas de leite antes do uso da voz, elas aumentam o esforço vocal por serem muito densas e demoram a se desgrudar das paredes das vias de acesso que também são usadas, como vibração, na voz", alerta a fonoaudióloga.
 
Cuidados com a vozConheça o que deve evitar e as recomendações indicadas pela Selene, para a saúde da voz:
 
Evite
 
-Bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos
 
-Fumaça
 
-Poeira e pó de giz
 
-Tosse e pigarrear
 
-Bebidas e comidas fervendo ou muito geladas
 
-Gritar
 
Em situação de Gripes ou resfriados:
 
-Se estiver rouco procure fazer repouso vocal (ficar em silêncio);
 
-Não sussurre, pois o sussurro força ainda mais as pregas vocais.
 
-Não se automedique nem use pastilhas. Procure um médico.
 
-Faça inalação somente com soro fisiológico (ou nebulização caseira com água quente, sem adicionar medicamentos ou aroma).
 
Alimentação saudável:
 
-Mantenha-se em forma e faça uma alimentação saudável.
 
-Beba bastante água, pois ajuda a lubrificar as pregas vocais.
 
Para uma boa projeção vocal:
 
-O corpo deve estar relaxado e bem posicionado, com o peso do corpo distribuído igualmente sobre os pés.
 
-O queixo paralelo ao solo e as vias respiratórias desobstruídas.
 
-A expressão corporal também auxilia na emissão da mensagem.
 
-Evite roupas apertadas, principalmente no torso e pescoço.
 
 
 
 

Enquete para saber os cuidados que as pessoas tem com a voz

E aí, gente! 

Esses dias eu fiz uma enquete aqui no blog, que não deu muito certo porque a pergunta não saiu, somente as opções de respostas. A pergunta era: Você cuida da sua voz? 77% responderam que sim. 
O programa Bem estar, fez um programa sobre os cuidados com a voz e realizou uma enquete no site com a pergunta: "O que você faz quando fica rouco?". Reproduzirei a enquete para que vocês possam tirar suas próprias conclusões! 



E o que você usa quando fica rouco? Com essa enquete pude perceber o quanto as pessoas estão equivocadas e que dão pouca importância para sua voz. Como já falei em posts anteriores, algumas crendices populares, como por exemplo, usar gengibre, mel ou própolis estão entre as medidas que as pessoas mais utilizam quando estão com esse problema.Tais medidas só aliviam e podem inclusive prejudicar. 
Por isso, é importante valorizar e cuidar da sua voz! 


sábado, 29 de junho de 2013

Fonoterapia

Oi, pessoal! 

Como vocês sabem eu faço fonoterapia para a estenose subglótica. E graças a fono eu estou muito melhor tanto na fala quanto na respiração e articulação das palavras. Antes de eu começar com a fonoterapia, no início do ano, o que mais me incomodava e atrapalhava na minha qualidade de vida e na realização de exercícios físicos, entre outras coisas, era a respiração. E agora que faço fono a minha respiração melhorou significativamente. 
Reproduzirei um texto do site Voz e Disfonia, que é de uma disciplina de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP, que fala sobre fonoterapia. Espero que vocês curtam e passem a entender a importância da fonoterapia no tratamento de várias doenças na laringe. 

A fonoterapia tem como objetivo otimizar a função vocal, dentro das condições anatômicas e orgânicas do paciente. Para isso, o fonoaudiólogo atua nos três sistemas principais, responsáveis pela produção e projeção da voz: respiração, pregas vocais e trato vocal, que inclui o fundo da garganta, boca e cavidade nasal.
Antes de iniciar a fonoterapia, é necessário que o fonoaudiólogo identifique as necessidades e possibilidades vocais do paciente, que deverá, portanto, ser primeiro submetido a um exame otorrinolaringológico e à avaliação fonoaudiológica. Baseado nessas informações, o fonoaudiólogo elaborará um plano terapêutico que, entre outras estratégias, podem abranger orientações de voz e higiene vocal, exercícios de fortalecimento e resistência dos músculos envolvidos na fala/canto, projeção de voz e melhor articulação das palavras (dicção). Como resultado, espera-se mudança no comportamento de voz.
Uma terapia eficaz exige do profissional conhecimento exaustivo de fisiologia da voz e ouvido treinado, pois a realização correta dos exercícios garante a saúde da voz e evita o aparecimento de outras patologias. Nesse sentido, é importante que o fonoaudiólogo seja especialista em voz e tenha vivência e familiaridade com o caso a ser tratado.
Obs:  Nesse link, além do conteúdo que reproduzi aqui nesse post, tem áudios com exemplos de vozes tratadas com fonoterapia. 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Água faz bem. A voz agradece!

E aí, gente!


Todos reconhecem o valor da água para o corpo humano. Mas vocês sabiam que a água é fundamental também para a voz? Duas alunas de Fonoaudiologia da PUC-SP explicaram o porquê em um artigo, que eu reproduzo aqui no blog. 
Beba água e mantenha sua laringe hidratada!



Todos sabemos que a água é essencial à vida e que o corpo humano tem sua massa composta em média por 60% de água. Além disso, é por meio da água que variadas funções vitais são permanentemente mantidas.
Muitos estudos, na Fonoaudiologia referem à importância da hidratação dentre os cuidados para uma boa voz. No entanto, a hidratação das pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais) não é imediata após a ingestão de água. As pregas vocais ficam na laringe, que faz parte do sistema respiratório, ou seja, por lá, só passa ar! A entrada de líquidos ou sólidos na laringe provocaria acessos de tosse para a proteção das vias aéreas, e evitaria assim uma pneumonia por aspiração de elementos estranhos ao trato respiratório.
A água que bebemos demora por volta de uma hora para chegar aos tecidos do corpo, dentre eles a mucosa e os músculos da laringe, por meio do processo de absorção sistêmica. Desta forma a hidratação ao longo do dia é recomendada para que as estruturas responsáveis pela produção da voz estejam sempre bem lubrificadas, garantindo boas condições de mobilidade das pregas vocais. 
Dica: beba em média 8 copos de água bem distribuídos ao longo do dia, dando pequenos goles durante as atividades do cotidiano, principalmente nos intervalos de exercícios físicos ou quando está utilizando a voz.

Fonte: O artigo é das alunas Maria Laura Wey Martz e Susana P. P. Giannini, que está disponível nesse link: http://www.pucsp.br/laborvox/cuidados_vocais/agua_faz_%20bem_voz.html

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Revisão

Oi pessoal, tudo bem?
Hoje eu fui à otorrinolaringologista a pedido da minha fonoaudióloga e recebi ótimas noticias em relação à estenose!

Segundo ela, minha laringe está bem melhor e ela está muito feliz com o resultado até o momento. (porque tenho muito a melhorar ainda). Ela disse também, o que muita gente vem me dizendo, mas ouvindo de uma profissional que entende do assunto é bem melhor né? Que a minha voz está melhor, mais limpa! Ela também fez um exame chamado laringoscopia (que eu já tinha feito outras vezes) e gravou em um CD para mostrar para a minha fono. Obviamente, vou continuar com a fono por bastante tempo. E o que me preocupou um pouco foi que ela disse  que eu tenho alteração estrutural de face, causada pela respiração oral e na próxima sessão que tiver com a fono, vou começar a trabalhar isso. Estou muito feliz e mais feliz ainda porque acho que não precisarei fazer cirurgia. Semana que vem eu conto a reação da minha fono e de como foi a sessão! Em relação à alteração estrutural de face e de eu respirar pela boca, isso se deve ao fato de que eu tenho um desvio de septo e outros problemas respiratórios no nariz. 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cuidados com a voz II

Oi, pessoal! Eu sei que já falei sobre esse assunto aqui no blog, mas eu achei uma ilustração bem legal do programa Bem Estar, que está no site e queria compartilhar com vocês.



DICAS

  • A água é importante porque hidrata a laringe e, dessa maneira, diminui os riscos de lesão nas cordas vocais. 
  • Já a maçã tem ação adstringente, que ajuda a limpar a boca e a faringe, melhorando a ressonância da voz e facilitando sua projeção. Até mesmo o movimento de mastigar a fruta já ajuda a soltar a musculatura que produz a voz.


sábado, 15 de junho de 2013

Exercícios

Pessoal, conforme eu tinha comentado no outro post, falarei sobre os exercícios vocais que faço.
Antes de tudo, é importante dizer que os alongamentos e exercícios que faço são específicos para a minha doença e são recomendados pela minha fono, de acordo com as necessidades que tenho. 
  • Os exercícios devem ser feitos várias vezes por dia! 

Para começar é importante fazer alongamentos primeiro!
No meu caso, eu faço os que descreverei abaixo:

  • alongamentos cervicais – rodar os ombros para trás – 10x
  • cabeça para frente e para trás
  • para a boca: abrir e fechar a boca 5x 
Feito isso, agora pode-se começar o exercício. Eu sigo instruções da minha fono, através de exercícios que faço no consultório dela e que ela gentilmente transcreveu em um papel para mim (bem parecido com receituário) e ela também me emprestou os “instrumentos” que utilizo para realizar os exercícios.

  • Inspirar e soltar fazendo:
Ch..........................
Juuuuu.....................
Jiiiiiiii e todas as vogais 

  • vibrar a língua fazendo
RRRRRRRRRRRRRRRR
RUUUUU
ROOOO e todas as vogais 

  • Encher a bochecha de ar e soltar com plosão fazendo

bu
bi
be
ba
pa
pe
pi
po
pu 

(um de cada vez)

  • Segurar a língua no céu da boca 
  • Segurar a língua no assoalho da boca fazendo: se, sa, si, so, su (um de cada vez)
Outros exercícios que costumo fazer e que são meus preferidos! 

Este "instrumento" parecido com um palito de pirulito (ao menos me faz lembrar) e que não sei o nome, eu coloco na boca e assopro, fazendo barulho com a garganta 
   
Já esse "instrumento" é uma rolha, em que a parte mais grande eu coloco entre os dentes. Mas atenção! não é toda a rolha e sim, a pontinha dela e geralmente, eu canto a música 'Como uma onda no mar' do Lulu Santos e ajuda muito! A música foi sugestão da minha fono, durante uma sessão e desde então, só faço o exercício com essa música 

Para facilitar a explicação!


E para terminar:

Esse é um dos exercícios que mais me ajudam na respiração e graças a esses tubos minha respiração está melhor! O tubo grande é meu e não é parecido com o que a minha fonoaudióloga tem, mas serve também e é fácil de ser encontrado. Já o tubinho, que está dentro do tubo grande, foi minha fono que emprestou, aliás os "instrumentos" anteriores também. 
Continuando, no tubo grande eu coloco água até a metade ou um pouquinho mais que a metade e com o tubinho eu assopro. Vocês vão observar que vai formar bolhas e que vai cair um pouco de água e isso deve acontecer, é sinal de que está certo. Portanto, faça em um local adequado ou então coloque um pano em baixo. 

Qualquer dúvida é só comentar! E é importante ressaltar, que os exercícios que eu faço são específicos para a minha doença. Então, caso você esteja pensando em fazer, antes procure um fonoaudiólogo!