terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Um novo ano de muitas realizações!!!

Oi pessoal!!!! 2015 está quase aí! Para alegria de todos, né?

Ano de começar, ano de tentar, ano para se libertar, ano para viajar, ano para conhecer lugares e gente, ano de conhecer culturas novas e estar ainda mais envolvida com cultura, saber que irei trabalhar por pelo menos mais 6 meses no que tanto amo e com gente que tanto gosto e admiro, saber que pelo menos nos próximos 6 meses irei estar cercada todos os dias por pessoas que me fazem bem. Ano de produtividade. Ano de mudanças. Ano de realizações. Ano de muitas conquistas. Ano de ir atrás de todos os meus objetivos. Ano de muita saúde. Ano de valorizar e ser valorizada. Ano de sorrisos largos. Ano de alegria. Ano de vitórias. Ano de criar novos hábitos. Ano de continuar com hábitos que já estão dando certo. Ano de esquecer o que deu errado e fazer o certo.

Um novo ano, um novo começo, uma nova vida, uma nova história, mil possibilidades e o desejo de que 2015 seja infinitamente melhor do que esse.

Para vocês que acompanharam aqui no blog o ano todo eu desejo um excelente 2015!!! E até ano que vem

domingo, 21 de dezembro de 2014

Voltando e refletindo

Olá, pessoal!


Acharam que eu tinha abandonado este espaço? Claro que não! É que esse mês é cheio de compromissos, festas, reta final de semestre na faculdade e eu cada vez mais fazendo milhões de coisas e sem tempo.

Com o final de ano é normal que haja muita coisa para fazer, assim como, nesta época do ano as pessoas costumam fazer uma lista de metas e desejos a serem alcançados no próximo ano, buscam informações sobre a cor do novo ano, leiam o que o horóscopo do seu signo diz, entre tantas coisas habituais a cada ano que se finda, sem esquecer as promessas, né? Quem nunca? Eu inclusive, já fiz a minha lista de metas para o próximo ano e como fui bastante ponderada ao realizá-la espero que consiga concretizar todas as minhas metas ao final de 2015.

Este ano foi difícil. Ano de muitas perdas, estresse, ansiedade, saúde fragilizada, mas também, de tantas outras coisas surpreendentes e de muitos ensinamentos.

Aprendi que tenho que saber lidar com o estresse e ansiedade. Aprendi que temos que valorizar mais os momentos com pessoas que amamos, pois não sabemos o dia de amanhã. Aprendi a desenvolver o meu lado comunicativo que estava bastante adormecido. Aprendi a ter cuidado com a saúde. Aprendi que uma boa alimentação não é só sinônimo de dietas e perder peso, mas que uma alimentação adequada faz toda a diferença para a nossa saúde. Adquiri o hábito de tomar café da manhã e de comer algo a tarde. Aprendi a descartar o refrigerante da minha vida. Fiz novas amizades. Conheci pessoas novas. Conheci lugares diferentes. Pude perceber o quanto a yoga trouxe benefícios para a minha vida. Aprendi tanto com o trabalho. Consegui superar um medo que tinha há anos. Conheci uma das blogueiras que mais admiro. Aprendi a ser desinibida. Aprendi a realizar múltiplas tarefas. Foi um ano bom e bastante produtivo.

Para 2015, além das minhas metas, eu gostaria de não me cobrar tanto e de conseguir administrar o meu tempo. E vocês o querem e esperam para o novo ano?

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Retornando...

Olá, queridos leitores!


Depois de mais de um mês estou retornando, retomando o que gosto de fazer. Fiquei muito tempo sem postar aqui porque vários motivos.

O primeiro porque não tinha nada de interessante para postar, ou eram coisas muito repetitivas. Segundo porque me encontrava atarefada de trabalhos da faculdade e trabalho. O terceiro porque estava mal com a morte de um familiar. O quarto porque fiquei um tempo sem ir a fonoterapia. Entre tantos motivos, continuo sem saber o que postar e não tenho o que postar, porque tudo se torna repetitivo demais. Sendo assim, terei alguns fixos no blog onde contarei sobre as minhas fonoterapias, posts sobre momentos pelos quais estou passando (sim, mais do que um blog é um espaço para desabafar), entre outras coisas que possam vir a me interessar.

Espero que essa minha fase sem paciência e sem vontade de fazer nada passe. E prometo a vocês que assim que tiver coisas interessantes e que possam agregar para a vida de vocês eu posto aqui. No mais, é isso


Bom fim de semana!

domingo, 19 de outubro de 2014

The Voice: Top 2

Oi, gente. Bom domingo para todos! O domingo por aqui vai ser musical e cultural e por aí?

Estava assistindo ao The Voice no canal Sony. Prefiro mil vezes o The Voice americano do que esse que se apresenta no nosso país, pois acho mais técnico e os cantores são mais profissionais. Bem, isso na minha opinião.

E me surpreendi com o excelente nível desta 7º temporada. Cada técnico tem um excelente time e diversas possibilidades. Cada equipe tem cantores com personalidades e vozes diferentes. Mas entre vários cantores que se apresentaram hoje, dois se destacaram, na minha humilde opinião, e ao que parece não só na minha mas para os técnicos também.


A 1º que me encantou e ganhou meu coração não só pela música, mas pela sua voz e em como se destacou incrivelmente nessa música foi a Beth Spangler! Ela começou cantando suavemente e ao longo da música foi dando mais tom e personalidade, como disse a Gwen Stefani.

Acho que ela tem potencial para chegar longe e brigar pelo prêmio. O nome da música é

Best Thing  I Never Had


O último a se apresentar hoje encantou a todos os técnicos, porém, como quase todos já estavam com suas equipes formadas e completas coube ao Blake Shelton a responsabilidade de ensinar tudo o que sabe ao Justin Johnes, um menino de 15 anos que arrebentou. De novo, na minha opinião, um dos mais surpreendentes da noite, pois tão novo, sem experiência em cantar num palco e com tantas pessoas ele foi incrível. 

Cantou uma das músicas que mais escuto e que mais me identifico no atual momento. Não preciso dizer que ganhou meu coração, né? 

Eu sou daquelas que tem uma música para cada momento e situação da vida. E essa se encaixa perfeitamente nesse meu momento. A música se chama Let Her Go

Estou esperando ansiosamente pelas próximas etapas do programa e para saber como eles vão se sair. Como disse, um bom domingo musical para todos e com vozes lindas :) 

sábado, 18 de outubro de 2014

Fonoterapia

Oi, pessoal!

Depois de algum tempo sem postar e 2 meses sem ir na fonoterapia, retomei algo que é muito importante para mim e aos poucos vou voltando a normalidade.

Quinta foi dia de fonoterapia. Dia de matar a saudade. Dia do abraço carinhoso. Dia de colocar a conversa em dia. Dia de colocar a voz em dia. Ah, e como eu precisava!

Em 30 minutos senti a diferença de uma voz projetada que há muito não escutava. Senti mais leveza e facilidade para comunicar. Mais alegria. Mais paz. Mais naturalidade para falar. Senti minha voz fluir com facilidade. Senti alívio. Percebi o quanto eu precisava daquele momento. Percebi que minha voz também precisava. A voz foi se projetando aos poucos, quase como um grito de liberdade.

A voz que estava tão escondida, tão esquecida foi se liberando, se libertando conforme os exercícios iam sendo realizados. E ao final, a voz explodiu, se projetou, foi para frente no seu devido lugar. Lugar esse, de onde não deveria ter saído

A conclusão a que cheguei é que tenho que saber administrar o meu tempo para poder realizar todos os meus afazeres, incluindo os exercícios de fonoterapia. Além, é claro de ir regularmente nas sessões.

A voz que estava tão apagada, agora está projetada e comunicando com mais vivacidade.


Sobre a fonoterapia: A minha fonoaudióloga comentou que apesar de ter ficado tanto tempo sem ir lá, a voz está estável, na média. E pediu para fazer os exercícios que mais me ajudam a ter projeção vocal.
Como os feitos com a língua: rrrrrrrrrrr, raaaaaa, reeeeeeeee, riiiiiiiiiii, rooooooooo, ruuuuuuuuuu.

sábado, 27 de setembro de 2014

Reflexão

Bom dia! Saturday!

Os acontecimentos das últimas semanas fizeram eu me ausentar do blog. E o post de hoje é justamente sobre isso.

Como contei no post anterior eu passei mal, mas agora, já estou me recuperando aos poucos e voltando a rotina normalmente.

Esses acontecimentos todos me fizeram colocar a mão na consciência e entender que a minha vida precisa de mudanças drásticas e hábitos saudáveis, pois saúde é tudo! Estou tomando o remédio para anemia e já sinto uma melhora significativa, juntamente com o remédio estou me alimentando de acordo com os horários estabelecidos no cardápio que o médico me deu e vou fazendo substituições de acordo com o que tenho em casa. Além disso, estou adquirindo o hábito de ao acordar tomar um copo de água com meio limão espremido. 

Para quem não sabe essa misturinha traz inúmeros benefícios, tais como: melhor absorção e digestão de nutrientes, limpa o fígado, potencializa o processo anti-inflamatório e o sistema imunológico, reduz compulsões alimentares, ajuda a minimizar os sintomas de cansaço e proporciona o emagrecimento, pois diminui o apetite. 

Também faço yoga e adquiri o hábito de meditar!! Mas em relação a alimentação eu sou desleixada mesmo. Porém, com tanta indisposição e doença entendi o recado do meu corpo e vou mudar completamente meus hábitos alimentares e de vida. Aguardem! #Projetosaúde


  

domingo, 21 de setembro de 2014

Ansiedade também faz adoecer!

Olá, um bom dia de domingo a todos!


Você deve estar se perguntando o porquê do título deste post. Explico: Esta semana estava me sentindo mal, aliás nas últimas semanas vinha me sentindo extremamente mal e indisposta. De tal maneira que estava me sentindo fraca para fazer coisas habituais do dia a dia, inclusive trabalhar!!! Decidi marcar uma consulta com o médico da família. Resultado? Muitos exames para fazer, vários remédios para tomar e um cardápio que devo seguir. 

Quando comecei a trabalhar deixei de lado alguns hábitos que a duras penas adquiri como beber água, aliás nem estava tomando. Não estava comendo corretamente e quando comia eram comidas pesadas com frituras e gorduras ( que facilmente encontramos por aí). Desde o início do ano tinha perdido peso e no último mês perdi mais ainda. Ao subir na balança do consultório levei um choque porque não imaginava que estava tão magra, eu sabia apenas dos sintomas que ultimamente vinha sentindo. 

- Fraqueza
- Falta de apetite 
- Ansiedade 
- Ao comer sensação de peso na barriga 
- Tontura 
- Mal estar 
- A memória falhava 
- Estresse 

Enfim, uma lista bem extensa. O médico acha que estou com anemia, mas pediu diversos exames para verificar. Assim que fizer todos eu conto aqui 

Onde quero chegar com tudo isso? A minha má alimentação, estresse constante, problemas familiares e principalmente ansiedade constante. Me fizeram adoecer e precisou acontecer tudo isso e um quase desmaio para me dar conta de que o meu corpo estava emitindo sinais claros de que não estava bem emocional e fisicamente. 

Percebi, que eu já vinha com quadros severos de ansiedade desde o início do ano e não fiz nada, não procurei ajuda, ou seja, simplesmente deixei rolar. Mas agora o preço que estou pagando é alto demais. 


Nunca gostei de tomar remédio. Mas agora até remédio para ansiedade tenho que tomar. 


Antes não bebia água direito, agora sinto uma melhora significante quando bebo.


Antes não me alimentava direito, agora após uma pequena refeição, me sinto mal


Me sinto fraca para fazer diversas atividades. Não consigo nem mesmo ficar em pé no trem em todo o percurso.

O que quero dizer com este post é simples. Cuidem-se! Se alimentem bem e adequadamente, pratiquem exercícios físicos, não deixem o estresse dominar o dia de vocês, tomem precações para que a ansiedade não prejudique o funcionamento da mente e corpo de vocês e estejam sempre bem com vocês mesmos. 

Recentemente li em pdf o livro de Augusto Cury, intitulado "Ansiedade - Como enfrentar o Mal do Século" e recomendo a leitura para quem tem este transtorno ou para quem se sente ansioso.

sábado, 13 de setembro de 2014

NOVIDADE

Olá, pessoal!

Tinha o intuito de falar sobre a 1º fonoterapia depois das tão merecidas férias da minha fonoaudióloga, mas não vai dar. Explico: tinha sessão marcada para o dia 11/09 (quinta) como de costume, mas chegando lá descubro que minha sessão tinha sido desmarcada. Com cara de tacho, pois não havia me lembrado que eu tinha desmarcado por problemas de horário


MINHA CARA QUANDO DESCOBRI QUE MINHA 
SESSÃO TINHA SIDO DESMARCADA

Anyway, pensei em outro assunto que para mim era interessante, mas tenho que ler a reportagem primeiro e descobri que tenho trabalho para fazer que eu nem sabia que existia com entrega para HOJE. 

MINHA CARA QUANDO DESCOBRI TINHA
 TRABALHO PARA ENTREGAR HOJE 

Tudo porque ultimamente são tantas atividades e tantas coisas para fazer que fico assim me confundindo e com a vida tão tumultuada

Então surgiu a ideia de propor uma novidade para o blog, mas que precisa da colaboração de vocês.

TAGS!!! Me mandem perguntas relacionadas ao blog: pode ser sobre a minha fonoterapia, sobre a minha estenose, uma história que me marcou por causa da estenose. Enfim, sobre o que quiserem, e eu respondo
Acredito que assim fica legal, pois vamos interagir e eu falo um pouquinho sobre o principal tema do bloguinho! 

Nos próximos dias me mandem suas perguntas através dos comentários e eu vou reunir as top 10 e respondo em forma de post. 

Gostaram? Mandem suas perguntas! Quem sabe assim posso ajudar alguém que está passando pelas mesmas coisas que já passei e por coisas que ainda passo

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O bem que faz a meditação: 5' minutos

Olá, pessoal! Como estão?

Eu sei, eu sei esse blog que no início era para falar sobre a minha estenose está virando um blog sobre qualidade de vida! Mas não se preocupem que eu pretendo trazer assuntos (e muitos) sobre estenose e contando as minhas experiências na fonoterapia, mas enquanto estou de recesso da fono, busco assuntos diversos que norteiam o meu dia. 

Essa semana comecei no yoga e estou amando!!! No principio eu achei que o yoga iria aliviar somente o estresse e ansiedade, mas eu me enganei. O yoga é muito mais amplo e profundo do que isso e irá também me ajudar em vários aspectos. 

Na aula de yoga conheci os benefícios da meditação. Eu achava que a meditação era difícil, mas não é. Mas você precisa focar só no momento, tirar tudo o que está em sua mente. Me apaixonei!!! 

A professora disse que 1 minuto por dia de meditação já trazem benefícios para essa vida caótica que temos. Descobri um aplicativo de celular ótimo (melhor do que o que eu tinha indicado em outro post) que facilita a sua meditação. O app foi desenvolvido pela ONG Mãos Sem Fronteiras visando tornar a meditação acessível para as pessoas e para isso lançou a campanha: 5' Minutos - Eu medito, cujo slogan é: Quando você tem paz, o mundo tem paz".

O aplicativo te dá instruções de como realizar a meditação e o tempo de 5 minutos para meditar e o app fornece a opção de compartilhar a sua meditação via Facebook ou Twitter. Legal, né? Além disso, enquanto você está meditando o app toca uma música instrumental (eu achei linda)



No aplicativo existe a opção do próprio app te lembrar a meditar, conforme o horário que você escolheu.

Obs: É gratuito e fácil de utilizar. Disponível para IOS e Android 

Eu estou amando o app, porque com certeza facilita a minha vida e meditar faz MUITO bem. Me contem a experiência de vocês! 

Fonte: http://www.eumedito.org/ 

                                                              

sábado, 30 de agosto de 2014

Filosofia de vida!

Olá, pessoal! Como foi a semana?

Lembram que no início do ano eu disse que traria assuntos diversos? não necessariamente falando sobre voz, mas também em qualidade de vida.

Há algum tempo, eu estou me interessando por yoga, lendo sobre qualidade de vida, meditação e sobre como ter e manter uma alimentação saudável, sobre como ficar menos ansiosa e menos estressada. Desde quando começou esse meu interesse? Não sei ao certo precisar, mas acho que a partir do momento em que percebi que estava ficando cada vez mais estressada, irritada, ansiosa, me alimentando mal e esse conjunto de coisas começaram a fazer mal para a minha saúde como um todo. Desde emagrecer até ficar mais suscetível a desenvolver doenças. 

Foi então que percebi que precisava mudar e acima de tudo me cuidar. Decidi então ir atrás de informações sobre como ter qualidade de vida, qual a alimentação mais adequada, o que teria que evitar, métodos que me deixassem menos ansiosa e consequentemente menos estressada. 

Dentre tantas coisas elegi algumas que irão me auxiliar a ter uma vida mais leve:

  • Vou começar yoga na próxima semana. Assim que começar a sentir os resultados, posto aqui
  • Ler as pílulas de autoestima. A pílula de autoestima foi uma maneira que encontrei de começar o dia bem, com pensamentos positivos e mais leve
Obs: As pílulas de autoestima são textos/frases de efeito que leio todo dia pela manhã! E acreditem funciona. 
  • Alimentação mais saudável. 
  • Acreditar em filosofias de vida. Esses dias, lendo as pílulas de autoestima me deparo com essa frase:

"nada vale a pena se você não estiver feliz"

Pode parecer simples, mas essa pequena frase me fez parar e repensar várias coisas que estão acontecendo na minha vida e me fez perceber que eu estava apegada demais a certas coisas, que estava infeliz mas continuando por pura comodidade. Junto com essa frase a pílula fazia uma pergunta: Se nós buscamos a felicidade a curto prazo, porque nos sujeitamos a viver tristes a longo prazo? E isso me caiu como uma luva! Obrigado, Gabi Chanas. 

Anyway, além dessa filosofia acabei desenvolvendo outra:


"Sinta-se bem, seja bom e faça o bem"

São frases simples mas se levadas a sério, como uma filosofia de vida mesmo, podem mudar e muito a sua vida. É só acreditar! 

  • Terapia. Preciso entender certas coisas que sozinha não consigo encontrar as respostas. Quero entender como funciona a minha mente e porquê de pesamentos tão negativos e destrutivos que estão me fazendo tão mal emocional e fisicamente. 
Acredito que com esses hábitos que adquiri e mudanças de pensamento a vida vai se tornando mais leve e mais fácil. 

Quais os hábitos que vocês possuem? O que torna sua vida melhor?

Bom final de semana e que a semana que vem seja divina! 




sábado, 16 de agosto de 2014

Qualidade de vida!

Olá, bom dia! Saturday!!!

Hoje é um dia de descanso para mim e para muita gente. Especialmente se o dia de ontem foi punk como o meu.

Geralmente é no sábado que recarregamos as energias, que descansamos da semana lotada de trabalho e de compromissos. É um dia para podermos relaxar, para fazer as atividades que mais gostamos e para estar com pessoas queridas. No post de hoje, eu não vou falar sobre voz e rinite, mas sim, sobre qualidade de vida. 

Atualmente com a nossa vida cada vez mais corrida e cheia de compromissos inadiáveis, o que nos falta cada vez mais é a tão falada, mas também, tão distante qualidade de vida. Pensa aí. Durante a semana quais atividades você faz que realmente lhe dão prazer? Durante a semana tem algum momento do dia em que você consegue relaxar? Você fica angustiado por não ter feito alguma coisa durante a semana? Com que frequência você fica ansioso? Você sente alguma dor durante a semana?
Bom, eu sempre fui uma pessoa muita ansiosa e essa ansiedade toda está me fazendo muito mal. Tanto emocionalmente como fisicamente. Desde que comecei a trabalhar me sinto cada vez mais cansada, indisposta, e com dores constantes de cabeça e muita, mas muita dor nas costas. Minha cabeça não para um minuto de pensar, eu tenho a necessidade de me encher de trabalho para não ficar pensando, para me ocupar e também sentir que estou sendo útil de alguma forma. Mas com esse excesso de trabalho e cobrança eu estou me sentindo cada vez mais ansiosa, com dor e extremamente cansada... como se não bastasse tudo isso eu estou com uns apagões de memória que me atrapalham para desempenhar as minhas atividades no trabalho. 

Li na internet que a yoga é ótima para quem tem ansiedade e para quem quer se livrar do estresse que a rotina caótica ocasiona. 



Não parar um minuto mesmo quando o corpo não está em movimento é um quadro de ansiedade. A mente não desacelera e os pensamentos e preocupações vão tomando conta sem dar descanso algum. Para enfrentar esse problema comum da modernidade não é incomum os médicos sugerem um remédio bem longe da alopatia: a ioga. “A ansiedade gera sintomas de sofrimento, como a dificuldade para lidar com a espera, irritabilidade, tremores, angústia, pensamentos distorcidos e constantes sensações de que nada dará certo”, enumera Frederico Augusto Marcondes Facchini . Daí a explicação para as famosas dores de cabeça, nas costas, a gastrite e outros tantos outros males provenientes da agitação sem fim. 
“Por meio da prática da ioga a pessoa é estimulada a modificar a respiração e a se concentrar somente no corpo e no presente, fazendo com que as preocupações sejam esquecidas”, afirma a profissional, formada pelo Instituto de Yoga Narayana e com especialização na Índia.
E é justamente no aprendizado de controlar a respiração com a ioga que está o segredo para combater a ansiedade.
Estou pensando em fazer yoga, além de todos esses benefícios certamente me ajudará a dar um fim na dor nas costas. Mas se você não tem tempo para praticar yoga ou ir a um psicólogo, esta semana procurando pela internet alguma alternativa bacana para me fazer aliviar esse estresse descobri que existem vários aplicativos que te ajudam a relaxar através da meditação e também que te auxiliam a ter uma boa noite de sono. Ah, uma boa noite de sono é revigorante! Dentre tantos apps eu gostei de um chamado Calm. O Calm é um aplicativo que se propõe a te fazer meditar, dormir e relaxar. Você clica na opção meditar e tem tempos de 2 min, 10 min, 15 min e além disso, o app disponibiliza imagens da natureza e músicas calmas enquanto você faz a sua meditação. Demais, né? 
Obs: o app está disponível para IOS e Android. Até onde sei para iPhone ele é gratuito.
Espero que tenham gostado das dicas! 

Fonte: http://saude.ig.com.br/bemestar/saudealternativa/ioga+uma+arma+contra+a+ansiedade/n1237853892397.html

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Aviso importante!!!

Olá pessoal, bom dia!

Li uma noticia que me deixou chocada e perplexa. Cada vez mais estou chocada com as noticias de adulterações de alimentos. Só nesta semana foi o leite, o toddynho e agora a água que é tão necessária para o nosso organismo, voz e para se ter uma qualidade de vida maior. 

A informação é do Jornal Zero Hora e está confirmada. Fico pensando onde vamos parar e o que poderemos consumir sem ter aquela pulga atrás da orelha. Eu não tomo leite já tem muitos anos, não consumo porque não gosto mas agora com tantas noticias sobre isso eu nunca mais tomo leite de vaca. De amêndoas sim, pois é o mais indicado para quem tem alergia. 

Enfim, a noticia diz que a Anvisa proibiu a venda do lote 32966047S1 com validade em 23/10/2014 do produto água mineral natural da marca São Lourenço. E foi publicado no Diário Oficial da União 

A água DESTE lote está com bactéria Pseudomonas aeruginosa acima do limite estabelecido na legislação sanitária no lote. 

Segundo o Departamento de Química da Universidade de São Paulo (USP), a bactéria atinge principalmente os pulmões de pessoas que apresentam imunidade baixa.  

Vocês entendem agora o motivo da minha perplexidade? Eu parei de tomar refrigerante por acreditar que faz a mal a saúde (e faz) e passei a tomar só água e uma das marcas de água que mais consumo é a São Lourenço, mas agora vou tomar mais cuidado. Não digo que não consumirei mais essa água porque eu gosto, mas prestarei mais atenção. 

E eu achando que um dos alimentos mais seguros para ser consumido era a água. Só podem estar de sacanagem, né? Até a água, onde vamos parar? 

Repasso a noticia para que possam verificar o lote contaminado, caso o tenham. O objetivo não é deixar vocês em pânico e sem consumir água ou esta marca. Eu continuarei tomando, inclusive essa água dessa marca porque gosto. 

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2014/08/anvisa-proibe-venda-de-lote-de-agua-mineral-4575917.html

domingo, 10 de agosto de 2014

Curso de comunicação competente: continuação!

No início do curso ela pediu para que escrevêssemos os nossos nomes e no verso da folha o nome ocupando toda folha e que pensássemos em características que nos definiam ou que as pessoas que convivem conosco dizem que possuímos. Como uma característica eu coloquei DETERMINADA e quem me conhece sabe que sou. Enfim, cada um colocou uma coisa e assim logo de cara já ficamos nos conhecendo melhor.
 Na segunda dinâmica tínhamos que contar um conto sobre nós, viagens que fizemos ou qualquer outra coisa. E para isso nos preparar com o colega do lado. Nós tínhamos 5 minutos para escrever e 3 minutos para apresentar. Eu escolhi me apresentar e contar um pouquinho dessa minha nova fase no trabalho e de como é importante a voz no ambiente em que atuo. 

No curso cada um falou um pouco de sua história ou alguma coisa boa que tenha acontecido em suas vidas. O legal do curso, além das dinâmicas e da excelente profissional foi o de conhecer outras pessoas com personalidades, qualidades, experiências, histórias de vida e carreiras totalmente diferentes. Ok, haviam três professores mas cada um em sua área. 

Conheci pessoas com limitações e dificuldades piores que as minhas. Eu que sempre acreditei (e acredito) que por ter estenose sempre teria uma limitação, que por ter estenose nunca conseguiria gritar ou cantar, que por ter estenose sempre teria que me justificar para as pessoas ou ser alvo de piadinhas. Talvez, mas só talvez, eu ainda pense assim. Mas ontem descobri que não sou só eu que tenho dificuldades e limitações, descobri que as limitações que possuo não são as piores do mundo como eu julgava ser, descobri que com a fonoterapia estou melhor do que imaginava, descobri que a minha voz combina com uma das minhas maiores qualidades: ser meiga. Descobri que eu tenho potencial, mas só preciso acreditar em mim, descobri por fim que eu não sou o patinho feio, com a voz feia que imaginava ter. 

O curso foi maravilhoso em todos os aspectos, foi o melhor curso que já fiz na minha vida, fiquei positivamente surpreendida com tudo que aprendi e ouvi. Com toda certeza sai do curso mais leve, mais confiante, mais segura e conheci pessoas encantadoras e humildes todos dispostos a aprender mais. Todos ali apesar das suas dificuldades de falar em público se entregaram a dinâmica, não tiveram medo de se expor e aproveitamos cada segundo desse curso d-i-v-i-n-o que recomendo para todos, pois vale muito a pena. Vou lembrar de todas as dicas, das palavras incentivadoras de cada um e lembrar que se eu acreditar mais em mim eu posso.  


                              Ganhamos essa pasta antes de iniciar o curso. Com folhas A4, caneta e com versos e                                    frases para fazer os exercícios que ela nos passou durante o curso. 

Fizemos os exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal com eles. A rolha de silicone (que sou apaixonada) é ótimo para voz e o que parece ser dois canudinhos, na verdade, são para a respiração. Já ensinei como utilizá-los neste post: Clique aqui

"Para uma boa comunicação é preciso escutar. Escutar é tão importante quanto falar. Escute a sua voz!"


Enfim, espero que tenham gostado do post, assim como, eu amei fazer o curso. Super recomendo para quem quer fazer e é de Porto Alegre ou região. Caso queiram saber mais informações comentem nos posts. Mas acredito que só haverá outro em outubro, pois minha fonoaudióloga entrará em férias! 



Curso de comunicação competente!

Olá, bom dia a todos! Happy father's day para todos os homens comuns que se sobressaem para serem os nossos super heróis.

Anyway... No sábado fiz um curso de comunicação competente: voz, dicção e oratória ministrado por nada menos do que a minha fonoaudióloga. Na quinta fui fazer a minha fonoterapia e ela me comentou que ministraria esse curso no sábado e que seria ótimo para mim, pois sou muito tímida e o curso me ajudaria com problemas que enfrento como o medo de falar em público e de me expor.

Agradeci a gentileza e o incentivo dela mas não estava 100% confiante de que faria o curso justamente por medo de me expor e ter que falar para pessoas que até então eu não conhecia. Pensei nessa minha dificuldade, na minha voz soprosa e ainda por cima rouca. Enfim, como de costume coloquei mil empecilhos que me diziam para não realizar esse curso. 

Na sexta- feira pela manhã criei coragem e me inscrevi apesar de todo medo e insegurança de não saber como seria essa dinâmica, mas decidi que precisava saber como enfrentar essas minhas limitações e foi a melhor escolha da minha vida ever. 

O curso tinha partes teóricas para entender a anatomia da laringe e diversas outras coisas,  mas também muitas dinâmicas. O grupo composto por 7 pessoas (número pequeno pois tinha dinâmica) começou inseguro e observador diante da primeira dinâmica, mas terminou o curso como eu mesma citei no final: como uma família. 

O curso tinha carga horária de 8h. Começou as 9h e terminou as 17h e possuía os seguintes programas: 
  • Noções básicas da fisiologia da voz falada e hábitos saudáveis para o desenvolvimento da voz.  
  • A relação do corpo, gestos e a voz na expressividade da palavra. 
  • A emoção pela palavra, empatia e sintonia com o público.
  •  Respiração e voz nas diferentes situações de comunicação. 
  • Ritmo da fala, pausas e silêncio como recurso na dinâmica da oratória.
  • Dicção e oratória-relação precisa para o sucesso do discurso.
  • Estética facial na expressividade da jovialidade da face, da voz e da imagem.
  • Exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal para o uso da voz profissional.
  • Resistência vocal/como prevenir o envelhecimento vocal.
  • Comunicação competente para falar em apresentações orais, entrevistas de trabalho, falar em público, falar de improviso, fazer um discurso.
  • Avaliação das vozes dos participantes no início e final do curso. 
Como vocês podem perceber o curso abordava diversos aspectos importantes para ter uma comunicação efetivamente competente e com várias dinâmicas o que tornou o curso interessantíssimo do início ao fim e que nos possibilitou perder a vergonha e o medo de falar em público, assim como, entender como se dá o processo da voz na nossa laringe.

---> para não ficar um post muito extenso eu vou colocar em dois posts.  




quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Bom dia....

Bom dia para você que acordou rouca. 

Bom dia para você que está a quase uma semana rouca. 

Bom dia para você que tem que se esforçar para falar. 

Bom dia para você que prefere não falar porque a garganta dói absurdamente. 

Bom dia para você que no trabalho tem que atender o telefone e a pessoa que está do outro lado da linha não consegue te ouvir adequadamente. 

Bom dia para você que está rouca e com dor e mesmo assim se esforça ao máximo para falar. 

Bom dia para você que tem que falar em público na sala de aula com a voz rouca e extremamente baixa. 

Bom dia para você que foi convidada para um lançamento na sexta-feira, mas está com vergonha de comparecer por causa da voz. 

Bom dia para você que tem fonoterapia amanhã e como se não bastasse a voz ainda está tossindo.

Bom dia para você que acordou e descobriu que só terá uma fonoterapia esse mês, pois sua fono vai tirar férias (muito merecidas). 

Bom dia para você que está sem otorrino e com rinite em pleno inverno. 

Bom dia para você que não dormiu bem porque estava tossindo e com nariz obstruído. 

Enfim, bom dia. Espero sinceramente que seu dia seja infinitamente melhor do que o meu! 

sábado, 2 de agosto de 2014

Mudança de temperatura e rouquidão

Olá, bom dia!

Ontem a noite vi um vídeo na internet de uma entrevista que a minha fonoaudióloga deu para uma emissora local a TVCOM. O programa abordava sobre as mudanças de temperatura e o impacto que isso gera para a nossa saúde vocal causando principalmente rouquidão.

Para a minha surpresa hoje eu acordei rouca e eu pretendo seguir as dicas que a minha fono deu no programa.

No programa ela falou que no inverno pessoas que tem rinite compromete a projeção da voz.

Como evitar a rouquidão:


  • Tendo hábitos saudáveis. 
  • Se hidratando. Mas ATENÇÃO: A hidratação tem que ser feita ao longo do dia!! não adianta nada tomar dois/ três copos de uma vez para se livrar logo. Lembre-se: o recomendado são 2l de água o equivalente a 8 copos. 
  • Manter uma alimentação saudável.
  • Ter uma boa noite de sono. 
  • Exercícios físicos.
  • Exercícios para a voz, como por exemplo, de aquecimento vocal. 
Ex: exercício de vibração de lábio ou língua.

MAÇÃ E GENGIBRE REALMENTE RESOLVEM? 

O gengibre funciona como anestésico. O gengibre alivia e por trazer um alivio as pessoas usam a voz com mais força e consequentemente a voz vai aparecer mais. Porém, isso pode trazer consequências.

Já a maçã auxilia na secreção, na articulação e na precisão das palavras.

Mas ATENÇÃO: A maçã, o gengibre e a hidratação não vão diminuir ou resolver a rouquidão, mas sim, ajudam a EVITAR a rouquidão (e não durante o processo). É importante ao estar com um quadro de rouquidão avaliar com um profissional. 

IMPORTANTE: Se você estiver com rouquidão por 15 dias ou mais procure um profissional para verificar o que está acontecendo. 

Se você quiser ver o programa na íntegra:  http://videos.clicrbs.com.br/rs/tvcom/video/tvcom-tudo-mais/2014/07/tvcom-tudo-mais-saiba-quais-cuidados-que-deve-ter-com-voz/89286/

Obs: Estou orgulhosa da minha fono pelo trabalho lindo que ela desempenha com tanta dedicação e carinho. Bem que dizem que quando se trabalha com o que gosta o sucesso é consequência. Desejo tudo de mais maravilhoso que a vida possa proporcionar para ela.  

quinta-feira, 24 de julho de 2014

O Avamys funciona!

Olá pessoal, boa noite. 

Esta semana está bem corrida pois estou estagiando, porém, mesmo com tanto cansaço quis dar uma olhadinha no blog e me deparei com uma surpresa MARAVILHOSA! 

No dia 6 de julho do ano passado eu postei Clique aqui comentando sobre a minha experiência com o remédio Avamys (o melhor que já usei até hoje). No dia em que escrevi o post só queria comentar da minha experiência com esse medicamento mas nunca imaginei que hoje ele teria 1010 visualizações. 

Isso me levou a refletir: 1. O Avamys realmente é eficiente 2. O número de pessoas com rinite é maior do que eu pensava 3. As pessoas buscam informações, mas também buscam por resultados satisfatórios

Estou super feliz que em 1 ano o post teve 1010 visualizações e também porque de alguma forma a postagem contribuiu para que 1010 pessoas pudessem ter uma qualidade de sono e de vida maior. Acredito que atingi o objetivo principal que é o de relatar as minhas experiências positivas e poder ajudar nem que seja a 1 pessoa. 

OBS: Só para lembrar que eu contei a minha experiência e que foi boa para mim, porém, varia de caso para caso. Então procurem um otorrinolaringologista, pois ele saberá indicar o medicamento específico para cada caso.  


terça-feira, 22 de julho de 2014

Dia de fono! Auto-estima também é tudo

Olá, pessoal! Boa tarde.

Hoje para variar foi dia de fonoterapia. Como em todas as sessões os exercícios são os mesmos que já postei vááárias vezes por aqui. O que diferencia talvez é que o exercício que faço com a rolha ela sempre procura variar os poemas/ versos/ frases 'dificultando' ou dando um nível de dificuldade ainda maior.

Quando comecei os exercícios com a rolha era só pra mim cantar ou ler versos/ frases/ poemas com a rolha entre os dentes, porém atualmente, além disso depois que eu tiro a rolha tenho que ler tudo de novo e tentar não respirar tanto (o que pra mim é difícil). Hoje ela usou uma frase que me define bem: "tu é viciada em respirar" juro que até então nunca tinha parado pra pensar, ou melhor, observar e é a mais pura verdade. 

Para explicar melhor: eu não consigo ler uma frase sem parar para respirar. Porque faço isso? Achei que tivesse a ver com a estenose, mas pelo visto, eu estava errada e o que era um hábito se tornou um vício. 

Coisas que tenho que melhorar segundo a fono:

  • A respiração. 
  • E 'controlar' a minha língua para que ela não venha entre os dentes e não dificulte a minha comunicação. (eu acho que em relação a isso estou BEM melhor do que antes, mas preciso melhorar).
Segue abaixo o poema de Alphonsus de Guimarães (com este poema fiz o exercício da rolha): 


Ismália
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…
E como um anjo pendeu
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…

Como vocês podem perceber o poema se trata de uma mulher chamada Ismália que se suicidou. Quando minha fono comentou que era triste por este motivo eu fiquei pensando em várias coisas, principalmente porque estou com a auto-estima baixa, mas para minha surpresa ela percebeu e me disse coisas lindas que só me fizeram bem e que eu precisava ouvir. Só tenho a agradecer por esse dom que ela tem de saber o que estou sentindo e das palavras de conforto e incentivo que diariamente ela me dá.
Isso só  me fez pensar e perceber que cada vez mais quero estar cercada por pessoas que me entendam, que me animam, que me incentivam, que me façam sentir leve e que me façam bem e cada vez menos perto de pessoas destrutivas e com pensamentos negativos. Percebo que estou cada vez mais seletiva e talvez, mas só talvez, por isso hoje eu esteja mais feliz do que ontem. 

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Mitos e verdades

Olá, gente! O inverno está aí e com ele sempre surgem algumas dúvidas sobre o que é mito e o que é verdade. 

Para mim, o grande ponto entre o mito e a verdade e que existe um pouquinho de verdade é que devemos manter o equilíbrio, ou seja, não muito e nem tão pouco. Segue abaixo alguns mitos que temos: 

1. Não preciso beber tanta água porque suo menos: MITO 


A necessidade de hidratação dos tecidos segue a mesma, principalmente por que é necessário que circule no nosso organismo uma quantidade de água suficiente para manter o funcionamento de órgãos e a liberação de toxinas. A diurese aumenta, compensando a diminuição da perda pelo suor.

2. Tomar sorvete pode causar gripe ou dor de garganta: MITO 


O resfriamento provocado por esses alimentos não é suficiente para favorecer a ação do vírus da gripe. O resfriamento do corpo, com consequente baixa de temperatura corporal (quando não nos agasalhamos bem ou entramos em ambientes mais frios abruptamente) é o que deve ser evitado.

OBS: Frequentemente escutamos da nossa vó ou mãe que tomar sorvete no inverno causa esses sintomas. Para mim, só confirmou o que já sabia! Esses dias antes de ir para a fonoterapia passei numa Boutique de Sorvete (sim, isso existe) que fica perto do local onde realizo as sessões (eu sou apaixonada pelos sorvetes, pelo local e principalmente pelas atendentes que são queridas) e tomei um sorvete de mascarpone com frutas vermelhas e a atendente me disse que muitas pessoas deixam de frequentar a boutique no inverno justamente por acreditarem nesse mito. 

3. Beber água quente em jejum queima gordura e beber água gelada faz o corpo trabalhar mais, com isso, acaba gastando mais caloria: MITO 


Em nenhum momento a água quente provocará uma necessidade de acesso ao tecido de gordura, queimando-a. A gordura é acessada para repor energia e manter a temperatura corporal em função da temperatura ambiente. A água, independente da temperatura, não promove essa bioquímica.


Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/bem-estar/noticia/2014/07/confira-mitos-e-verdades-sobre-como-cuidar-da-alimentacao-no-inverno-4553572.html



domingo, 13 de julho de 2014

Decisão!

Boa tarde, gente! Bom domingo a todos e bom final de Copa também. GO GERMANY!!!

A decisão que tomei não tem a ver com o conteúdo do blog, mas é uma decisão pessoal que gostaria de compartilhar com vocês, já que me acompanham aqui pelo bloguinho. 

Há alguns meses em decorrência de algumas coisas que aconteceram na minha vida, tive uma crise na qual passei dias só chorando, às vezes nem tinha motivo ou nem sabia porque, mas continuava chorando. Me fechei, me escondi, tentei transparecer uma imagem distinta para que não notassem como estava, me sufoquei com sentimentos e palavras não ditas, fiquei angustiada e ainda mais ansiosa do que habitualmente sou. Percebi que precisava de ajuda e resolvi compartilhar com uma amiga o que estava passando e por coincidência ela também já tinha passado pela mesma situação, ela me confortou e me deu o número da psiquiatra dela. 

Lembro que após alguns dias eu me senti um pouco melhor e não quis ligar porque achava que buscando ajuda estaria atestando que não consigo resolver meus próprios problemas, demonstraria um sinal de fraqueza e até aquele momento eu queria manter a imagem de que estava tudo bem, pois ninguém precisava saber que por dentro eu estava destruída. 

Como comentei no blog estava fazendo autoescola e por ter medo, desisti. Na verdade estou dando um tempo. Quero/preciso continuar, mas com medo não chegaria a lugar algum. 

Então, nesta semana pensando um pouco sobre os últimos meses e nos meus medos decidi que vou buscar a ajuda de um profissional para me ajudar a superar os meus medos, os meus traumas e tentar entender qual a origem deles e o que fazer para superá-los. Assim como, ser mais confiante, menos pessimista, mais segura e a não me desvalorizar tanto. 

Desisti de tentar entender sozinha o porque de tanto medo e porque o medo me impedi e me bloqueia, tanta ansiedade, tantos pensamentos pessimistas, de tentar explicar o inexplicável, de me sentir culpada por ter estenose ou de culpar pessoas que amo. Enfim, o primeiro passo eu dei: admitir que preciso de ajuda.  Espero que daqui a alguns meses tenha good news pra vocês e vivendo a vida com mais leveza.   

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Alergia

Oi, pessoal! Último post do dia.

Eu estava vendo Bela Cozinha no canal GNT da Sky e no programa de hoje ela fez leite de amêndoas (o leite de amêndoas é o novo queridinho do momento) e no programa ela disse que quem tem alergia ao leite de vaca ou possui alergias como rinite e sinusite, o leite de amêndoas é super indicado. Eu já tinha ouvido falar que o leite de vaca causava alergia e piorava as "ites" rinites, sinusites, mas minha fonoaudióloga  e minha otorrino nunca me proibiram ou limitaram o consumo de leite. 

A Bela fez um café da manhã para a Preta Gil que também sofre com rinite e sinusite e no programa comentou que a fono dela proibiu o consumo de leite de vaca. Prometo perguntar para a minha fono a respeito. 

Pesquisando um pouco na internet descobri o porque de o leite de vaca causar alergia e piorar os processos riníticos.  

A rinite é uma doença extremamente comum, que ocorre com mais freqüência no inverno, outono e primavera.
Saiba que o abuso de leite de vaca, seus derivados e similares, podem ser péssimos alimentos, especialmente nas fases agudas. O leite possui uma quantidade muito grande de macromoléculas que conseguem atravessar  a mucosa intestinal com disbiose (desequilibro da flora intestinal e de sua parede) provocando uma reação do organismo no sentido de combatê-las, pois são entendidas como antígenos (substâncias estranhas ao organismo), necessitando ser eliminadas. As reações subsequentes desencadeiam aumento de produção de MUCO. E isso se deve às proteínas encontradas no leite de vaca que passam à circulação, sem serem devidamente digeridas.

E mais!!!! Diversos estudos comprovaram a relação de alergia tardia, principalmente ao leite de vaca, com otite, dermatite, sinusite, asma, gastrite, enxaqueca, hiperatividade infantil, ansiedade e até mesmo depressão.

Para quem se interessou pelo leite de amêndoas segue a receita: 

Ingredientes:
1 copo de amêndoas crua
4 copos de água*
(*Bela Gil sugere que quem goste do leite mais consistente, coloque menos água; quem gosta de menos consistente, coloque mais água)

Medidas padrão:
1 xícara (chá) = 240ml
1 copo americano = 200ml


Modo de preparo:
Lave as amêndoas, deixe de molho de um dia para o outro com água cobrindo ou guarde na geladeira por mais dias. Escorra a água que ficou de molho, retire a película (opcional) e bata no liquidificador com a água. Coe em um pano fino. Se não for consumir na hora, deve-se guardar o leite fresco e dura 3 dias na geladeira. 


Fontes: http://prisciladiciero.com.br/blog/tratando-rinite-com-auxilio-da-nutricao-funcional
http://gnt.globo.com/receitas/receitas/leite-de-amendoas-receita-de-bela-gil.htm

Ontem: dia de fonoterapia!

Olá, pessoal! Bom dia

Ontem foi dia de fonoterapia, mas com tanta correria acabei não postando nada. Anyway... 


Ontem fiz os exercícios habituais e para a minha surpresa ela não fez aquele exercício para melhorar a respiração, talvez porque tenha esquecido. Mas entre tantos exercícios ela destacou três que são importantíssimos para o meu caso.


  • Exercício de plosão retida. É um exercício onde puxo o ar pelo diafragma, encho as bochechas de ar e "explodo" para fora com as letras e palavras: po, pa, pe, pi, pu ou bom dia, boa tarde e boa noite. Este exercício é excelente para projetar a voz para frente. 


Ontem ela comentou comigo que cheguei ao consultório com a voz "bem pra traz" que estava difícil de ouvir e após esse exercício senti uma melhora radical, a voz ficou projetada, saiu mais fácil, pois não precisei me esforçar tanto.   


  • Exercício com a língua e os lábios. Fazendo ra, re, ri, ro, ru, roma, rua, rato. Este exercício consiste em tremer os lábios e a língua usando as letras e palavras acima. 
OBS: Estou pensando em fazer um vídeo que mostre como realizo esses exercícios, se conseguir eu posto ;)


Segundo minha fono quando entrei na sala dela minha voz estava difícil de ouvir, não estava projetada, mas ao fazer o primeiro exercício que citei eu senti que a voz mudou, ficou sim mais projetada, mais para "frente" e eu consegui me comunicar com mais leveza. Em meia hora de sessão a minha voz ficou transformada e não só a voz, mas eu também. 

É impressionante como em meia hora ela consegue me fazer sentir melhor, mais confiante, mais leve, mais serena e infinitamente mais FELIZ. A fonoterapia para mim tem sido muito mais do que ver a minha voz se transformando ou melhorando, mas sim, um meio de me transformar, de me fazer melhor, de me sentir melhor, tem sido uma terapia. 

Às vezes me questiono porque não comecei a fonoterapia antes? Tanta coisa teria mudado e tantos traumas seriam evitados ou superados, mas por outro lado, fico pensando que talvez se eu tivesse feito antes, não aprenderia com as coisas ruins da vida, pois estas coisas que me aconteceram, de certa forma, me fortaleceram, mas principalmente, eu não teria conhecido a minha tão amada fono.  

  • A lição que fica com este post é: não questione o que não aconteceu na sua vida e que poderia ter acontecido, mas lembre-se e tenha a certeza de que se não aconteceu é porque mais para frente irá acontecer algo bem melhor que nem você esperava. 

domingo, 6 de julho de 2014

Desespero

Oi, bom dia!

Resolvi nessa manhã de domingo dividir com vocês o meu desespero e angústia.

A rinite chegou de vez e não quer ir embora :(  há dias não consigo dormir, viro de um lado, viro do outro, coloco salsep e nada de desobstruir o nariz. Fico ansiosa, desesperada, mal-humorada e com sono, mas não há nada que me faça dormir.

Liguei para a minha otorrino e fiquei sabendo que ela está de licença a maternidade. Fiquei feliz pelo baby, mas triste porque ficarei sem otorrino o inverno inteiro e com constantes crises que me impedem de dormir.

O pior de tudo é que geralmente meu nariz fica obstruído a noite e no início da manhã, mas hoje está insuperável pois meu nariz segue obstruído do lado esquerdo (onde tenho o desvio de septo). Só consigo pensar que o meu medo me bloqueia e com isso deixo de fazer coisas que realmente são importantes. Como por exemplo, a septoplastia (cirurgia de desvio de septo). Jurei que este ano eu vou fazer, mas até lá meu medo irá falar mais alto.


Alguém aí já fez? Conte a sua experiência, please! Quem sabe assim crio coragem.



Enquanto isso continuo com o nariz obstruído e a procura de um otorrino que salve a minha vida nesse inverno.

OBS: o Salsep que estou usando não está me ajudando a desobstruir o nariz, ele apenas faz com que eu elimine as secreções.

Alguém conhece um otorrinolaringologista em Porto Alegre?  Desde já, agradeço, ou melhor, o meu nariz agradece!

Tenham um bom domingo! E me desculpem, mas eu precisava desabafar ;)

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Dia de fonoterapia!

Olá, estão todos bem?

Hoje foi dia de fonoterapia. Como já contei por aqui faço sessões quinzenais com minha fonoaudióloga durante 30 minutos. Obviamente que eu faço os exercícios sempre que posso em casa. Anyway...

Hoje a fonoterapia foi um pouquinho diferente e isso porque eu fui reclamar que ontem ao ler um texto em voz "alta" na sala de aula me faltava o ar. Ela então ligou o computador e pediu para eu ler o texto de Carlos Drummond de Andrade intitulado "José".

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio – e agora?
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?

Vocês devem estar pensando: "só isso"? ou ainda "o que isso tem a ver com a respiração"? Quando ela pediu para ler, prontamente o fiz, mas não imaginava que seria difícil (ao menos pra mim que tenho vários problemas respiratórios) Um detalhe: Ela pediu para eu ler rápido, respirando só pelo diafragma. Não consegui, no final do primeiro parágrafo eu abri a boca para respirar. Mas sigo tentando, quem sabe um dia eu consigo?
Na próxima sessão ela vai marcar para mim as pausas para respiração. Então daqui a 15 dias conto como foi ;)
Só tenho a certeza de uma coisa nesse momento: Como faz falta ter um nariz decente e uma respiração digna. Inverno, acaba logo. Rinite vai embora!